sábado, 7 de maio de 2011

STF X Democracia.


O STF poderia jogar mais limpo com a sociedade brasileira.
Se alguns julgamentos que caem no colo deles são comprometedores para seus membros, então que se faça logo a transparência.
O STF vem a público e diz que alguns crimes não serão julgados por que haverá conflito de interesses entre as partes. E simplesmente avisa que não vai julgar e pronto.
O que o tribunal não pode fazer é ficar fazendo de conta que está sendo vilgilante com a constituição e na verdade a conversa é outra.
Os crimes do mensalão estão há tres meses da prescrição e até agora ninguém foi julgado ou punido. O ministro relator vive de licença médica e não passa a "bola" para outro que faça o serviço. Mas na verdade ninguém quer esse rojão. Pois se for para julgar esse mensalão alguns serão punidos e é justamente isso que o STF não quer. O mensalão do DEM de Brasilia já teve alguns dos envolvidos presos, no do PT ninguém, absolutamente ninguém foi preso.
Agora julgaram a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Assunto absolutamente irrelevante e sem pressa alguma, mas o "zeloso" tribunal votou com uma rapidez nuncaantesvistonahistóriadestepaís. E o mensalão do PT vai prescrevendo e as punições não acontecem. E o Zé Dirceu vai voltar de cara limpa sem punição alguma e o povo brasileiro vai ficar com cara de babaca.
Esse é o preço que um país paga por ter leis tão corporativas. Os ministros de um tribunal com a importância do STF não poderiam ser indicados aos cargos pelo presidente da república para que não ficassem com os rabos presos. Deveriam ser eleitos pelo voto do povo, ou quando muito, por um colegiado de juízes. 
E por obrigação o candidato deveria vir das insntâncias inferiores da magistratura brasileira. E não cair de paraquedas no tribunal só porque é "cumpanhêro" do presidente. Isso tira a lisura e a legalidade de seus julgamentos. Ao menos moralmente.
Com a indicação do presidente acontece o corporativismo e as leis vão sendo ensaboadas até que prescrevam e os "amigos Del Rey" não são punidos. E tudo fica impune e mal explicado e a constituição vai sendo lida de acordo com os interesses de cada poderoso.
Se não vai julgar o mensalão, ao menos o STF deveria ter a ética de dizer isso em público e pedir para parar o processo e as investigações na PF. Ficaria muito mais barato para o erário e seria muito mais "justo" com a população.
Falta de ética no Brasil é lugar comum, mas corporativismo em um tribunal com o gabarito do STF é o fim da democracia.
DO BLOG O MASCATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário