sábado, 7 de maio de 2011

Bin Laden no Paquistão: “Ou os EUA inventaram essa história, ou nosso governo e os militares estão mentindo”

Por Adriana Carranca, no Estadão:

Autoridades paquistanesas deram um ultimato aos estrangeiros para que saíssem da cidade de Abbottabad até 23h15 de ontem (horário local). Durante todo o dia, os militares tentavam impedir vizinhos da casa onde o terrorista saudita Osama bin Laden foi morto de falar com a imprensa.
Cerca de 40 moradores foram levados pelas forças de segurança para prestar depoimento. As luzes da residência estavam apagadas e a rua, bloqueada por soldados do Exército paquistanês. À noite já não havia mais estrangeiros no local. A ordem de expulsá-los teria sido dada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas paquistanesas, general Ashfaq Parvez Kayani.
Com exceção feita aos muros altos da Academia Militar e outras instalações das Forças Armadas, como o hospital militar, Abbottabad é um vilarejo rural, com pequenos estabelecimentos e vendas que funcionam com geradores a diesel. Em um desses estabelecimentos, Zul Qurwin, de 22 anos, diz ainda esperar por uma prova de que Bin Laden um dia viveu na cidade.
Outro morador, o policial Matik Aman, também duvida que o homem mais procurado do mundo vivesse ali. “Você acredita mesmo que Bin Laden estava escondido nesse fim de mundo?” Segundo ele, a ordem que recebeu é a de livrar-se dos estrangeiros e retomar a rotina da cidade. Ainda de acordo com o policial, as mansões vizinhas da casa onde Bin Laden se escondia são ocupadas por militares de alto escalão.
A rua de terra da casa de Bin Laden começa e termina no mesmo ponto: a Academia Militar do Paquistão. A avenida principal de Abbottabad, que leva até a academia, é bloqueada. O final da rua da casa do terrorista dá nos fundos da Escola do Exército. Ambos os acessos são monitorados por câmeras de segurança.
Reunidos no mercadinho da esquina, como o fazem os homens das cidades de interior no Brasil, moradores repetiam a teoria que, acreditam, explica o episódio da morte de Bin Laden: “Osama mais Obama é igual a drama”. Ou seja, tudo teria sido uma armação. Uma mentira dos Estados Unidos.
Para Niaz Khan, de 30 anos, o saudita pode até ter vivido mesmo ali, mas já estava morto muito antes da operação. “Naquela casa nunca vimos movimento nenhum”, conta. Nascido no bairro, o agricultor aponta sua pequena horta na frente do mercadinho, a uma quadra da casa do líder da Al-Qaeda. “O que esse homem faria aqui?”
Acesso protegido
Abbottabad fica em uma área montanhosa. Para chegar à cidade, é necessário acessar a rodovia principal de Islamabad, a capital do Paquistão. Depois, pega-se uma pequena estrada de mão dupla onde caminhões coloridos, ônibus velhos, carroças e pedestres disputam o asfalto sem acostamento nem sinalização.
A estrada atravessa as pequenas cidades de Hasan Abdel e Haripur, também áreas militares. Até Abbottabad, há três postos de comando do Exército, onde só passa um carro de cada vez.
“Não é possível alguém se esconder aqui, você entende?”, diz Asif, um corretor de imóveis de 33 anos cujo terreno onde fica a casa de Bin Laden tinha sido de seu avô. “Ou os EUA inventaram essa história para aumentar a popularidade do presidente Obama ou nosso governo e militares estão mentindo.” Aqui
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário