quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

la defende a compra do Vassourão de meio bilhão. Da Folha de São Paulo:

DO BLOG DO CEL

O presidente Lula fez ontem uma defesa enfática da compra do Aerodilma, o novo avião que deverá substituir o Aerolula. "Não tem por que não comprar. Acabou aquela bobagem do Aerolula. Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente." A negociação do avião foi revelada pela Folha anteontem. Há duas opções na mesa, que podem custar até mais de R$ 500 milhões, cinco vezes o custo do atual avião do presidente. Lula disse ontem no Maranhão que "o Brasil passa humilhação" porque a autonomia do Aerolula é limitada, impedindo voos sem escala a vários locais. As opções estudadas preveem ida até a Ásia sem as atuais duas paradas.

O presidente confundiu o Aerolula, um moderno Airbus-319 executivo, com o antigo avião presidencial -o Boeing 707 conhecido como Sucatão, que ainda serve à FAB como avião-tanque. "Você deveria perguntar para a imprensa que viajou num Sucatão para saber o que é uma viagem presidencial. O Brasil não pode ser um país grande do jeito que é, e ter um comportamento humilhante muitas vezes lá fora", disse. Lula quer fechar o negócio para evitar desgaste da presidente eleita, Dilma Rousseff, no episódio. Ela não se manifestou sobre a compra, mas sua equipe econômica adotou discurso da necessidade de corte de gastos. Não há verba orçamentária, mas o financiamento é de longo prazo e depende da aprovação de um projeto pelo Congresso.

O presidente indicou que a escolha pode recair na compra de dois novos aviões de transporte e reabastecimento aéreo. Um deles viria com uma área VIP, e seria usado em voos intercontinentais. O consórcio europeu EADS já ofertou à FAB o Airbus-A330MRTT, um avião pelo qual a Austrália pagou R$ 516 milhões em 2008. Esse modelo poderia demorar até três anos para chegar, tempo que pode ser reduzido se forem oferecidos os aviões feitos para avaliação numa concorrência para aviões-tanques da Força Aérea americana. Esses dois A330 estão estocados. Outra opção em estudo é a compra direta de um Airbus-A340 executivo, um avião que pode custar até R$ 465 milhões em sua versão comercial mais cara. A vantagem é a entrega mais rápida, entre 12 e 18 meses, em média, se o aparelho for novo. Usado, viria mais rapidamente e mais barato. Na FAB, a torcida é que a escolha seja pelos aviões-tanque. Seja como for, se o Planalto decidir pelo A340, a compra dos aviões-tanque também deverá ocorrer.
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Quantas viagens Dilma fará à Asia? Meia dúzia? Cada viagem destas vai custar o quê? R$ 80 milhões? Por que o governo não aluga um avião para estes casos, como fazem os principais governos do mundo com as suas companhias aéreas? Se fizer um charter com empresários e jornalistas, sai de graça. Quando o Aerolula foi comprado, havia cálculos de que ele estaria pago em onze anos. Que ele teria mais autonomia. Agora, cinco anos depois, nada mais vale. Como no Brasil não existe mais imprensa investigativa e nem oposição que mereça este nome, não apareceu ninguém para oferecer, tecnicamente, uma alternativa de menor custo. Querem aí uma boa matéria ou um bom discurso no Senado? Vejam quantas viagens Lula fez em que precisou escalas, neste cinco anos. Vejam quanto custa alugar um avião para ir ao Japão sem escalas. Façam as contas e apresentem ao país.

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