sexta-feira, 5 de julho de 2019

200 milhões de trouxas até quando?

sexta-feira, 5 de julho de 2019


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal
“Nós somos 200 milhões de trouxas, explorados por duas empreiteiras, quatro bancos, seis distribuidoras de gás, uma produtora de petróleo”. Definição cruel e sincera do Super Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante um evento da XP Investimentos. Batizado de “Expert”, o encontro reúne, até sábado, em São Paulo, a fina flor do rentismo tupiniquim. O Brasil que Guedes critica precisa evoluir, com urgência, do regime Capimunista Corrupto para o Capitalismo Democrático. Difícil? Porém, possível...
Apesar da mistura contraditória de mentalidade liberal com prática libertina dos nossos “deuses” do mercado, a vontade impositiva dos investidores e as oportunidades reais de negócios tendem a forçar o movimento produtivo, gerador de lucro, renda, emprego e consumo. Os juros rais terão de baixar. Os bancos serão obrigados a ceder. As cooperativas de crédito e fintechs ganharão mais protagonismo e espaço. Quem precisa de crédito produtivo, sem extorsão, será atendido e beneficiado. Temos chance de ver outro País, em curto e médio prazos.
O roteiro está escrito. A bolsa sobe, o dólar cai, os deuses mercadológicos ficam excitados... Tudo graças à vitória por 36 a 13 na Comissão Especial da Reforma da Previdência. Este foi o sinal divino de que a “prioridade” vai passar no Congresso Nacional. Não importa se estenderá ou não regras especiais das forçar armadas para as forças auxiliares, policiais federais, agentes penitenciários e socioeducativos – cujo lobby seduziu, perigosamente, o Presidente Jair Bolsonaro.
Se tudo correr bem para o lado do Capitalismo Democrático, os 200 milhões de trouxas podem ter um futuro bem mais digno, produtivo e próspero. Paulo Guedes ficou tão empolgado ontem que avisou que mandará para a Câmara a proposta da reforma tributária e para o Senado a sugestão de Pacto Federativo. Os políticos, eleitos pelo povo, terão a responsabilidade de cuidar, de verdade, do orçamento e da racionalidade dos meios de arrecadação.
Corretamente, Guedes fala de “trabalho de colaboração com o Congresso”. Guedes joga a bola para deputados e senadores, no momento em que o Legislativo tenta tomar do Executivo o protagonismo da agenda econômica. Guedes aposta na reindustrialização do Brasil, através do que chama de “choque de energia barata”. Para isso, Guedes não diz abertamente, mas os governadores sentirão a pressão máxima dos investidores e empreendedores.
Paulo Guedes advertiu que “temos dois anos para simplificarm eliminar e reduzir impostos”. Também repetiu que, assim que for aprovada a reforma da Previdência, de preferência “antes das férias”, o governo vai “ensaiar” as privatizações. Resumindo: está aberta a temporada de apoio, compreensão e muita, mas muita porrada nos bastidores da política e da economia.
Tomara que Bruzundanga deixe, depressa, de ser a mesma... Temos de superar a desgovernança do Crime Institucionalizado... Temos de superar o atraso do Brasil em relação aos demais países ditos “em desenvolvimento”... Temos de avançar politicamente, com Voto Distrital, recall, candidatos independentes de partidos e evolução até uma Constituição adequada ao futuro Capitalismo Democrático...
No mais, enquanto isso não acontece, vamos torcer para a Seleção da empresa CBF passar pelo Peru... O palmeirense Bolsonaro já convidou o botafoguense Rodrigo Maia para assistir à final da Copa América, domingo, 17 horas, no Maracanã. Já o flamenguista Paulo Guedes (que vive batendo canela com o tal “Botafogo”) e eu (rubro-negro) também imploraremos para Jesus (o técnico português) salvar o Flamengo, no retorno do Brasileirão...
Deus há de nos atender em nossas súplicas e desejos ludopédicos... Até porque nós, os trouxas, temos crédito para invocar milagres... Ou será que seremos obrigados a pedir uma grana emprestada ao Presodentro $talinácio – definitivamente arrasado pela carta-bomba do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, que confirmou o pagamento de propina ao acara mais “onesto” do Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário