segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Eike volta ao Brasil encurralado pela aplicação firme da lei

Eike Batista decidiu voltar ao país para “passar as coisas a limpo”. A decisão dele é reflexo de uma transformação grande do Brasil. O empresário teve que retornar ao país porque a aplicação da lei por aqui ganhou força. Eike ficaria encurralado se continuasse com a tentativa de se esconder.
Os americanos usam a expressão "enforcement" para explicar a disposição de uma sociedade impor a todos o cumprimento da lei. É o que o Brasil está vendo agora. Eike, que estava foragido no exterior, tinha recursos, contatos e um passaporte alemão. Mas resolveu embarcar de volta e prestar contas. Os envolvidos em crimes estão dispostos a entregar informações porque entenderam que o país está sob império da lei.
O Brasil passa por um processo de transformação. A Operação Eficiência, que decretou a prisão de Eike, contou com a delação de dois doleiros de Sérgio Cabral. Eles falaram sobre o repasse de US$ 16,5 milhões feito pelo empresário ao ex-governador do Rio. Os irmãos Renato e Marcelo Chebar passaram 13 anos ajudando o político a esconder e a lavar cerca de US$ 100 milhões em recursos ilícitos, e decidiram agora contar o que conhecem. Eles sempre souberam que o que faziam era errado. A novidade é que eles se sentem encurralados.
Essa mudança institucional não é trabalho de um homem só nem está restrita à Curitiba, a origem da Operação Lava-Jato. O mandado contra Eike veio de um juiz federal do Rio, o Marcelo Bretas. Ele se baseia em apurações do MPF, Receita Federal e a PF que atuam no Rio. Brasília está acompanhando esse trabalho.
É importante que o país se dê conta desse avanço. As descobertas feitas sobre a corrupção escandalizam, mas sempre é melhor saber como a relação entre governos e empresas estava sendo feita no Brasil.  por Míriam Leitão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário