Manterei este post no alto da homepage durante todo o dia. As atualizações estarão sempre abaixo dele.
Vamos
lá. O cantor e compositor Lobão, também colunista da VEJA, é um dos
nove “malditos” que foram parar na lista negra do PT, assinada por
Alberto Cantalice, vice-presidente do partido, divulgada no site oficial
da legenda e propagada pelos blogs sujos, financiados por estatais. É a
verticalização da infâmia, que os fascistoides costumam promover quando
chegam ao poder: o estado, o partido e as milícias atuam como ordem
unida. Só para lembrar: os outros oito da lista somos eu, Augusto Nunes,
Diogo Mainardi, Demétrio Magnoli, Arnaldo Jabor, Guilherme Fiuza,
Marcelo Madureira e Danilo Gentilli. Essa é apenas a fornada inicial do
nacional-socialismo petista. Se o partido vencer a eleição, certamente a
lista será ampliada. A “Repórteres Sem Fronteiras”, a mais importante
entidade internacional de defesa da independência jornalística,
expressou o seu repúdio. Janio de Freitas, por sua vez, preferiu
repudiar a… “Repórteres Sem Fronteiras”. Entenderam?
Adiante!
Lobão fez uma música retratando, digamos assim, a alma profunda dos
“companheiros” e evidenciando o espírito destes tempos. Chama-se “A
Marcha dos Infames”. Ouçam e divulguem. Na sequência, publico a letra e
um breve comentário a respeito.
Aqueles que não são
E que jamais serão
Abusam do Poder,
Demência e obsessão.
Insistem em atacar
Com as chagas abertas do rancor,
E aos incautos fazer crer
Que seu ódio no peito é amor
Tanto martírio em vão,
Estupro da nação,
Até quando esse sonho ruim,
esse pesadelo sem fim?
Apedrejando irmãos
E os que não são iguais,
A destruição é a fé,
E a morte e a vida, banais.
E um céu sem esperança,
A Infâmia cobriu,
Com o manto da ignorância,
O desastre que nos pariu.
E o sangue dos ladrões
De outros carnavais
Na veia de vilões,
tratados como heróis.
E até quando ouvir
Cretinos e boçais
Mentir, mentir, mentir,
Eternamente mentir?
Mas o dia chegará
Em que o chão da Pátria irá tremer,
E o que não é não mais será
Em nome do povo, o Poder.
Retomo
Adequando o comentário a estes dias, gol de placa de Lobão, na letra e na melodia! Reparem que o autor recorre a uma marcha propriamente, de caráter marcial mesmo, evidenciando o espírito da soldadesca sem uniforme do petismo — afinal, essa gente é uniformizada por dentro, não é mesmo?
Adequando o comentário a estes dias, gol de placa de Lobão, na letra e na melodia! Reparem que o autor recorre a uma marcha propriamente, de caráter marcial mesmo, evidenciando o espírito da soldadesca sem uniforme do petismo — afinal, essa gente é uniformizada por dentro, não é mesmo?
Na letra —
que, é claro!, faz uma denúncia da maior gravidade —, Lobão apela a um
tom a um só tempo grandiloquente e meio farsesco, como a evidenciar a
truculência cafona e vigarista dos fascistoides de plantão.
Há dois trechos que chamam particularmente a minha atenção:
E o sangue dos ladrões
De outros carnavais
Na veia de vilões,
tratados como heróis.
Na mosca! O poder, hoje, no Brasil mistura o sangue do velho patriomonialismo — que forjou ao menos uns dois séculos de atraso — com o do novo patrimonialismo, que pretende liderar o atraso dos séculos vindouros. E gosto particularmente da última estrofe:
Mas o dia chegará
Em que o chão da Pátria irá tremer,
E O-QUE-NÃO-É não mais será
Em nome do povo, o Poder.
E o sangue dos ladrões
De outros carnavais
Na veia de vilões,
tratados como heróis.
Na mosca! O poder, hoje, no Brasil mistura o sangue do velho patriomonialismo — que forjou ao menos uns dois séculos de atraso — com o do novo patrimonialismo, que pretende liderar o atraso dos séculos vindouros. E gosto particularmente da última estrofe:
Mas o dia chegará
Em que o chão da Pátria irá tremer,
E O-QUE-NÃO-É não mais será
Em nome do povo, o Poder.
Tomei a
liberdade de escrever em maiúsculas e usando hífen “O-QUE-NÃO-É”. É
preciso que se entendam essas palavras como uma unidade semântica para
que se perceba o seu caráter de sujeito do verbo “será”. “O-QUE-NÃO-É”
dispensa predicativos; trata-se do falso, do engodo, da trapaça
histórica, da vigarice, da mentira em si.
Divulguem
por todos os meios a música de Lobão. Aí está o retrato de uma era. É
uma canção de protesto destes tempos. Afinal, os “protestadores” de
carteirinha do passado — Chico & Seus Miquinhos Amestrados” — estão
calados diante de listas negras. Eles criavam metáforas contra a
ditadura militar no passado não porque fossem, por princípio, contra
ditaduras e perseguições. Opunham-se àquela ditadura em particular, mas
não a outras. E julgavam que o regime não podia perseguir “as pessoas
erradas”. Quando persegue “as certas”, tudo bem!
Não por
acaso, nunca se opuseram a ditadura cubana. No fim das contas, foi Cuba
que os pariu. A música de Lobão expõe farsantes do presente e do
passado.
Por Reinaldo Azevedo-Rev Veja
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