domingo, 14 de outubro de 2012

Aécio: Por não ser quente nem frio...

Números revelam queda da força do 'aecismo'

DO PORTAL MINAS 247
Apesar de ter vencido as eleições em Belo Horizonte, onde apoiou o candidato a reeleição Marcio Lacerda (PSB), vitorioso no primeiro turno, o senador tucano Aécio Neves foi derrotado no Estado nessas últimas eleições. Números indicam que seu partido, o PSDB perdeu força em Minas Gerais: das dez maiores cidades mineiras, que concentram 30% da população e 45% do PIB do Estado, os tucanos venceram apenas na capital e em Betim, tendo encolhido em todo o resto.
Segundo o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Fabiano Angélico, a eleição demonstrou que "o aecismo está em declínio". De acordo com Fabiano, não será preciso aguardar o resultado do segundo turno para dimensionar o poder do PSDB e aliados nas maiores cidades do Estado. "Eles estão fora das quatro disputas que ocorrerão no final deste mês", diz o pesquisador. Os aecistas governarão uma população de 2,7 milhões – mais uma vez considerando as dez maiores cidades – enquanto os não aecistas estarão na governança de 3,2 milhões de pessoas.
Nem na terra natal
Curiosamente, o tucano não obteve bons resultados sequer na cidade de São João Del Rei – terra natal de sua família e de seu avô, Tancredo Neves. Pela primeira vez na história, o município a 180 quilômetros da capital mineira será administrado pelo PT. Eleito com 56,39% dos votos válidos, o petista professor Helvécio Luiz Reis obteve derrotou o peemedebista Nivaldo Andrade, que tentava a reeleição com o apoio entusiástico de Aécio Neves. - DO MEU ARARIPE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário