MENTIRA
“Nosso projeto é o que combate a corrupção e prende inclusive companheiros que se meteram em corrupção”. (Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à reeleição, em Guarulhos, 10/10/2006.)A VERDADE
Entrou ano, saiu ano e, como se sabe, Lula, o eterno falastrão, deixou passar várias oportunidades para fazer valer o que disse na busca pela reeleição e também na campanha para eleger sua sucessora.
A expectativa agora é de como o ex reagirá diante das denúncias sobre suposto esquema de corrupção e mensalinho na Prefeitura de Campinas (SP), que envolve até o vice-prefeito Demétrio Vilagra, do PT, atualmente na Espanha e com prisão preventiva decretada.
E o caso poderá ficar ainda mais complicado para o lado do ex. Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revela que o empresário-amigo de Lula, José Carlos Bumlai, anfitrião do ex, petista em momentos de lazer, é um dos focos da investigação sobre o esquema que envolveria a Sanasa, empresa responsável pelo planejamento, execução e operação de serviços de água e esgoto da cidade.
No relatório do Gaeco, Bumlai é apontado como elo da empreiteira Constran com diretores da Sanasa. E, diz o jornal, que o pecuarista Bumlai teria a intenção de negociar delação premiada para proteger Lula do escândalo. A delação premiada não ocorreu. Segundo o relatório, “informações apontam que a participação de Bumlai no esquema investigado extrapola a simples representação dos interesses da Constran” com a Sanasa.
Além dessas ligações diretas com Bumlai e Vilagra, Lula é próximo também do prefeito Hélio de Oliveira Santos, cuja mulher, Rosely Nassim, primeira-dama e chefe de gabinete do marido, é apontada como chefe do esquema e só não está presa graças a um habeas corpus. (Leia aqui o cronograma do caso de corrupção em Campinas.)
Os petistas, incluindo Lula, adotam a velha prática do partido e estão tentando abafar o escândalo. O ex também está quieto, não apareceu para mostrar a “cobra morta”. Já os brasileiros de bem esperam que tudo não acabe numa grande enrolação, como tem sido o caso do Mensalão. E outros.
DO B. COM.GENTE QUE MENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário