sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

600, 560, 545 merrecas... quem deu menas ?


Meu artigo publicado em 18/2, na Página “Opinião” do Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo www.dcomercio.com.br “home” do Museu da Corrupção, que exibe “respeitáveis” momentos da história recente do nosso país. Escrevo desanimado com o Congresso que elegemos e com a democracia que temos. (NF).


600, 560, 545 merrecas... quem deu menas ?
Neil o máximo do mínimo Ferreira
Tiririca estreou como deputado federal, PR/SP, na votação do salário mínimo. Mostrou que colou o gabarito no vestibulinho em que foi considerado alfabetizado e apto a exercer o mandato que lhe foi dado por Um Milhão e Trezentos e Cinquenta Mil tiriricas, que votam no Estado de São Paulo.
Base do governo, seu partido, o PR, é o partido do Waldemar Costa Neto, o “Boy”, que espertamente descobriu e lançou o Tiririca e se elegeu com as sobras da votação gigantesca que ele recebeu.
Bem antes, na eleição de 2002, o “Boy” foi o cara que espertamente vendeu o seu partido, esqueci qual, por Dez Milhões de Reais para o Zé Dirceu, que exigiu e levou de lambuja o ex-vice dos dois mandatos do Cara, o José Coteminas Alencar, na época um empresário respeitável, destinado a dar equilíbrio à imagem de radicalismo incendiário do ex-metalúrgico você sabe quem.
O delegado (ou ex, não sei) federal “comunista” Protógenes Queiroz, PC do B/SP, também se elegeu com as sobras do Tiririca. Genoíno, outro incapaz de se eleger por meios próprios, é suplente, vai bicar na boquinha do excesso de votos do Tiririca também.
Na votação do mínimo, Tiririca não soube distinguir o “Sim” do “Não” e apertou o botão do “Sim” para o mínimo de 600 Reais, proposto pela oposição, contrariando o firme comando do Poste, que na véspera dera um soco na mesa, pelo menos foi o que deduzi das manchetes dos jornais, quando “fechou a questão” e exigiu a aprovação do mínimo minimorum de 545 merrecas.
A oposição apresentou estudos que provaram a viabilidade de 600 Reais, desde que o governo abrisse mãos de gastos supérfluos com absurdas boquinhas da cumpanherada. As centrais sindicais “exigiam” 560 merreis, o Paulinho da Farsa, lembram quem é, aquele dos 300 Milhões do BNDES, chegou a ir para a Avenida Paulista prejudicar o já horrivel trânsito de São Paulo, como se o povo de São Paulo tivesse algo a ver com a votação do mínimo.
O ponto era o seguinte: os legítimos “representantes do povo”, nenhum foi nomeado, nenhum é “biônico”, todos foram eleitos com votos nominais livres e diretos, que se deram a si próprios, repito para ênfase, que deram para eles mesmos, um aumento de 61,8% para escândalo e vergonha do país inteiro, estavam ali reunidos para votar se o mínimo seria de 600 Reais, 560 merreis ou 545 merrecas, estas 545 merrecas impostas pelo poder eleito sob o comando de um ex-sindicalista, que fez carreira em greves que exigiam aumentos de salário.
(Mudou o lado do balcão, mudou a cabeça, é ou não é ?).
Os bufunfeiros que se deram 61,8% agora lutavam e se articulavam corajosamente para fazer o povão engolir 6,9% -- isso mesmo, 6,9%, pela primeira vez em uns 20 anos o mínimo não teria ganho real.
Não teve, como todos estamos José Serra (carecas) de saber.
O Poste ameaçou os partidos da base: “sem voto não tem cargos no 2º escalão do governo”. A caneta falou mais alto, PT, PMDB et caterva votaram em bloco. O mínimo minimorum ganhou com o máximo maximorum possivel de votos. Só faltou os votantes levantarem os braços, e, punhos fechados, cantarem o “Virundum” em comemoração à vitória.
Cara, quem viu pela tv os deputados de ex-querda defenderem a fome do povão e ganharem a votação, teve ânsia, eu tive. “Aquilo” é um dos Poderes da nação, o Legislativo legislando, “aquilo” é o nosso parlamento (para lamentar, desculpe a construção infame), “aquilo” é a democracia que temos. Mas será a que queremos ? Quase 44 milhões de nós votaram contra “isso que está aí”, mas permitimos a formação desse Parlamento.
Sorry, mas recuso minha parcela de culpa. O presidente em quem votei falava em mínimo de 600 Reais, o partido do meu deputado federal apresentou e defendeu o mínimo de 600 Reais.
Os popu-lullistas apareceram com as 545 merrecas e ganharam, como encaram seus eleitores ? Tenho uma pista. Reparto com você.
Há uma foto do ano 2..000 circulando na Internet, que mostra a bancada do PT rindo irônicamente e fazendo com o indicador pertinho do polegar o gesto de “pouquinho” para um aumento do mínimo do FHC, de 19,2%. Repito de novo, 19,2% de aumento do mínimo era ridicularizado como “pouquinho”.
Na foto, sem muito esforço, dá para identificar o mermão Paloffi, Marcadante, Berzoini já bem barrigudão, há muitos outros – os mesmos que deram a cara, a coragem e o sangue pelo aumento de 6,9%.
Continuam rindo com ironia, aposto.
545 merrecas, um aviso para você aí que desconta INSS pelo máximo, Dez Mínimos, e vai acabar se aposentando com Dois Mínimos Minimoruns.
POVO BRASILEIRO, AGORA A PREÇO DE LIQUIDAÇÃO.
--
Neil Ferreira
Eu não votei no Poste

DO BLOG LILICARABINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário