segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O DESESPERO DA IGNORÂNCIA

:: REINALDO AZEVEDO
            Universitários da UNIRIO, universitários do Brasil, brasileiros, começo este post com a narrativa de um assassinato:
            “Acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado esquerdo do crânio, com o orifício de saída no (lobo) temporal direito. Ele arquejou um pouco e estava morto. Ao tratar de retirar seus pertences, não consegui soltar o relógio”...
            Essa verdadeira peça de poesia homicida foi produzida por ‘Che’ Guevara — aquele que detestava banhos e a vida humana, capaz de matar um “companheiro” que pegara um pedaço de pão sem autorização e que achava que o ser humano tem de aprender a odiar para se converter numa “fria máquina de matar”.
            O que vai acima é trecho de seu diário. Como se nota, além de assassino, é ladrão! Foi o criador do primeiro campo de concentração na América Latina, ainda em 1960. Quem testemunhou seus métodos não foi nenhum reacionário, não, mas Régis Debray, que conta os detalhes de seu temperamento sórdido em Loués Soient Nos Seigneurs”.
            Por que este breve relato? Che Guevara é a personagem que ilustra uma página de uma turma chamada “Coletivo Vamos à Luta”, que atua também na UNIRIO, e que decidiu escrever um texto me atacando e acusando a chapa “UNIRIO LIVRE” de ser títere deste pobre jornalista. Eu nem conheço a moçada. Nunca falei com ninguém de lá!
            O “Coletivo Vamos à Luta” pertence ao PSOL, aquele partido em que nem a Heloísa Helena conseguiu ficar!
ESTUDANTES QUE ESTUDAM E QUEREM CONTINUAR ESTUDANDO ESTÃO ACORDANDO
            A EXTREMA ESQUERDA, QUE SEQÜESTRA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS ESTÁ EM PÂNICO. Os estudantes que estudam estão começando a reagir.
            Na USP, os fascistas deram um golpe e prorrogaram o próprio mandato, cassando as eleições. É que iriam perder a eleição para a chapa “Reação”. Então os generais do PSOL, do PSTU, do PCdoB, do PT, da LER-QI e de outras minoridades decretaram o AI-5 uspiano, cassando o direito ao voto de 89 mil estudantes.
            Estão bravos comigo porque estou noticiando a existência de alternativas. A propósito: a direção do DCE da USP está com o PSOL, a mesma turma do manifesto de agora. Para os extremistas do sucrilho e do toddynho, tudo estava no seu devido lugar. O DCE era deles e pronto! Tratava-se de uma disputa entre primos que não se entendem muito bem. Estão divididos em vários partidos. Geralmente, a razão da dissensão está na Rússia revolucionária!
            O que isso tem a ver com a sua vida real, estudante que estuda? Nada!
            Bastou que eu desse aqui a simples notícia de QUE EXISTE UMA CHAPA QUE NÃO É DE ESQUERDA DISPUTANDO O DCE DA UNIRIO e pronto! Virei alvo dos “bolcheviques” de Ipanema, Copacabana e Leblon! Em São Paulo, os “revolucionários” costumam morar no Alto de Pinheiros, Butantã, Pacaembu… Pobreza de verdade, eles desconhecem. São antes agentes da folclorização da miséria para alimentar a sua culpada pureza revolucionária!
Vamos nos divertir
            Quero me divertir um pouco — no post abaixo, revelo por que essa gente odeia os alunos de verdade! — comentando alguns trechos do “Manifesto Anti-Reinaldo Azevedo”. Seguem em vermelho. Divirto-me (e divertimo-nos) em azul.
            A revista Veja está em campanha apoiando chapas nas entidades estudantis por todo país. Seu cabo eleitoral é Reinaldo Azevedo, aquele que passou de ex-líder estudantil de esquerda ao mais reacionário articulista da direitopatia tupiniquim. Na UNIRIO apoiam a chapa “UNIRIO LIVRE”, de oposição a atual gestão de esquerda do DCE (leia em http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/tambem-a-unirio-pode-se-libertar-dos-seus-sequestradores/).
            Um comunista mentir não é inédito. A VEJA, que eu saiba, não apoia ninguém. Quem decidiu jogar luzes sobre essas disputas fui eu. Essa gente se toma como medida de todas as coisas.
            Como todos ali são paus mandados de partidos e seitas de extrema esquerda, entendem que não pode haver independência em lugar nenhum. Mas eu gostei mesmo foi de vê-los empregando o termo “direitopatia”. Isso quer dizer que eles já estão me copiando, já que o termo “esquerdopatia”, assim como “petralha”, se espalha blogosfera afora. Aliás, para minha satisfação, “petralha” já foi até dicionarizado.
            Os não-esquerdistas da “Aliança Pela Liberdade” venceram a eleição na Universidade de Brasília. Eu nunca havia escrito sobre eles. O que fiz foi aplaudir a sua vitória. E noticiei a existência da chapa “Reação” na USP e da “UNIRIO LIVRE”.
            Também a grande imprensa está coalhada de esquerdistas, como todos sabem. Essas chapas formadas por “alunos que estudam” costumam ser maltratadas por repórteres, que, muitas vezes, eram invasores de reitoria até anteontem. Eu sei de um caso escandaloso de uma moça que migrou da reitoria para a redação…
            O que fiz foi tratá-las com dignidade. Só isso! E VEIO O PÂNICO. As esquerdas se uniram na USP para dar um golpe e, segundo percebo, estão se borrando de medo na UNIRIO. Atenção para o que vem agora.
            Nos últimos meses, Reinaldo Azevedo se detém sobre a situação das universidades e eleições estudantis. Trata de unir as chapas yuppies em um único movimento, visando sua articulação orgânica nacional. Por isso, saúda com um estridente Anauê integralista as chapas de direita que disputaram a UFRGS, ganharam o DCE da UnB e os Reacionários da USP. Azevedo sabe da importância de organizar esse movimento nacional que dispute DCE’s e grêmios estudantis, tirando-lhes das mãos da esquerda que enfrenta o governo Lula e Dilma, também não se curva ao PSDB/DEM.
            Não! Venho escrevendo a respeito nos últimos dias, notadamente depois que uma súcia de fascistas encapuzados invadiu a reitoria da USP.
            “Chapas yuppies”?! Santo Deus! Não é de estranhar que a vanguarda revolucionária do século 19 ainda tenha alguns inimigos do fim do século 20… “Articulação orgânica”? Esses pobres coitados intelectuais usam termos de esquerda cujo significado desconhecem. O “anauê” era a saudação integralista, do fascismo verde-amarelo, que era antiliberal, nacionalista e, no limite, anticapitalista, como todo fascismo.
            Ora, se eu sou, como acusam, um “neoliberal”, então não posso ser nacionalista; por neoliberal, também não posso ser anticapitalista. O que eu posso fazer para o bem desses rapazes e moças (provavelmente, nem tão “rapazes” nem tão “moças”, já que são profissionais de causas…)? Sugerir que vão estudar história. E – pelo amor de Deus! – estudem um pouco de gramática. Participei, sim, do movimento estudantil. Mas não era ANALFABETO FUNCIONAL DE TERCEIRO GRAU.
            Leiam isto:
            “Azevedo sabe da importância de organizar esse movimento nacional que dispute DCE’s e grêmios estudantis, tirando-lhes das mãos da esquerda que enfrenta o governo Lula e Dilma, também não se curvar ao PSDB/DEM”.
            Que língua é essa, Jesus Cristo? O certo é “tirando-OS das mãos da esquerda”. A propósito: qual é o sujeito daquele anacoluto “também não se curva ao PSDB/DEM”?
            VÃO ESTUDAR! VÃO LER! VÃO SE INSTRUIR! VOTEM VOCÊS TAMBÉM NA “UNIRIO LIVRE”! LIBERTEM-SE DA TEIA DA IGNORÂNCIA!
            Em seguida, os bravos analfabetos do Coletivo de Esquerda demonstram que entendem da realidade e que entendem de gramática. Acusam-me de ser um perigoso agente de multinacionais interessadas na privatização da educação. UAU!
            Um intelectual petista energúmeno (desculpem-me o pleonasmo) já me acusou de ser agente da CIA. Outros tantos dizem que sou ligado ao serviço secreto de Israel (!). É tudo tão secreto que nem eu sabia de nada disso! Agora, os partidários do assassino fedorento do ‘Che’ descobriram que estou querendo privatizar a universidade pública. E os meus “operadores” seriam as chapas não-esquerdistas.
            Esses tontos me acusam, no fundo, de ser uma INTERFERÊNCIA EXTERNA NA UNIVERSIDADE.
            Eu? Não mesmo!
            EU APOIO OS ESTUDANTES QUE ESTUDAM!
            - Interferência externa é ser membro do PSOL e tentar submeter alunos e professores às escolhas do PSOL!
            - Interferência externa é ser membro do PSTU e tentar submeter alunos e professores às escolhas do PSTU!
            - Interferência externa é ser membro do PT e tentar submeter alunos e professores às escolhas do PT!
            - Interferência externa é ser membro do PCdoB e tentar submeter alunos e professores às escolhas do PCdoB!
            - Interferência externa é ser membro do PCO e tentar submeter alunos e professores às escolhas do PCO!
            - Interferência externa é ser membro da LER-QI e tentar submeter alunos e professores às escolhas da LER-QI!
            Eu defendo que as entidades estudantis sejam dirigidas por estudantes interessados nos problemas dos… Estudantes!
            Como sou esquisito, não?!
            Agora prestem atenção a esse momento quase poético do manifesto:
            “Os defensores do atraso teimam em afirmar a atuação do individuo isolado, desejam negar a existência da luta classes e das mobilizações coletivas. Mas as praças do mundo são um espectro que atormenta o irracionalismo deles: milhares e milhares lotando Tahir, Puerta del Sol ou Wall Street; greves gerais escritas em Grego, Italiano, Inglês e Português. Em todos os cantos surgem indignados que estão de saco cheio de gente como Reinaldo Azevedo e os mercados que ele tanto defende. São as maiorias ex-silenciosas que tomaram as ruas em todos os continentes, questionado o sistema capitalista e procurando uma alternativa. E, que nos desculpem os jovens integralistas da Veja, isso tende a continuar. Aliás, Amanhã vai ser maior”.
            Uiuiui… Que medo! Associar os eventos no mundo árabe aos protestos dos esquisitos de Wall Street é, que me desculpem eles, coisa de delinquentes intelectuais, que não entenderam o que se passa nem de um lado nem de outro. Há três dias, a Praça Tahir voltou a ficar lotada. Era uma convocação feita pela Irmandade Muçulmana. Se e quando ela chegar ao poder, os primeiros que vão para a forca são os comunistas cretinos, como os que escrevem essa bobeirada.
            Vejam o que aconteceu com a revolução islâmica no Irã. Não, bestalhões! Os que não estão pedindo teocracia nos países árabes estão justamente pedindo… capitalismo, democracia e sociedade de consumo!
            Tudo o que vocês odeiam. Eu sou pessimista. Acho que, no médio prazo, os pró-Ocidente perderão, infelizmente, a luta para os religiosos. Queridos amigos me dizem que estou errado. Tomara!
            Quanto a Wall Street e aos protestos em outros países da Europa… Quem ali está pedindo socialismo? Onde estão os movimentos de “greve geral”? Que diabo vocês andam tomando no café da manhã, além de sucrilho e toddynho?
            “Indignados com o saco cheio de Reinaldo Azevedo”? Bem, esses devem existir mesmo, né? Se eu fosse meu adversário ideológico, também não gostaria de mim…
            O que me pergunto é por que vocês estão com tanto medo. Se vocês são tão queridos PELO CONJUNTO DOS ESTUDANTES — e não apenas pela meia-dúzia de sectários que têm o mesmo delírio —, por que o receio?
            A alternativa ao capitalismo já foi testada, seus tontos! Matou 25 milhões na URSS, 70 milhões da China, 3 milhões no Camboja…
            “Ah, mas desta vez será diferente”... Ainda que fosse possível e que o movimento de vocês tivesse futuro, a gente nota como será diferente, não é mesmo?
            Vocês são incapazes de tolerar uma única chapa não-esquerdista! Ficam logo enxergando conspirações. É o caminho aberto para o assassinato de adversários. Ora, já que são maus e conspiradores, que sejam eliminados! E isso nos devolve àquele trecho do herói de vocês, relatando como atirou na têmpora de alguém que já havia sido rendido e ainda lhe roubou os pertences.
            Encerram o texto assim:
            “Apesar de toda gritaria histérica e inútil de Reinaldo Azevedo, seguiremos na luta. Somos os 99%. Os nossos sonhos não cabem na Veja. Ela não sequestrará nossa indignação”.
            Nossa! Como eles são cheios de moral e indignação! São os 99%??? Não sejam ridículos!
            - Se são 99%, tenham a coragem de fazer assembleias realmente democráticas;
            - se são 99%, tenham a coragem de ouvir o que pensa a maioria silenciosa;
            - se são 99%, tenham a coragem de instituir um sistema de tomada de decisão em que cada aluno valha um voto! Mas isso vocês não farão porque são covardes!
            99%, é???
            Plínio de Arruda Sampaio, o candidato da turma do Coletivo de Esquerda, teve 0,87% dos votos nas eleições presidenciais! O PSOL pode achar que está bom, né? Afinal, ele ficou em quarto lugar! Esse é o seu real tamanho!
            Eu estou me divertindo muito com tudo isso. Ao condenar os fascistas encapuzados da USP e seus métodos truculentos e ao simplesmente informar que existe uma chapa de não-esquerdistas disputando o DCE da UNIRIO, não sabia que provocaria tamanho desespero.
            Na USP, as esquerdas se uniram e deram um golpe; na UnB, fui atacado pelos derrotados na solenidade de posse da chapa vencedora; na UNIRIO, virei personagem de uma teoria conspiratória que me dá uma importância no movimento de libertação que obviamente não tenho.
            Eu sei que é bastante difícil desalojar esses partidos que aparelham as universidades. Mas os vitoriosos da UnB demonstram que isso é possível! Eles, sim, são os verdadeiros heróis do que pode vir a ser um movimento: o movimento dos estudantes que estudam!
            Libertem-se, estudantes do Brasil!
            Libertem-se, estudantes da Unirio!
            Por uma “UNIRIO LIVRE”!!!
Por Reinaldo Azevedo
“A FÉ NECESSITA DE SILÊNCIO. O ÓDIO E O TERROR DE BARULHO” - GEN TORRES DE MELO - GRUPO GUARARAPES
Recebido por e-mail de  Francisco Vianna
DO UPEC

CARTA ABERTA QUE CIRCULA PELAS REDES SOCIAIS PEDE A MARCOS VALÉRIO QUE CONTE TUDO O QUE SABE SOBRE O MENSALÃO!

Com o prosseguimento titubeante do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a indignação de uma expressiva parcela do povo brasileiro que clama por justiça e punição dos culpados do maior escândalo da história da República, faz surgir forte reação nas redes sociais.
Um leitor anônimo postou aqui no blog um comentário no post relativo ao julgamento do mensalão desta segunda-feira, sob sob o título de "Carta Aberta a Marcos Valério". Alude ao fato de que Marcos Valério, o operador do mensalão, segundo a denúncia formulada pela Procuradoria Geral da República, poderia ser um dos poucos réus condenados numa pena máxima. 
Assina a carta o Movimento "Conte tudo, Marcos Valério". Este é o teor:
Prezado Marcos Valério:
Você, ao que tudo indica, vai ser condenado por unanimidade no julgamento do mensalão do governo Lula e do PT. E deverá ficar uns bons anos atrás das grades. Enquanto isso, os políticos que se locupletaram com os recursos - públicos, inclusive - que você movimentou, têm uma grande chance de ser absolvidos pela nossa mais alta corte. Apesar de toda a perplexidade, indignação e asco de uma expressiva parcela do nosso povo, que não se conforma com a impunidade de próceres e beneficiários da roubalheira levada a cabo pela "Sofisticada Organização Criminosa".
Assim sendo, nós decidimos rogar-lhe que tenha um gesto de desassombro e coragem, e salve o Brasil do vergonhoso destino a que estará condenado caso o nosso mais alto tribunal não cumpra o papel que se espera dele. Para tanto, basta que você conte tudo o que sabe. Temos a convicção de que, se o fizer, Lula, José Dirceu e o PT como um todo não escaparão da mais completa desmoralização. E isso será a salvação do Brasil.
Pensa bem, Marcos Valério, pois é a oportunidade que você tem de se redimir perante a sua consciência, os seus entes queridos e a própria História do Brasil. Coragem!
Movimento "Conte tudo, Marcos Valério!"
DO ALUIZIO AMORIM

ÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚHHHHHHHHHH!

LuLLatoffoli
E o menino PETRALHINHA SEGUIU RIGOROSAMENTE O ADVOGADO-MINISTRO.

Marcos Valério
Seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz
O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato
ESTES SÃO OS PRIMEIROS LADRÕES DE LULLA QUE PODEM OSTENTAR O TÍTULO DE CONDENADOS.
6 MINISTROS JÁ CONDENARAM OS SAFADOS.
E FALTAM SOMENTE DOIS VOTOS PARA QUE O PETRALHA JOÃO PAULO ENTRE NA LISTA.
SERÁ QUE AGORA OS RICAÇOS ADVOGADOS DOS BANDIDOS SE DEIXARÃO FOTOGRAFAR CHORANDO?
 
DO GENTE DECENTE

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO?

CLIQUE NA GRAVURA PARA AMPLIÁ-LA
FUX E WEBER CONDENAM O BANDIDO SAFADO MENSALLEIRO JOÃO PAULO CUNHA E EXPÕEM AO RIDÍCULO O MINISTRO PETRALLHA RICARDO LULLANDOWSKI! ALELUIA, SENHOR! CADEIA PARA A QUADRILLHA PETRALLHA, JÁ!
DO GRAÇANOPAISDASMARAVILHAS

A VÉIA PETRALHA DÁ UMA DE GUERRILHEIRO DE VIDEO GAME.

A companheira de armas do guerrilheiro de video game, resolveu seguir-lhe os passos.
ACOVARDOU-SE E ESCONDEU A AGENDA PARA NINGUÉM SABER QUE VIRIA AO RIO.

Ué, mas ela não está com a popularidade batendo nos fundilhos do céu?

Dilma não divulga agenda no Rio para evitar protesto de grevistas
Cerca de 200 manifestantes fecharam a Avenida Rio Branco

RENATO ONOFRE - O GLOBO


logo_oGloboRIO - A presidente Dilma Rousseff não divulgou a sua vinda ao Rio nesta segunda-feira para evitar a realização de protestos dos servidores federais em greve contra a sua viagem, segundo informou a equipe de seguranças do governo do Rio.
Ao GLOBO, um dos seguranças da comitiva presidencial disse que, durante todo o fim de semana, os setores de Inteligência da Presidência e do governo do Estado avaliaram e monitoraram notícias de uma possível mobilização contra a vida da presidente. A decisão só teria sido tomada ontem a noite.
A visita surpreendeu inclusive o prefeito Eduardo Paes, que teve que adiantar um compromisso de campanha, em Barra de Guaratiba, para receber Dilma no Aeroporto Santos Drummont.
Por conta da visita da presidente, um grupo de 200 manifestantes fechou nesta tarde a Avenida Rio Branco por cerca de 40 minutos durante a chegada da presidente Dilma no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Os manifestantes ameaçaram ir em direção ao carro da presidente, mas o batalhão de Choque dispersou. A PM tenta liberar duas faixas da pistas. Não houve confrontos.
Dilma participa da cerimônia de premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A solenidade conta também com a presença do governador Sérgio Cabral. Serão contemplados com medalhas de ouro da Olimpíada 500 estudantes. A assessoria do prefeito Eduardo Paes informou que ele não irá ao evento, por estar impedido pela lei eleitoral.
Todo o entorno do Theatro Municipal foi fechado, e barreiras foram montadas desde o início da Praça Floriano. Segundo a Polícia Militar, o aparato foi necessário para evitar protestos durante a passagem da presidente.
Os manifestantes protestam em frente ao Museu Nacional de Belas Artes com faixas contra a privatização e cobrando aumento de salários para os sevidores federais. Participam do ato sindicatos de servidores de universidades federais e de hospitais universitários, além de estudantes.
DO GENTE DECENTE

Saúde: com Serra, a historia é outra!

O programa eleitoral do futuro prefeito de São Paulo do dia 27/08/2012

 Ao assumir a prefeitura de São Paulo, Serra percebeu que a Saúde de São Paulo estava completamente abandonada. Assim, ele arregaçou as mangas e colocou a casa em ordem, devolvendo dignidade à população da capital. É por isso que São Paulo quer Serra Já!

Lula mente em inglês: O falastrão que trata a língua portuguesa a pontapés já consegue mentir em inglês

Por Augusto Nunes - Veja Online

Lula, quem diria?, já consegue mentir em inglês, informou neste domingo The New York Times. Entrevistado pelo jornal americano, o ex-presidente proclamou a inexistência do “big mounthly allowance”. Caso resolva desmentir o declarante com uma aparição em Manhattan, é assim que o nosso brasileiríssimo mensalão ─ marca fantasia da imensa roubalheira descoberta em 2005 ─ deverá identificar-se na alfândega.
A entidade que não desencarnou da Presidência decerto se acha muito esperta, registra o comentário de 1 minuto para o site de VEJA. Na hipótese mais branda, Lula também acha ingênuos demais os ministros do Supremo Tribunal Federal, que desde 2 de agosto perdem tempo com um escândalo que não houve. O palavrório revela, enfim, que para o entrevistado todos os leitores do mundo são perfeitas cavalgaduras. Como os brasileiros, gringos também acreditam nos truques de um mágico de picadeiro.
A entrevista deste domingo se junta ao acervo de declarações contraditórias que escancaram um culpado à caça do álibi impossível. O vídeo abaixo, por exemplo, alterna palavrórios despejados pelo então presidente Lula nos dias 12 e 22 de novembro de 2009. Dez dias depois de garantir ─ de novo ─ que o pai de todos os escândalos foi “uma tentativa de golpe contra o governo” federal, a metamorfose delirante admitiu ─ mais uma vez ─ que o PT “cometeu um erro”.  Tradução: o mensalão existiu, mas não existiu. Em outras palavras: pode ser isso, pode ser aquilo e pode não ser nada.
Haja cinismo. Aqui
DO MOVCC

Fux vota pela condenação de João Paulo, Valério e mais três no mensalão


Com o argumentou de que há "provas robustas", o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux votou nesta segunda-feira pela condenação de cinco réus do mensalão por desvios de recursos públicos envolvendo a Câmara e o Banco do Brasil.
Ele foi o segundo a votar na sessão desta segunda-feira. Antes dele, a ministra Rosa Weber também votou pela condenação dos cinco réus.
Por irregularidades na Câmara, Fux condenou o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva, peculato e lavagem dinheiro. Ainda nesse caso, entendeu que houve crime de corrupção ativa e peculato do publicitário Marcos Valério e dois ex-sócios --Ramon Hollerbach e Cristiano Paz-- por envolvimento no mensalão.
O deputado é acusado de receber vantagem para favorecer agência de publicidade de Valério em licitação da Câmara, quando era presidente da Casa.
Com o voto de Fux, já são três votos pela condenação de Cunha, contra um do revisor Ricardo Lewandowski, que defendeu sua absolvição.
"Relator e revisor fizeram uma análise exaustiva. Não seria difícil acompanhar nenhum dos dois", disse. "Mas o voto do relator me convenceu, houve prova robusta de que ocorreram reuniões antecedentes, subsequentes, pessoas envolvidas nesses fatos. Houve entrega de dádivas", disse Fux. O ministro fez um voto longo, defendendo a construção de provas, inclusive, com a validade das elencadas por CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Até agora, a maioria dos ministros que votou entende que o petista, então presidente da Câmara, favoreceu a agência usada no valerioduto em contratos da Casa e recebeu em troca uma propina de R$ 50 mil.
Porém, há divergências sobre a segunda acusação de peculato contra João Paulo pela contratação de um assessor. Rosa Weber e Lewandowski o absolveram dessa acusação. O revisor absolveu João Paulo de todas as implicações.
A acusação diz que houve desvio de dinheiro público, já que a empresa teria prestado assessoria pessoal para o deputado.
Hoje candidato à Prefeitura de Osasco, em 2003, quando era presidente da Câmara, João Paulo mandou a mulher buscar R$ 50 mil em uma agência do Banco Rural, segundo a denúncia.
O dinheiro era de uma empresa do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado pelo Ministério Público de distribuir dinheiro a políticos do PT e outros partidos para garantir apoio no Congresso ao governo Lula.
Logo depois do saque, a Câmara assinou um contrato de R$ 10 milhões com uma das agências de propaganda de Marcos Valério.
BANCO DO BRASIL
No caso do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, os quatro ministros votaram pela sua condenação.
Ele é acusado de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. No Supremo, quando não há divergência entre relator e revisor, a tradição é para que os outros ministros sigam os votos.
Pizzolato é acusado de desviar para Valério R$ 73 milhões do fundo Visanet, criado para promover a bandeira de cartões Visa e controlado pelo BB com outros bancos. Os repasses do Visanet são descritos pela acusação como a principal fonte do dinheiro do mensalão.
Com relação ao ex-ministro Luiz Gushiken, acusado de determinar os repasses autorizados por Pizzolato, os ministros votaram pela absolvição, seguindo o que o próprio Ministério Público indicou em suas alegações finais.
DA FOLHA.COM

E a CPI do Cachoeira?

É inacreditável: alguns, assim que convocados, já entram com pedido de habeas corpus
Por Danuza Leão
FOLHA DE SÃO PAULO
O JULGAMENTO do mensalão demarrou -enfim-, mas a CPI do Cachoeira continua em ponto morto. Não é segredo para ninguém que há uma blindagem para que ela não prossiga, com o propósito claro de não salpicar lama no governador Sérgio Cabral. Mas já salpicou.
No Brasil com tantas leis, tantas brechas, tantas filigranas que qualquer advogado de porta de xadrez encontra para proteger seus clientes ou postergar os julgamentos, será que não existe nenhuma possibilidade que impeça os convocados de ficarem calados quando interrogados, como permite a Constituição?
É inacreditável: alguns, assim que convocados, já entram com pedido de habeas corpus antes do comparecimento, para ter o direito de não falar; e se ninguém fala, não há CPI que prospere.
Se os convocados tivessem que jurar sobre a Bíblia, como se vê nos filmes americanos, também não adiantaria: eles mentiriam com a cara mais limpa, como aliás fizeram todos os réus do mensalão. E como o mensalão é a grande novela do momento, fala-se pouco da CPI do Cachoeira.
Com a abertura do sigilo bancário da Delta, de muita coisa vai se saber, mas como os interessados em que nada apareça são maioria na CPI -afinal, o governador do Rio é assim, ó, com a presidente Dilma-, já se sabe que, quando Cavendish aparecer para depor, vai fazer como todos os outros fizeram até agora, isto é, vai entrar mudo e sair calado; se ele for, claro. Isso é um escárnio, seja o convocado do PT, do PSDB ou do PMDB. É simples: eles têm que falar.
Será que não há um jurista, um advogado, um senador, uma autoridade, enfim, que encontre uma maneira de obrigá-los a responder às perguntas? Eles pensam que o episódio grotesco da dança em Paris, com os guardanapos na cabeça, já foi esquecido, e o governador segue a linha Lula: se esconde e não diz uma só palavra.
Pensa que os eleitores se esquecem, e vai ver, tem razão. Vide Maluf; não tem gente que ainda vota nele? E por que não abrem as contas bancárias da Delta, como forçar para que isso aconteça?
Afinal, nunca se ouviu falar de uma empreiteira que tenha conseguido fazer tantas obras em tantos Estados do país.
Cavendish sumiu do mapa, ninguém sabe, ninguém viu. Não é mais presidente da Delta, não é mais visto em lugar algum.
Se ele não falar, como os outros fizeram até agora, vai dar razão a quem diz que trata-se de uma máfia, cujo código de honra é o silêncio, a famosa "omertá". É só lembrar de Don Corleone, no "Poderoso Chefão". Quem será o "capo"?
Enquanto escrevo, acompanho pela televisão o voto do ministro Ricardo Lewandowski, ex-vice-diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, com sua toga de veludo, que já absolveu João Paulo Cunha, até agora, de dois crimes.
Nenhuma surpresa: o Brasil inteiro já intuía como seria o voto do ministro.
Voltando à CPI do Cachoeira: não é possível que se ouça, também de Cavendish, o que já virou chavão: "Segundo a Constituição, vou usar do meu direito para não responder".
Não pode, ou melhor, não deveria poder. Tem que responder.
26.08.2012
DO R.DEMOCRATICA

Greve: culpa é da Dilma, diz PT.

O PT culpa a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela radicalização entre o governo e o movimento sindical. Segundo os petistas, o clima de alta voltagem se estabeleceu quando os dois, Mantega especialmente, decidiram "apostar no cansaço", o que contraria a tradição petista.
No Palácio do Planalto prevê-se que esta seja a semana mais tensa desde o início da paralisação, já que o prazo final para a negociação das reivindicações dos servidores públicos terminou no fim de semana. Isso porque o reajuste precisa constar da proposta de lei orçamentária de 2013, que tem prazo até sexta-feira, dia 31, para ser enviada pelo Executivo ao Congresso. "É como se tivesse uma grande data base", comentou um auxiliar da presidente.
Segundo petistas históricos, mais do que divergências em relação à condução da economia, o maior estresse do partido com a presidente é exatamente a forma como a questão sindical é tratada no governo. E a greve atual agravou ainda mais a insatisfação. O governo demorou a iniciar o processo de negociação e, quando o fez, o outro lado estava radicalizado. Até o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, queixou-se do fato de Dilma e Mantega terem adiado reunião com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que ele próprio havia marcado, cerca de um mês antes de deflagrada a greve.
"Falta a Dilma sensibilidade e experiência nesse ramo negocial", diz um petista, afirmando que essa é a mais marcante diferença entre Dilma e o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. O estilo da presidente, de "apostar no cansaço" dos manifestantes, preocupa o partido. A própria Dilma admite a assessores que terá de buscar uma "distensão" com os servidores e os movimentos sindicais, após essa greve. Até porque, como a presidente diz, esses servidores terão de conviver com ela até 2014.
O comportamento de Dilma, no entanto, não pode ser atribuído apenas a uma suposta falta de habilidade política, como dizem os petistas. Especialmente com a CUT, a relação com o ex-presidente da entidade Artur Henrique foi marcada por forte tensão. Segundo assessores da presidente, ela "não o perdoa" por ter feito críticas às mudanças no cálculo da rentabilidade da poupança (que passou a ser alterada toda vez que a taxa básica de juros ficar abaixo de 8,5%), quando até mesmo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, elogiou a medida.
Na reunião em que a presidente explicou a medida para centrais sindicais, o então presidente da CUT cobrou de Dilma a discussão da pauta dos trabalhadores. Dilma sentiu-se "ofendida" com as duas intervenção de Arthur, segundo assessores da presidente porque era um momento especialmente importante para o governo, que naquela altura desconhecia quais seriam as consequências da alteração da regra da poupança. Depois disso, o Palácio do Planalto teria enviado recados ao presidente da CUT pedindo que desse declarações favoráveis à medida, o que não ocorreu.
O afastamento entre a presidente a central é anterior ao episódio. Assim que tomou posse, Dilma combinou com dirigentes da CUT a realização de encontros periódicos. A CUT afirma que a presidente não cumpriu o combinado. A CUT reivindicava o Ministério do Trabalho desde o governo Lula, mas Dilma manteve o cargo com o PDT - primeiro, com Carlos Lupi e, depois, com Brizola Neto - deixando furioso o PT.
Em julho deste ano, tomou posse o novo presidente da CUT, Vagner Freitas, que ao assumir criticou a forma como o governo estava lidando com a greve dos servidores. "Se o Estado é democrático, tem que aprender a lidar com conflitos e não pode punir quem está em greve. Exigiremos o imediato recebimento da CUT por parte do ministro do Planejamento para solução da paralisação no setor público. Porque a greve existe apenas enquanto o governo somente enrola e não aponta propostas consistentes".
Para o Planalto, a radicalização foi uma forma de o dirigente "se afirmar". É atribuída a ele a iniciativa das vaias ao ministro Gilberto Carvalho, na abertura da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente. Antes do discurso do ministro, Freitas disse que iria mover um processo na Justiça contra o decreto assinado pela presidente que permite a substituição temporária de servidores federais em greve por servidores estaduais.
A presidente manifesta preocupação em tentar recompor as relações com os movimentos sindicais, após o fim da greve. Mas não por temer as consequências eleitorais citadas por petistas: avaliação no Palácio do Planalto é que a greve é uma das mais impopulares já realizadas no país e, ao endurecer, o governo só tem a ganhar politicamente. Exceto pela ala mais radical de esquerda da legenda, os petistas, em geral, aceitaram o discurso que tenta demarcar as diferenças entre as privatizações realizadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso e as concessões lançadas por Dilma - a greve e o projeto das concessões caminharam em paralelo. Parece ter sido absorvido o argumento pelo qual o governo Dilma mantém o controle sobre as empresas e decidiu apenas conceder a exploração dos serviços públicos, sem vender ativos, o que foi feito pelos tucanos.
Apesar da pouca identidade partidária de Dilma, a sigla, de um modo geral não tem queixas da gestão. Ao contrário, há grande demanda por parte de candidatos do PT nas eleições municipais pelo apoio da presidente. "Qual candidato não gostaria de ter Dilma ao seu lado na campanha? Eles sabem de onde vem o poder", diz um auxiliar próximo da presidente da República, cada vez mais candidatíssima à reeleição em 2014. (Valor Econômico)
DO CELEAKS

Dilma e a herança maldita

PT paga o preço pelo personalismo de Lula


O PT está enfrentando sérios problemas em tradicionais redutos eleitorais do partido

De nove capitais, em apenas duas têm chance de vencer as eleições municipais.
Nas demais anda a reboque de nanicos como o PCdoB e outros.
Um dos motivos, talvez o mais importante, é que o PT foi sugado pelo personalismo de Lula.
O ex-presidente engoliu o partido, não dividindo com os companheiros nenhum mérito dos seus programas populistas como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Prouni e outros.
Não adianta dizer que Haddad criou o Prouni porque, além de ser uma mentira documentada, já que Tarso Genro assina a lei, ninguém acredita que Lula, o Santo Lula, não tenha criado tudo.
O eleitor pobre e desdentado vota no Lula, não no PT.
O PT é sinônimo de Mensalão e Lula, dando entrevista ao New York Times para dizer que "acha" que não houve e "caso" haja culpados devem ser condenados, tira o seu corpo fora, defendendo a si mesmo e jogando os companheiros às feras.
Dilma, como boa discípula, como poste que assume luz própria, segue pelo mesmo caminho.
Não mexe um dedo pelo PT fora dos bastidores, aos olhos do eleitorado.
O PT, corrupto e mensaleiro, virou um ônus para Lula e para Dilma.
Que sem os dois não é nada, não mobiliza, não envolve, não convence, como está posto pelo quadro eleitoral municipal em todo o país.
DO R.DEMOCRATICA

Quem diria heim!

Essa é para dormir de alma lavada.
O PODEROSO CHEFÃO DO MENSALÃO VAI ACABAR, APÓS AS ELEIÇÕES, COMO UM RELES BATEDOR DE CARTEIRA.
Explico.
Pesquisas que chegaram nas mesas do partido-quadrilha dizem que a presença do Cachaça, junto com Maluf, é um dos mais fortes motivos para a estacionada do rapazola do KIT na rabeira das pesquisas.
Quer dizer, não podendo mais se descolar dos dois encostos, vai carregar a presença de dois pesos pesados da roubalehira explícita a lhe puxar para baixo ou, no mínimo, impedir que suba.
Dsesperado, o meliante mor do nunca antesnestepaíz, foi lamber o botox da Martaxa que não quer novamente a exibição do KIT na sua frente.
Não é para menos.
Enfiaram-lhe o KIT pelos fundilhos, da mesma forma com que um doente de CTI abriga um supositório.
Abespinhada, pediu prévias. Recusadas pelo PODEROSO CHEFÃO DA QUADRILHA que disse que o rapazola do KIT era o novo, ou de outra forma, a velha era ela.
Pesquisa vai, pesquisa vem, KIT GAY parado, eis que o poço de botox passa a ser a tábua de salvação do Cachaça.
Amanhã, sem a presença do pupilo, estarão na mesma mesa de repasto, o depósito de botox e seu algoz.
E aí, quem diria, o todo PODEROSO CHEFÃO DO MENSALÃO vai, aos poucos virando nada.
De chefão da QUADRILHA DO MENSALÃO que assaltou sem dó e nem piedade os cofres públicos da nação, a um simples batedor de carteiras com título eleitoral na aba.
Estou começando a sentir vontade de dar um sonoro "VIVA O ELEITOR BRASILEIRO".
Parece que está, finalmente, acordando.

DO GENTE DECENTE