quinta-feira, 21 de março de 2019
A universidade está gestando jovens que não vão prestar para muita coisa. Coluna de Luiz Felipe Pondé, via FSP:
O mercado de trabalho que se prepare porque as universidades estão
gestando uma geração mimimi raivosa, que não vai prestar para muita
coisa. Esse diagnóstico é feito por especialistas americanos sobre
universidades americanas. Mas, como toda moda americana pega, ela já
chegou aqui.
O fetiche com relação aos jovens serem “mais evoluídos”
continua em ação. Um pouco pela vaidade dos pais, um pouco pelo
marketing das escolas e universidades, um pouco porque pessoas mais
velhas querem fazer sexo com esses jovens, e o blábláblá de que são
legais funciona melhor quando você quer levar um deles ou uma delas para
a cama.
Greg Lukianoff, psicólogo cognitivista, e Jonathan Haidt, psicólogo
social, escreveram um livro em 2018 que está impactando não só o mundo
acadêmico como o mundo corporativo. “The Coddling of the American Mind”
(Mimando a mente americana, Penguin Press) é de urgente leitura para
quem trabalha com jovens. Mas, se fôssemos medir o nível de leitura de
quem trabalha em escolas e universidades, provavelmente não passariam de
10% aqueles que ainda têm tesão pelo estudo.
“Coddling” significa mimar. A realidade desse processo já foi
apontada, de formas diversas, por especialistas como Jean Twenge e Frank
Furedi em livros recentes. Ela com o “iGen”(traduzido no Brasil) em
2017, ele com “What’s Happened to the University?” (sem tradução por
aqui) em 2018.
A obra descreve casos recentes e escandalosos de universidades
americanas que mergulharam no caos e na violência estudantil de esquerda
a partir de emails nada especiais, enviados por seus professores,
alunos ou por membros da administração.
A pesquisa também relata provocações de membros da direita agressiva
off-campus e o comportamento canalha de colegas professores que, apesar
de no particular se solidarizarem com os colegas levados à fogueira por
esse alunos furiosos, no público juram pureza ideológica a favor dessas
mesmas fogueiras (universidades são um dos espaços onde canalhas crescem
aos montes). Os autores se referem a esse fenômeno como “caça às
bruxas” —quem já viu ou viveu esse tipo de ataque por parte de alunos e
redes sociais sabe o que é.
As universidades americanas estão se transformando em tribunais da
inquisição, muitas vezes liderados por professores e justificados por
uma teoria conhecida como “interseccionalidade”. Segundo esta teoria,
existem dois grupos básicos no mundo, os opressores e os oprimidos. Mas o
gradiente é móvel: ele vai do mais opressor ao mais oprimido.
Na ponta do opressor, homens brancos, heterossexuais, bem-sucedidos.
Na ponta do mais oprimido, encontramos um “mau infinito”: talvez uma
mulher, negra, lésbica, pobre. Bruce Bawer, crítico literário americano,
já havia apontado esse “mau infinito” na sua obra “Victims’
Revolution”, em 2012.
Um traço dessa tese é que, mesmo que o “agressor” não tenha tido a
intenção de cometer a “agressão” de que o acusam, se a “vítima” se sente
agredida, ele deve ser demitido, execrado em praça pública, condenado ao ostracismo. A tendência a desconvidar pessoas para conferências em universidades nasce dessa tese.
Um dos riscos desse fenômeno é que os alunos são estimulados a
recusar o contato com questões das quais eles podem discordar, mas que
deveriam ser estimulados a refletir e debater. As universidades mimam
esses alunos, criando pequenos Torquemadas ofendidos.
Na parte dedicada a investigar as causas que nos levaram a essa
situação, os autores elencam: polarização política, pais paranoicos
superprotetores, obsessão por um mundo mais justo, ansiedade, suicídio e
depressão em crescimento, o declínio do brincar em espaços abertos,
mídias sociais e a burocracia para construção de um mundo cada vez mais
“seguro psiquicamente” nas escolas e universidades. Você reconhece
algumas dessas causas perto de você?
Segundo os autores, a única solução será as universidades que
quiserem apoiar um viés político claro se tornarem instituições como as
religiosas, que pregam ao invés de formar adultos livres, assim como
faculdades de teologia que assumem sua denominação religiosa. E aquelas
que quiserem formar jovens que pensem o mundo livremente devem abandonar
o projeto de confundir filosofia e ciências humanas com uma igreja a
favor dos oprimidos.
Pensando nas universidades que conheço aqui no Brasil, só nos
restarão as que optam por ser igrejas que se acham salvadoras do mundo. DO O.TAMBISI
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