. O que descreve o autor para demonstrar a irracionalidade da gestão pública do setor educacional, vale como uma luva para o RS, onde governos via de regra medrosos e incompentes, teimam em tangenciar as soluções.
. O que diz Gutavo Ioshpe (leia o texto integral de duas páginas, a seguir, no link):
1) As estatisticas oficiais raramente informam o número de funcionários da educação.
2) O Inep tem este número espantoso: 2,4 milhões de funcionários para 2 milhões de professores.
3) No Brasdil, portanto, existe 1,48 funcionário para cada professor, relação que é de 0,43 funcionário para cada professor na área da OCDE.
4) Como seriam necessários apenas 756 mil funcionários (mantida a proporção da OCDE), isto significa que 1,7 milhão sobram, um desperdício de R$ 46 bilhões por ano, ou 1,3% do PIB.
. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, foram os piores em 2007, pelo menos desde 1997.
- A análise de Gustavo Ioschpe sobre a péssima qualidade local do ensino é reveladoramente brutal: "O dinheiro público financia gigantescos cabides de emprego. O aumento dos investimentos não trouxeram resultqados na melhoria do aprendizado dos alunos. o que realmente melhora o ensino: reformular os cursos universitários de formação de professores, profissionalizar a gestão das escolas, adotar um currículo nacional, permitir a criação de novas modalidades no ensino médio, melhorar o material didático e cobrar a utilização de práticas de sala de aula comprovadamente eficazes.
CLIQUE AQUI para ler toda a análise.
DO BLOG POLIBIO BRAGA
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