domingo, 25 de junho de 2017

“Nosso país é legal” e outras sete notas de Carlos Brickmann

Na última vez em que foi libertado, Roger Abdelmassih fugiu do país e ficou três anos foragido, até ser localizado e preso no Paraguai

Roger Abdelmassih - 19/08/2014
Publicado na Coluna de Carlos Brickmann
Roger Abdelmassih, médico cassado, condenado a 181 anos de prisão por estuprar 37 pacientes anestesiadas, preso há pouco menos de três anos, já está deixando a cadeia: ganhou o direito a prisão domiciliar, com direito de sair de sua casa para tratar-se de broncopneumonia. A justificativa é notável: o presídio onde cumpria pena não tem condições de tratá-lo.Na última vez em que foi libertado, Roger Abdelmassih fugiu do país e ficou três anos foragido, até ser localizado e preso no Paraguai.
Indignado? Então, mais uma: Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por participar do assassínio a pauladas de seu pai e sua mãe, em cerca de três anos teve direito de sair da cadeia para – sim, é isso mesmo – comemorar o Dia das Mães. Tem o direito também de sair da cadeia no Dia dos Pais; e na Páscoa, no Dia da Criança e na semana do Natal e Ano Novo. Há certo simbolismo em algumas dessas datas: Natal lembra o Papai Noel, o único papai que lhe restou depois do assassínio do seu; a Páscoa celebra o milagre da Ressurreição; o Ano Novo, o recomeço. O Dia dos Pais e o Dia das Mães, convenhamos, já é demais.
E por que acontecem esses absurdos, em que criminosos condenados ganham benefícios muito antes de cumprida a pena? Porque a lei permite. É preciso ficar indignado não só com esses casos, mas com as leis esburacadas, com os legisladores que não sabem o que fazem. Ou sabem.
Ganhando sempre
É fácil ficar com pena de Roger Abdelmassih, 74 anos, doente. Mas um relato do bom repórter Renato Lombardi conta quem ele é: uma das vítimas de estupro disse ao médico que iria denunciá-lo. A resposta que ouviu: “Pode ir quantas vezes quiser. Sou poderoso e vamos ver quem ri por último”. Renato Lombardi completa a narrativa: “E ele está rindo”.
Como é o nome disso?
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o Governo estuda a possibilidade de reter parte do Fundo de Garantia de assalariados demitidos sem justa causa para reduzir gastos com o seguro-desemprego. O Fundo de Garantia foi criado exatamente para ajudar o desempregado na hora em que mais precisa; e garantir ao aposentado um pecúlio para a velhice. Tomar uma parte desse dinheiro tem nome. Como isso se chama?
Ajuda dos universitários
Se tiver alguma dúvida quanto à resposta, procure-a no Código Penal, artigos 155 e 157. O Código Penal reúne as leis que, em outros países, definem aquilo que é proibido, por ser crime; e que, no Brasil, servem como roteiro para quem gosta de levar muita vantagem em tudo.
Mais motivos…
Hoje, dos cinco ex-presidentes vivos, quatro estão sendo processados – o único contra quem nada consta é Fernando Henrique. O atual presidente está sendo processado (embora o Congresso possa determinar que a ação seja encerrada). Ministros e ex-ministros, há 30 com problemas judiciais. Governadores, dez; senadores, mais de 20; deputados federais, mais de 60. E dois figurões que estiveram na linha de sucessão presidencial, os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Alves, estão presos.
…para indignação
Pois este pessoal faz parte do grupo que planeja aprovar, daqui a algumas semanas, a verba de R$ 3,5 bilhões para a campanha eleitoral de 2018. A criação do Fundo de Financiamento de campanhas já tem apoio de PMDB, PSDB, DEM, PP, PSB, PSD e PR. O PT, pioneiro na tese de financiamento público de campanhas, também deve votar a favor.
Lula lá longe
O colunista Cláudio Humberto, um dos mais importantes do país, informa que dirigentes petistas discutem se Lula, caso seja condenado pelo juiz Sérgio Moro, deve fugir do país. Claro que a fuga não seria considerada fuga, embora fosse fuga: o PT a chamaria de “período sabático” em outro país – possivelmente o Uruguai, próximo, tranquilo, agradável e dirigido por aliados de Lula (o presidente é Tabaré Vásquez, da Frente Ampla, que reúne partidos de esquerda). Ter aliados no poder é importante, para evitar que pedidos de extradição sejam aceitos. Os outros países bolivarianos, que também têm aliados no poder, são menos agradáveis: Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua e Equador.
Lula cá
Há dirigentes petistas frontalmente contrários a qualquer fuga. Acham que Lula, por seu perfil político, não deve fugir: deve, sim, percorrer o Brasil, proclamando-se perseguido. Consideram difícil que, em caso de condenação, por mais severa que seja a sentença, os tribunais exijam que Lula seja preso antes do julgamento em segunda instância. Ele aproveitaria o tempo para articular e tentar virar politicamente o jogo. DO A.NUNES

VERGONHA SER BRASILEIRO ATINGE RECORDE DE 47%- REVELA DATAFOLHA


“O momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas”. (Disraeli – 1804/1881)
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O intriguento Negão da Chatuba ficou muito intrigado ao saber que o sorteio eletrônico do Supremo Tribunal Federal indicou Gilmar Mendes como relator do inquérito contra Aécio Neves. Chatubão endureceu o discurso e meteu o pau (ops): “Provas, provas e mais provas contra tantos corruptos, e as togas superiores dão pinta de que podem aliviar a barra ou salvar a bandidagem?! Isto me deixa cada vez mais pt da vida! O povo tem que acordar”!.
Negão da Chatuba, no melhor estilo de mendigo dos sociólogos, rapidamente se lembra de que faz parte do tal “povo” – aquele ente poderoso que parece dormir, se omitir ou apenas fazer gritaria e revolução, com dedadas virulentas, nas redes sociais. No entanto, a bronca geral é tanta que o Presidente Michel Temer, ineditamente prestes e ser denunciado por corrupção passiva, obstrução judicial e organização criminosa, acaba de bater seu recorde de impopularidade, segundo o Datafolha: apenas 7 por cento aprovam sua gestão (?). Só seu companheiro peemedebista José Sarney foi tão pouco aprovado: 5%...
É por isso que Chatubão adverte: “A hora de chutar o pau (ops) se aproxima”. O Negão acrescenta: “Tem que acertar no saco de maldades”. O indignado personagem, à beira da revolta, acertou no buraco do centro do problema. Mas o Brasil só vai mudar sua estrutura errada quando os homens de bem demonstrarem a inteligência e coragem, no momento em que perderem completamente a paciência. Nunca estivemos tão próximos desta “hora de acertar contas com a História”.
A Revolução Brasileira está em andamento, embora a maioria não consiga ainda perceber e muitos idiotas profissionais insistam em ignorar. Azar deles e Sorte nossa... Não é à toa que a mesma pesquisa Datafolha que constata a impopularidade de Temer revela que 47% sentem vergonha de ser brasileiro. O único fato ruim é que a insatisfação se mistura com o desânimo e a desesperança – o que escancara o caminho para falsas soluções propostas por eventuais “salvadores da pátria” na proximidade de cada eleição. Paciência... Faz parte do jogo-jogado...
Não devemos nem podemos ser ingênuos em acreditar que a próxima eleição representará o momento das “profundas mudanças”. Tudo segue complicado com a estrutura política atual – na qual a escolha dos representantes do povo ocorre por meio daquelas urnas eletrônicas inconfiáveis. É imperdoável que a “Justiça Eleitoral” insista em sabotar para a implantação do voto impresso destinado à conferência e recontagem. No entanto, mesmo com a regra do jogo contra nós, uma decisão simples e eficaz só depende do eleitor: Não reeleger ninguém!
O ato consciente de não votar em quem está aí já ajudará, bastante, para que tenhamos a chance de uma “renovação”. Tal decisão, combinada com o “voto de revolta”, terá duas conseqüências. Primeiro, impedirá que muito canalha siga na ilegítima “profissão” de político. Segundo, tornará viável a (pequena chance de) renovação política. Claro que a segunda hipótese só ocorrerá, de verdade, com mudanças estruturais profundas.
No entanto, as pré-condições para a transformação podem ser aceleradas com a entrada em cena de pessoas comprometidas com o redesenho institucional do Brasil. Vale ponderar que o fenômeno só pode ser atrasado e atrapalhado se os novos atores acabarem corrompidos pelo sistema. Esta chance também é enorme, porque ainda somos dependentes dos partidos – cartórios políticos – e não temos as candidaturas independentes, no nada democrático esquema de “voto obrigatório”.
Além do risco de escolha de novos canalhas, o que não pode ocorrer em 2018 é a aposta ingênua em “cavalos paraguaios” – que não têm condição de vencer ou que, vencendo, apenas vão colaborar com nossa derrota política no curto prazo. Não podemos nos comportar como “torcedores fanáticos” na campanha e na eleição. O lamentável é que este é o nosso mais grave risco em 2018. O eleitor ainda foca muito nas pessoas, e quase nada na proposta delas – quase nunca consistentes. O fato positivo é que a maioria deseja mudanças. Só é preciso entendê-las e escolhê-las corretamente. Missão nada fácil em nosso oceano de ignorância e analfabetismo político.
O Brasil só tem jeito de verdade com mudanças estruturais. O País tem de ser reinventado. Temos de implantar a República com Federalismo, voto distrital, confiável (passivo de recontagem) e livre (sem depender de partidos). Temos também de romper com o corrupto Capimunismo Rentista. É fundamental redefinir o modelo estatal: reduzir o tamanho da máquina, seus custos, enxugando a quantidade de tributos até implantar o “imposto Justo”. Apenas estas medidas básicas matam a corrupção em sua essência.
Por isso, para começar as mudanças sejamos pragmáticos: Em 2018, vamos reeleger ninguém. Não votaremos em quem já está aí. Temos a oportunidade de dar um susto na politicagem. Enquanto isso, vamos nos preparar para as mudanças efetivas, que ocorrerão inevitavelmente. O Brasil caminha para a Intervenção Institucional. Quem não surfar nesta onda vai acabar afogado. O que a gente não agüenta mais é Estado Corrupto, com governantes e políticos canalhas.
Conforme prega o Negão da Chatuba: “Pau neles!”... Resumindo: #reelejaninguém!

Releia o artigo de sábado: “Nana, Ladrão, que a Lava Jato vem te pegar... Papai foi pra Papuda e mamãe foi delatar”   

Presidente miniatura
Extasiados

Explosão de caminhão-tanque mata mais de 140 pessoas no Paquistão

Veículo carregado de combustível capotou, pegou fogo e matou, ao menos, 148 pessoas que tentaram pegar gasolina do caminhão-tanque.

Ao menos, 148 pessoas morreram e mais de 50 ficaram gravemente feridas após a explosão, neste domingo (25), de um caminhão-tanque cheio de gasolina, que pegou fogo após sofrer um acidente e capotar em
uma estrada no leste do Paquistão.
Segundo Fida Hussain, porta-voz da polícia local, o número de vítimas é altos porque muita gente se aproximou do caminhão para pegar a gasolina que vazou do veículos. Centenas se aproximaram do local com esse objetivo, mas foram atingidas pelas labaredas e pelas explosões.
De acordo com a agência Associated Press, o fogo teria começado devido às faíscas de carros e motos que circularam pelo local após o capotamento.
Segundo afirmou à AP o médico Mohammad Baqar, que faz parte da equipe de resgate, muitos corpos foram carbonizados a tal ponto que só poderão ser reconhecidos após testes de DNA. Entre as vítimas, há homens, mulheres e até crianças. O número de vítimas fatais pode aumentar, já que o feridos estão em condições gravíssimas.
Caminhão-tanque pega fogo e deixa mais de 140 mortos no Paquistão. (Foto: SS MIRZA / AFP)
Caminhão-tanque pega fogo e deixa mais de 140 mortos no Paquistão. (Foto: SS MIRZA / AFP)

Acidente

O acidente aconteceu por volta das 6h30 (horário local, 22h30 de sábado, 24, em Brasília), perto da localidade de Bahawalpur, na província de Punjab. Hussain explicou que o caminhão ia da cidade de Carachi, ao sul, para o norte, com destino à localidade de Lahore. Ele teria tombado por excesso de velocidade.
O Paquistão registra um dos índices mais altos do mundo de acidentes de trânsito devido ao péssimo estado das estradas, às deficiências dos veículos e ao fato de que os transportes públicos costumam circular sobrecarregados de passageiros.
Caminhão-tanque pega fogo e deixa mais de 140 mortos no Paquistão (Foto: SS MIRZA / AFP)
Caminhão-tanque pega fogo e deixa mais de 140 mortos no Paquistão (Foto: SS MIRZA / AFP)
Socorrista observa corpos queimados depois que um caminhão-tanque sofreu acidente e pegou fogo no Paquistão (Foto: STR / AFP Photo)
Socorrista observa corpos queimados depois que um caminhão-tanque sofreu acidente e pegou fogo no Paquistão (Foto: STR / AFP Photo)
Helicóptero
O porta-voz do Exército paquistanês, Asif Ghafoor, afirmou em sua conta no Twitter que as Forças Armadas enviaram helicópteros ao local do acidente para transportar as vítimas a hospitais e centros de tratamento de queimados. "Os hospitais estão em estado de alerta", afirmou Ghafoor.
Em hospital de Bahaw, no Paquistão, pessoas são tratadas após sofrer queimaduras em acidente que deixou mais de 140 mortos. (Foto: SS MIRZA / AFP)
Em hospital de Bahaw, no Paquistão, pessoas são tratadas após sofrer queimaduras em acidente que deixou mais de 140 mortos. (Foto: SS MIRZA / AFP)DO G1