segunda-feira, 24 de julho de 2017

Associação de juízes defende Moro de críticas feitas após condenação de Lula...

Juiz da Lava-Jato aplicou pena de nove anos e seis meses ao ex-presidente


BRASÍLIA - A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) saiu em defesa de seu associado mais famoso: Sergio Moro. Em nota divulgada nesta segunda-feira, a entidade rebateu os ataques feitos ao magistrado em razão da sentença em que ele condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

A Ajufe manifestou "veemente repúdio contra as atitudes ofensivas à honra pessoal do magistrado por estar cumprindo o seu dever, que é conduzir os processos judiciais e julgá-los". Também criticou a atitude de políticos aliados de Lula que, ao defender o ex-
presidente, atacaram Moro, juiz responsável pelos processos da operação Lava-Jato na primeira instância. Apesar de condenar Lula, Moro não decretou sua prisão.
"Causa indignação a utilização da imunidade parlamentar para desferir ofensas a quem está cumprindo a sua função constitucional de aplicar a lei ao caso concreto. O inconformismo contra o mérito das decisões judiciais deve se dar com os recursos judiciais postos à disposição das partes e não por meio de agressões verbais, seja na tribuna das Casas Legislativas ou por meio da imprensa", diz trecho da nota.
A Ajufe destacou que a apuração de todos os crimes de corrupção é "ânsio da sociedade brasileira", cabendo ao Judiciário o julgamento dos casos. Assim, avalia que "as tentativas de enfraquecê-lo e intimidá-lo visam à impunidade das infrações penais que tanto afligem o Brasil". A nota é assinada pelo presidente da entidade, Roberto Carvalho Veloso. A.SOUZA- O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário