sexta-feira, 20 de maio de 2016

Carta aberta a Fernanda Montenegro


1 Minuto com Augusto Nunes: O sobrinho de Lula transformou o parentesco num tipo de gazua

Taiguara Rodrigues é uma prova ambulante de que a política externa da cafajestagem foi um grande negócio para a família do camelô de empreiteira

Por: Augusto Nunes
Em 2012, a Odebrecht descobriu que Taiguara Rodrigues era mais que um pequeno empresário que sobrevivia fechando varandas no litoral paulista. Ele era também sobrinho de Lula ─ e, portanto, um trunfo que a maior empreiteira do país não poderia desperdiçar.
Nos anos seguintes, Taiguara descobriu que certos parentescos são muito mais eficazes que qualquer gazua. E enriqueceu com negociatas bilionárias em Cuba, Angola e outros países controlados por ditadores amigos de Lula. Nenhum deles poderia recusar propostas apresentadas por um sobrinho do ex-presidente a quem tantos favores deviam.
Deviam a Lula, por exemplo, aqueles contratos que aumentaram em muitos milhões a própria fortuna e, simultaneamente, aumentar a popularidade com obras financiadas pelo BNDES e executadas pela Odebrecht. Se soubessem que Lula seria devidamente recompensado pela empreiteira, talvez fossem menos generosos com o sobrinho.
Nesta sexta-feira, Taiguara foi levado coercitivamente para contar a investigadores da Polícia Federal o que fez e o que sabe. O sobrinho guloso é mais uma prova ambulante de que a política externa da canalhice melhorou notavelmente a vida de alguns brasileiros. A Famiglia Lula, por exemplo, lucrou como nunca.