quarta-feira, 11 de maio de 2016

LISTA DE ORADORES – SESSÃO DO IMPEACHMENT

ALISTA

Imprensa internacional destaca votação sobre afastamento de Dilma

Periódico afirma que mandato de Dilma pode estar com as horas contadas.
Para jornais, recurso ao STF não vai impedir afastamento.

Do G1, em São Paulo
Os jornais internacionais desde o começo da manhã desta quarta-feira (11) têm destacado a votação no Senado sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Periódico argentino Clarín afirma que mandato de Dilma pode estar com as horas contadas. Por ocasião da votação na Câmara dos Deputados, 52 jornais, rádios e TVs de 21 países do mundo estavam na capital federal para acompanhar o desfecho da crise.
Le Monde afirma que Dilma Rousseff 'suas últimas horas no comando do país' (Foto: Reprodução/G1)Le Monde afirma que Dilma Rousseff 'suas últimas horas no comando do país' (Foto: Reprodução/G1)
O francês Le Monde afirma que a chefe de estado brasileira pode estar vivendo “suas últimas horas no comando do país”. O jornal destaca que a “impopular dirigente de esquerda” não parece contar com a ajuda do Supremo Tribunal Federal para escapar do afastamento embora aliados tenham entrado com um recurso no último momento.
Editorial do espanhol El País diz que processo de impeachment contra Dilma Rousseff é irregular (Foto: Reprodução/G1)Editorial do espanhol El País diz que processo de impeachment contra Dilma Rousseff é irregular (Foto: Reprodução/G1)
Processo Irregular
O espanhol El País publicou na terça-feira um editorial com o título “Um processo Irregular”. “Esta crise institucional gera dúvidas sobre a legitimidade que teria um novo mandatário que surge de um processo tão pouco habitual. O Brasil não pode permitir-se um espetáculo desses. O dano é incalculável”, afirma.
Em outro artigo, o jornal classificou o recurso como “desesperado” e também considerou improvável a aceitação do pedido por parte da suprema corte.
CNN destaca que 'destino de Dilma Rousseff está nas mãos do Senado' (Foto: Reprodução/G1)CNN destaca que 'destino de Dilma Rousseff está nas mãos do Senado' (Foto: Reprodução/G1)
“Impeachment no Brasil: destino de Dilma Rousseff nas mãos do Senado”, diz a americana CNN. Após explicar que o processo que levará ao afastamento de até 180 dias chegou ao estágio final com votação no Senado prevista para esta quarta. A versão online destaca levantamento publicado pela imprensa brasileira que indica a tendência de aprovação do afastamento.
Argentino Clarín lembra que parlamentares que votam afastamento de Dilma são suspeitos de corrupção. (Foto: Reprodução/G1)Argentino Clarín lembra que parlamentares que votam afastamento de Dilma são suspeitos de corrupção. (Foto: Reprodução/G1)
Já o site do argentino Clarín afirma que Dilma chegou “Dia D tantas vezes antecipado desde que assumiu a sua segunda gestão” e destaca que ela está com as "horas contadas". O jornal lembra que o Senado brasileiro é composto de legisladores que já foram acusados de ter envolvimento em corrupção.

O jornal traz um estudo da ONG Transparência Brasil que mostrou que 58% dos parlamentares estão envolvidos em causas de improbidade administrativa e corrupção passiva.