quinta-feira, 7 de abril de 2016

DEM recorre ao STF para barrar liberação de dinheiro em troca de votos anti-impeachment

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) (Sérgio Lima/Folhapress)
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) fala durante audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal
Os líderes do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (DEM-GO), e na Câmara, Pauderney Avelino (DEM-AM), apresentaram nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) mandado de segurança preventivo com pedido para que a corte impeça que o governo direcione emendas parlamentares como mecanismo para garantir votos contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Caiado acusa o Palácio do Planalto de articular "negociatas políticas" em um "verdadeiro balcão de negócios" em busca de apoios para enterrar o processo de deposição da presidente. Também pede que o STF anule a execução das emendas já liberadas e que tenham sido direcionadas como barganha nas negociações sobre o impeachment. Ele afirma que, diante da crise política e do desembarque do PMDB do governo, o governo contingenciou emendas de bancada e liberou supostamente de forma seletiva 6,6 bilhões de reais em emendas individuais. (Laryssa Borges, de Brasília) DO MOVCC

Procuradores federais apertam o cerco e ouvem Lula por duas horas na PGR

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Há um mês, Lula foio conduzido sob vara para depor e armou um barraco. Desta vez, ele tentou adiar o depoimento, mas não foi atendido. Entrou e saiu da PGR pelas portas dos fundos, como fugitivo. Nunca, antes, um ex-presidente foi tão humilhado publicamente em função das suas bandalheiras.
A Globonews confirmou há pouco a informação que o editor passou em primeira mão esta manhã, segundo a qual o ex-presidente Lula foi ouvido pelos procuradores federais da Procuradoria Geral da República, tudo no âmbito da Lava Jato.
Esta manhã, o editor deixou de confirmar a notícia porque ela não era conhecida de ninguém.
O cerco sobre Lula fecha-se a cada dia que passa, mas ele ainda não foi preso e nem foi julgado.
Também hoje o dia foi de cão para Dilma Roussef, agora diretamente envolvida no esquema de propinas relacionado com as eleições do ano passado, conforme delação de Otávio Azevedo Antunes, da empreiteira DO POLIBIOBRAGA

Dilma e ministro da Justiça viram réus em ação movida pelo Solidariedade Ministro da Justiça ameaçou trocar agentes da PF por causa de vazamento da Lava Jato


Publicado: 07 de abril de 2016 às 16:34 - Atualizado às 16:48
A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, viraram réus na ação popular que o deputado Fernando Francischini ingressou na Justiça do Paraná em março. O juiz federal Augusto César Pansini Gonçalves acolheu, na quarta-feira (6) a denúncia que susta qualquer requisição de troca de membros da Operação Lava-Jato e determinou a tramitação em regime de urgência. A peça é baseada nas afirmações do ministro, em 19 de março, que disse que não vai tolerar vazamentos de investigações e que, se “cheirar” vazamento por um agente, a equipe inteira será trocada, sem a necessidade de ter prova.
Francischini afirma na documentação que a fala do ministro atropela a jurisprudência que disciplina a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia. De acordo com a Lei 12.830/2013, um inquérito policial e a equipe que o apura só poderão ser modificados ou redistribuídos mediante provas que demonstrem claramente negligência com relação aos procedimentos previstos no regulamento da corporação. O termo ainda confere ao investigador chefe do inquérito a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.
No despacho sobre o pedido de Francischini, Gonçalves afirma que é notório que integrantes do PT vinham fazendo críticas constantes à atuação do antigo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, alegando que ele não controlava a as investigações da Polícia Federal. Essas intimidações, de acordo com o juiz, acabaram por precipitar a saída de Cardozo da pasta. "Nessas circunstâncias, soa inadequado o pronunciamento de Eugênio Aragão, novo Ministro da Justiça. Sua fala sugere, prima facie, que a troca de comando na Polícia Federal não terá a finalidade de punir servidores faltosos, mas a de manietar a Operação Lava Jato", completa o juiz na decisão.
"É uma vitória. Que agradecer e parabenizar o juiz Augusto César pela lucidez em perceber que as afirmações do ministro soaram como ameaça à Polícia Federal. O novo ministro é claramente um soldado de Lula e entrou em campo para atrapalhar as investigações da Lava-Jato. Temos o dever de preservar e evocar a Lei para que o PT não tente dar mais esse golpe contra o Brasil", comemora Francischini.DO DIARIODOPODER

Bancada do PSB na Câmara decide apoiar impeachment de Dilma Rousseff

    
  
Câmara dos Deputados - 07/04/2016
A bancada do PSB na Câmara dos Deputados divulgou nota, nesta quinta-feira (7), na qual apoia o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. A decisão foi aprovada durante reunião com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e será levada para a Comissão Executiva Nacional, que deliberará sobre a posição do partido na próxima segunda-feira (11). 
Leia a nota na íntegra:
NOTA DA BANCADA DO PSB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Brasília (DF), 7 de abril de 2016
A Bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados decidiu, em reunião com a Presidência Nacional da Legenda, apoiar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que ora tramita na Câmara dos Deputados.
Tal decisão se deve a razões de ordem política, inquestionáveis, tendo Sua Excelência perdido completamente a condição de liderar uma retomada, diante da desastrosa gestão do País, que nos levou a uma crise profunda; bem assim, a razões jurídicas que autorizam, nesta fase, a abertura de processo, pois o seu julgamento será realizado no Senado Federal.
Esta posição será defendida na reunião da Comissão Executiva Nacional do PSB que acontece na próxima segunda-feira (11), em Brasília.

MBL promove ações para pressionar parlamentares indecisos quanto ao impeachment

Por: Pedro de Carvalho
alx_protestos-contra-governo-dilma-rs-poa-20150315-63_original
MBL vai pressionar os indecisos
O Movimento Brasil Livre dará prosseguimento a Operação Minerva a partir de sexta-feira (7). As ações têm por objetivo pressionar parlamentares que estão indecisos quanto ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Em São Paulo, por exemplo, haverá uma panelaço em frente à casa do deputado Miguel Lombardi (PR). No Rio de Janeiro, por sua vez, um coxinhaço em frente à casa do deputado Deley (PTB).
Relação de estados, atos e deputados:
MATO GROSSO – deputado alvo: Valtenir Pereira (PMDB).
Protesto na festa de aniversário de Cuiabá: “Dê um presente à Cuiabá, deputado, vote pelo impeachment!”
Data: 07/04
SANTA CATARINA – deputado alvo: Celso Maldaner (PMDB).
Protesto e colação de cartazes no diretório estadual do PMDB
Data: 07/04
PARANÁ – deputado alvo: Giacobo (PR), Hermes Parcianello (PMDB), João Arruda (PMDB), Sérgio Souza (PMDB).
Protesto e colação de cartazes no diretório estadual do PMDB
Data: 07/04
SÃO PAULO – deputado alvo: Miguel Lombardi (PR)
Panelaço em frente à casa de Miguel Lombardi
Data: 07/04
Segundo panelaço em frente à casa de Miguel Lombardi
Data: 08/04
BAHIA –  deputado alvo: João Bacelar (PR), José Nunes (PSD), Ronaldo Carletto (PP), Sérgio Brito (PSD).
Colação de cartazes no PSD estadual
Data: 07/04
Faixas penduradas pelo estado contra Bacelar, Nunes e Carletto.
PARAÍBA – deputado alvo: Aguinaldo Ribeiro (PP).
Bateria na casa de Aguinaldo Ribeiro
Data: 10/04
PERNAMBUCO – deputado alvo: Adalberto Cavalcante (PTB), Fernando Monteiro (PP), Jorge Real (PTB).
Colação de cartazes no diretório estadual do PTB
Bombardeio de ligações nos gabinetes
Data: 07/04
RIO GRANDE DO NORTE – Beto Rosado (PP)
Outdoor contra Rosado.
Data: 07/04
Cartazes colados na casa de Rosado
Data: 08/04
SERGIPE – Fabio Mitidieri (PSD)
Cartazes colados na sede do PSD estadual.
Data: 07/04
RIO DE JANEIRO – Deley (PTB)
Coxinhaço em frente à casa de Deley
07/04
BELÉM DO PARÁ – Beto Salame (PP), Francisco Chapadinha (PTN)
Protesto em frente à RBA (rede de TV dos Barbalhos)
08/04
RONDÔNIA – Marinha Raupp (PMDB)
Outdoor contra Raupp
Data: 08/04
TOCANTINS – Dulce Miranda (PMDB), Vicentinho Junior (PR).
Protesto em frente à casa de Miranda.
Protesto em frente à casa de Vicentinho.
Data: 07/04
MARANHÃO – Alberto Filho (PMDB), Cléber Verde (PRB), Hildo Rocha (PMDB), Sarney Filho (PV), Victor Mendes (PSD), Waldir Maranhão (PP)
Colação de cartazes nos diretórios estaduais do PMDB, PRB, PV, PSD E PP.
Manifestação em frente às casas de todos os deputados listados.
Data 09/04
AMAPÁ – Roberto Goes (PDT)
Panelaço e colação de cartazes no diretório estadual do PDT.
Data: 07/04
MINAS GERAIS – Weliton Prado (PMB)
Protesto em frente ao diretório estadual do PMB.
Data: 07/04 DO RADARONLINE

Vai votar, deputado? Que tal dar uma olhadinha na delação da Andrade Gutierrez? Acha mesmo que Dilma sobrevive?


Quem teria estruturado a operação que envolve a Andrade Gutierrez é ninguém menos do que Antonio Palocci, que coordenou a campanha de Dilma em 2010. Era um dos seus “Três Porquinhos”. Os outros dois são José Eduardo Cardozo, hoje na Advocacia-Geral da União, e José Eduardo Dutra, que já morreu

Por: Reinaldo Azevedo
É, senhores deputados, pensem bem na hora de votar no dia 15… Será que vale a pena se vender no Mercadão do Lulão. Digamos, para efeitos de raciocínio, que não se consigam os 342 votos. Alguém realmente acredita que esse governo chegue ao fim? Só se for maluco.
O sujeito corre o risco de se prostituir politicamente e ainda ficar sem o benefício prometido, não é? É um passo para a ruína da carreira política. Se os senhores parlamentares ainda não perceberam, há uma nova sociedade nas ruas, com mecanismos também novos de memória e vigilância.
Por que digo isso? Porque é evidente que falta ainda saber muito da Operação Lava Jato. Não tem jeito, não! O crime está entranhado na alma dessa gente. É um modo de fazer as coisas, de ver o mundo, de entender a política, de gerir o estado.
Desde que os diretores da Andrade Gutierrez decidiram fazer delação premiada, o solo treme em Brasília. Pois bem: informa a Folha desta quinta que a empreiteira fez, sim, dações registradas às campanhas de Dilma de 2010 e 2014. Mas a legalidade de superfície esconde, nas profundezas, a propina. O dinheiro teria origem em obras superfaturadas da Petrobras e do setor elétrico.
A informação consta da delação premiada de Otávio Azevedo Marques, ex-presidente da empreiteira, e de Flávio Barra, ex-diretor. A dupla elaborou até planilhas para a compreensão do esquema, com doações feitas em 2010 e 2014 (eleições de Dilma) e 2012 (pleitos municipais). Só na última disputa presidencial, a campanha da petista recebeu R$ 20 milhões. Da dinheirama, pelo menos R$ 10 milhões teriam origem em obras superfaturadas.
Segundo Azevedo Marques, o propinoduto estava relacionado às obras do Complexo Petroquímico do Rio, à usina nuclear Angra 3 e à hidrelétrica de Belo Monte.
A reportagem informa que a delação da Andrade Gutierrez —  ao todo, 11 executivos prestaram depoimento — inclui obras da Copa do Mundo e atingem PT e PMDB. Entraram no rolo o Maracanã, o Mané Garrincha e a Arena Amazonas.
Quem teria estruturado a operação que envolve a Andrade Gutierrez é ninguém menos do que Antonio Palocci, que coordenou a campanha de Dilma em 2010. Era um dos seus “Três Porquinhos”. Os outros dois são José Eduardo Cardozo, hoje na Advocacia-Geral da União, e José Eduardo Dutra, que já morreu.
Bem, meus caros, todo mundo nega tudo, é claro! Ouvida, a direção do PT se saiu com uma muito boa: afirmou que a empreiteira doou mais à campanha de Aécio Neves do que à de Dilma em 2014 e disse estranhar que não haja denúncia, então, contra o PSDB.
Essa é daquelas falsas lógicas asininas que só servem aos tolos. Se a Andrade Gutierrez fez ou não doações ilegais aos PSDB, não sei. Não há informações a respeito até agora. Mas é fácil saber por que os tucanos não cobraram propina da empreiteira na Petrobras, em Belo Monte ou em Angra 3: o partido não apitava por lá, né? Afinal, não estava no comando das estatais. Tenham paciência!
E, claro, o PT disse ter recebido apenas doações legais. Vai ver os empreiteiros fazem delação premiada e confessam crime apenas para chatear os companheiros…
Não tem jeito, não, senhores! Esse governo não consegue sobreviver à própria biografia.