sexta-feira, 13 de março de 2015

CUT e Cia. salvam a Petrobras de sujeito oculto

A defesa da Petrobras é um dos principais motes das manifestações promovidas nesta sexta-feira pela CUT e seus aliados sociais. Deseja-se defender a estatal contra a ação deles. Fala-se muito “deles”… deles… deles.” Todo mal da Petrobras é culpa “deles”. A estatal está sendo destruída por “eles”. Falta aos protestos alguém que tome de assalto o megafone e grite uma singela pergunta: “Quem são eles?”

Muitos manifestantes talvez parem, travados. Quem são eles? Ora, eles são os outros, esses seres impalpáveis, responsáveis por tudo. Eles podem ser os corruptos, os corruptores, os neoliberais tucanos, o capital financeiro internacional, o procurador Janot, a mídia golpista… Eles são todos, menos a “esquerda'' e o “governo democrático e popular do PT''.
Na Petrobras, o dinheiro saiu pelo ladrão porque os ladrões entraram nos cofres da estatal. Quem abriu a porta do galinheiro para os diretores indicados pelas raposas do PT, PMDB e PP foi Lula. Quem vigiava o poleiro era Dilma Rousseff, então presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
Supremo paradoxo: em Salvador, José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, estrelou a manifestação desta sexta-feira. Foi sob Gabrielli que a ação partidária na estatal potencializou-se. Em fevereiro de 2012, Gabrielli falou sobre o fenômeno no programa Roda Viva (aqui).
A certa altura, perguntaram-lhe por que os políticos cobiçavam diretorias da Petrobras. E Gabrielli: “Nós estamos numa democracia, meus senhores e minhas senhoras. Numa democracia em que os partidos são legítimos, em que os partidos representam o interesse do povo brasileiro. Ou vocês querem negar o direito dos partidos?”
Democracia partidária na Petrobras? “Vocês querem negar o direito dos partidos. A democracia exige partidos. Muito mais importante ter partidos do que não ter, do que ter uma ditadura.” Alguém lembrou a Gabrielli que ele presidia uma estatal de capital aberto, com ações na Bolsa. Outro entrevistador repetiu que havia gente indicada por Collor na companhia.
“O senhor Collor de Mello é senador eleito”, justificou-se Gabrielli. “Eu discordo da política dele, mas esse é outro problema. Ele é legitimamente eleito.” Ante a insistência dos entrevistadores —qual é o interesse dos partidos na Petrobras?—Gabrielli soou assim:
“Os partidos participam da gestão do Estado. Isso é parte da prática democrática. Isso é parte da democracia. Os partidos são legítimos. Nós podemos discordar. Eu discordo. Você sabe que eu sou um homem de partido. Eu discordo de alguns partidos, mas é legitima a existência dos partidos. Querer que não existam partidos é autoritarismo. Pode ser um déspota esclarecido, mas é um déspota.”
Nomeado sob Lula, Gabrielli só foi substituído por Dilma em 2012, segundo ano de sua primeira gestão. Saiu sob elogios pelos serviços prestados. Já nessa época, o petista Gabrielli não era um bom exemplo. Pior: era um extraordinário aviso. Não viu quem não quis. Agora responda rápido: quem são eles? DO JOSIASDESOUZA

As manifestações desta sexta-feira transformaram em profecia o artigo de J.R. Guzzo : ‘Na rua, o Pró-Furto’


alx_brasil-politica-protestos-impeachment-20150313-92_original
Em sua coluna na edição de VEJA que começou a circular no dia 14 de fevereiro, o jornalista José Roberto Guzzo discorreu sobre as dificuldades enfrentadas por Lula, Dilma Rousseff e o PT para “colocar o povo na rua” em defesa dos quadrilheiros do Petrolão. Mesmo no Brasil governado por um grande clube dos cafajestes, é  complicado engajar muita gente num movimento que poderia perfeitamente ser batizado de Pró-Furto.
Mais que um excelente artigo, foi uma profecia: nesta sexta-feira 13, militantes da CUT e do MST, além de transeuntes pagos para carregar bandeiras, participaram de atos públicos a favor da roubalheira promovidos em algumas cidades. Para juntar menos de 10 mil pessoas em São Paulo, a ramificação sindical do Planalto e o ajuntamento de camponeses urbanos alugaram ônibus, providenciaram comida, distribuíram milhares de cachês de R$ 35; fizeram o diabo. Um espanto.
Pois nem o bando de incapazes capazes de tudo teve coragem de confessar que reivindica a impunidade dos bandidos de estimação. As faixas confeccionadas pelos pais da ideia juravam que aquilo era uma manifestação “em defesa dos trabalhadores” e “em defesa da Petrobras”. Haja cinismo. Defender os trabalhadores de quem? De quê? Só se for do governo. As duas reivindicações valem para a segunda palavra de ordem.
A Petrobras precisa ser defendida, sem dúvida. Defendida da quadrilha que saqueou a estatal para engordar contas bancárias da pequena multidão de corruptos, ampliar a fortuna dos empreiteiros amigos, financiar campanhas eleitorais e eternizar o lulopetismo no poder. Ou os marchadores desta sexta-feira saíram às ruas no dia errado ou acham mesmo que todo brasileiro é idiota.
Não é, atestam as reportagens e reafirmam as fotos publicadas pelo site de VEJA. Somadas, retratam um tremendo fiasco. O Pró-Furto durou uma tarde. Morreu de vigarice. (AN)
» Clique para continuar lendo - DO AUGUSTONUNES

Cheguei! Micão reuniu 8 mil pessoas; parte dos manifestantes atacava o governo

Demorei um pouco para retomar. Estava na rua disfarçado de inimigo do povo. A Polícia Militar estima em 8 mil o número de manifestantes em São Paulo. É claro que é um mico. No resto do país, não mais do que meia-dúzia de gatos pingados. No entorno da Paulista, dezenas, talvez centena, de ônibus fretados, vindos de toda parte.

Quem pagou? A CUT? O MST? O PT? Os sindicatos? Desempregados receberam R$ 35 para participar da manifestação liderada pelo… Partido dos Trabalhadores.
Não tenho como calcular, mas especulo que pelo menos metade estava lá não a favor de Dilma, mas contra ela — ainda que com uma oposição à esquerda. Afinal, na convocação do at,o também está aquela miríade de militantes de extrema esquerda.
O “protesto a favor” ainda contou com a ajuda de sindicalistas, que marcaram assembleias para esta sexta, como é o caso da Apeoesp (professores) e Sindsaúde. É um truque. O comando das duas entidades está com o PT.
Neste momento, ouço o Hino Nacional. Prestei atenção ao seguinte trecho:
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
O Brasil se levanta. 
Por Reinaldo Azevedo

AS DICAS QUE CIRCULAM NA REDE PARA O DOMINGO FELIZ. OU: SE CHOVER, VOCÊ NÃO É FEITO DE AÇÚCAR!

Caros leitores,
circula nas redes sociais um conjunto de recomendações para a grande manifestação de domingo, que pode tomar o país inteiro. Não sei exatamente quem as elaborou, mas elas me parecem de bom senso e de consenso. Por isso eu as divulgo aqui. Há dias tenho insistido que as ruas têm de abrigar a alegria de quem reivindica, não o rancor de quem briga.
Vamos a elas:
1 – Bandeiras de partidos políticos e outras organizações ligadas aos mesmos não são bem-vindas.
2 – A marcha é do povo, e ninguém a utilizará para autopromoção.
3 – Se você vir qualquer movimento ou atitude suspeitos, utilize a melhor arma que tem para isso: seu celular. Filme tudo e entregue o arquivo para a organização do ato, a fim de que providências legais sejam tomadas.
4 – Se surgir qualquer foco de violência ou vandalismo contra o patrimônio público ou privado, todos deverão sentar-se até que os policiais que farão a escolta, fardados ou à paisana, capturem o meliante.
5 – Se houver provocações oriundas de qualquer grupo estranho ao ato, apenas ignore. Eles estão desesperados, pois tudo o que construíram está ruindo. Nós somos a ameaça aos seus interesses escusos. Somos o golpe de misericórdia contra o PT.
6 – Atenção às mensagens que serão enviadas do carro de som!
7 – Evite roupas vermelhas ou pretas. Elas lembram o PT e os black blocs. Não compareça ao evento com camisetas que façam alusão a partidos políticos.
8 – Verde e amarelo são as cores ideais para o dia de indignação. Pinte o rosto!
9 – Confeccione faixas e cartazes. Leve bandeiras do Brasil, nariz de palhaço, cornetas, apitos, faça barulho! Leve também balões azuis, amarelos e verdes. Vamos chamar atenção para nossa causa.
10 – Durante a marcha, fique atento às palavras de ordem que serão estimuladas pela organização! Nada de coros que não são pertinentes ao ato. Lembre-se: você está nas ruas para reivindicar direitos.
11 – A Polícia é nossa amiga. Gente ordeira e trabalhadora não teme aqueles que nos protegem. Eles estarão presentes para garantir que tudo corra bem. Não trate esses bravos servidores públicos de forma hostil.
12 – Convide amigos e vizinhos. Vá com sua família ao ato! Ensine seus filhos desde pequenos que política é algo bom e deve ter à frente pessoas de bem. Estimule-os a fazer parte da história e não apenas a vê-la passar. Um povo que luta por seus direitos e participa é respeitado por seu governo.
13 – Respeite os veículos que se aproximarem da marcha. Não bata nos vidros, tampouco na lataria dos carros. Não jogue lixo no chão. Recolha papéis e outros objetos e deposite em lixeiras. Somos civilizados.
14 – Permaneça no roteiro da marcha. A intenção é mostrar nossa força, não travar o trânsito.
15 – Se chover, vá mesmo assim! Leve seu guarda-chuva, mas não deixe de comparecer. Não somos feitos de açúcar. Temos força e raça! Nada impedirá nossa luta pelo Brasil que queremos!
16 – Caso alguém passe mal no evento, forneça ajuda e contate a organização.
17 – Qualquer crítica ou sugestão serão bem-recebidas por aqueles que organizam o ato.
18 – Leve água para se hidratar durante o percurso. Respeite crianças e idosos.
19-  Desejamos uma ótima marcha a todos!!
Por Reinaldo Azevedo

CRESCE O ATIVISMO NAS REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DA MEGA MANIFESTAÇÃO ANTI-PT QUE ACONTECERÁ NESTE DOMINGO 15 DE MARÇO EM TODO O BRASIL

Banners como estes são divulgados intensamente pelas redes sociais, sobretudo o Facebook, o Twitter e os blogs jornalísticos independentes.
Cresce o ativismo político nas redes sociais à medida em que se aproxima 15 de Março, neste domingo, quando os brasileiros vão às ruas para pedir o Impeachment da Dilma e Fora PT! Agora no início desta madrugada diversos leitores deste blog utilizam o Twitter para encaminhar mensagens e banners que circulam em profusão pelas redes sociais.
As manifestações ocorrerão neste domingo 15 de Março praticamente em todas as capitais e também em diversas cidades, inclusive no interior dos Estados, o que se traduz por um clamor nacional pedindo o impeachment da Dilma e o banimento total do PT do poder.
Aqui em Florianópolis o ato de protesto está marcado para ter início às 16 horas com uma grande passeata que se iniciará no Ticen e seguirá pela Av. Beiramar Norte concluindo o trajeto defronte o prédio da Polícia Federal.
O blog continuará informando os leitores sobre as manifestações deste domingo. - DO ALUIZIOAMORIM