sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

LAVA-JATO: DOIS EXECUTIVOS DA CAMRGO CORREA ASSINAM ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA

BRASÍLIA - A onda de delações de réus da Operação Lava-Jato, que vem alimentando as investigações desde o ano passado, ainda não terminou. Dois executivos da construtora Camargo Corrêa - o presidente Dalton dos Santos Avancini e o vice-presidente Eduardo Leite - fecharam, na noite desta sexta-feira, acordos de colaboração com a força-tarefa que investiga fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras. Já João Ribeiro Auler, presidente do Conselho Administrativo da construtora, ainda está negociando com os procuradores.
As delações podem tornar as investigações ainda mais explosivas. A Camargo Corrêa foi uma das primeiras empresas flagradas em transações financeiras com o doleiro Alberto Youssef, operador do pagamento da propina no esquema de desvios da Petrobras. A Camargo também é uma das empresas com mais doações para campanhas políticas. Os executivos teriam decidido colaborar por três motivos: prisão prolongada, dificuldade para enfrentar as investigações e risco de condenação à prisão em regime fechado.
Está sendo negociada a possibilidade de revelações de fraudes não só na Petrobras, mas também em outras áreas de atuação da Camargo Corrêa. Na mira dos procuradores estão obras e serviços em hidrelétricas, rodovias e ferrovias. Os executivos da empreiteira resistiam à ideia de falar sobre outros assuntos fora do tema principal da Lava-Jato.
Mas, nos últimos dias, o ambiente mudou e as partes já se entenderam sobre os pontos principais do acordo.
BENEFÍCIOS SÃO DISCUTIDOS
Estão sendo preparados acordos individuais. Os benefícios para os delatores deverão ser estabelecidos em função da importância das informações a serem fornecidas por eles. Nesta sexta-feira, as negociações giravam em torno dos benefícios, que vão da redução de penas até a não aplicação do regime fechado.
Nesta sexta-feira, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, ouviu funcionários da Camargo Corrêa arrolados como testemunhas de defesa dos executivos Dalton dos Santos Avancini e João Ricardo Auler. Os depoimentos de Alessandra Mendes da Silva, Eduardo Maghidman, Jorge Yasbek, Enes Faria e Rodoal Schlemm foram feitos por videoconferência. Segunda-feira, serão ouvidas as testemunhas de Eduardo Leite, outro executivo da Camargo Corrêa.
Até o momento, a força-tarefa da Lava-Jato fechou 13 acordos de delação premiada, entre eles as confissões do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Os executivos das empreiteiras estão presos desde a nona fase da Lava Jato, deflagrada em 14 de novembro passado. DO O GLOBO

Exclusivo: Renato Duque foi solto a pedido de Lula



Renato Duque está livre por causa de Lula
No contexto da Operação Lava Jato, uma das perguntas que permanecem sem resposta é por que Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, foi solto por ordem do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal -- e, depois, teve novo pedido de prisão preventiva negado por obra do mesmo Teori, que convenceu Gilmar Mendes e Carmen Lúcia a segui-lo na decisão. Afinal de contas, está mais do que provado que Renato Duque, homem de José Dirceu e do PT, era um dos principais engenheiros do propinoduto que sangrou a estatal.
O Antagonista apurou com três fontes diferentes, para chegar à resposta. Renato Duque não está livre por falha de argumentação do juiz Sergio Moro e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como pensam alguns. Esse foi apenas o pretexto. Renato Duque está livre por causa de Lula.
A prisão de Renato Duque, em novembro do ano passado, fez com que a sua mulher entrasse em desespero. Sem poder contar com José Dirceu, pato manco depois do mensalão, ela recorreu a Paulo Okamotto, o faz-tudo de Lula. Para acalmá-la, Okamotto afirmou que a situação se arrumaria num curto espaço de tempo, mas ela lhe disse que não cairia nessa conversa. Que, se fosse necessário, teria como reunir provas suficientes para provar que Lula sabia e participara do esquema do petrolão.
Diante da ameaça, Okamotto disse a Lula que ele deveria encarregar-se da questão pessoalmente. Lula encontrou-se com a mulher de Renato Duque e tentou persuadi-la de que o seu marido ficaria na prisão menos do que se imaginava. Em vão. Ela voltou a afirmar que implicaria o ex-presidente no escândalo, se Renato Duque não fosse libertado rapidamente.
Acuado, Lula pediu ajuda a um ex-ministro do STF de quem é muito amigo. Ele se prontificou a socorrer o petista. O melhor caminho, disse o ex-ministro do STF a Lula, era procurar Teori Zavascki. Foi o que o amigo de Lula fez: marcou um encontro com Teori Zavascki, para lhe explicar como era urgente que Renato Duque fosse solto, porque, caso contrário, Lula seria envolvido "injustamente" num escândalo de proporções imprevisíveis para a estabilidade institucional. Teori Zavascki aquiesceu. Avisado pelo amigo ex-ministro do STF, Lula comunicou à mulher de Renato Duque que tudo estava resolvido
Foi assim que Renato Duque, passados pouco mais de quinze dias após a sua prisão, viu-se do lado de fora da carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Acuado, ele pediu ajuda a um ex-ministro do STF
27.02.2015 - DO R.DEMOCRATICA

DENUNCIA DO JORNAL NACIONAL PODE PROMOVER O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF


CATARINENSES SAEM NA FRENTE PARA A GRANDE MANIFESTAÇÃO ANTI-PT DE 15 DE MARÇO PRÓXIMO. PIPOCAM PROTESTOS EM TODO O ESTADO, PRINCIPALMENTE NAS REGIÕES PRODUTORAS DE ALIMENTOS. POVO APÓIA NAS RUAS MOVIMENTO DOS CAMINHONEIROS.


Continua se espalhando pelo interior de todo o Brasil manifestações contra o governo do PT, contra Lula, Dilma et caterva e também em apoio ao movimento dos caminhoneiros. Já havia postado aqui no blog um vídeo de uma manifestação nas ruas de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste do Estado de Santa Catariana.
Agora foi a vez de Chápecó, também no Extremo-Oeste catarinense, onde o povo também foi às ruas exigindo o impeachment da Dilma e o fim do PT.
Chapecó é um importante centro agro-industrial não só de Santa Catarina mas de todo o Brasil. É de lá, de suas plantações e, sobretudo de seus frigoríficos que saem toneladas de frango, suíno e derivados para mesa dos brasileiros. E esses produtos estão sempre à disposição dos consumidores em quantidades generosas em qualquer ponto do país graças ao incessante trabalho dos caminhoneiros, categoria expressiva no Estado de Santa Catarina que é um dos maiores produtores de frango e suíno do Brasil, entre outros produtos agrícolas e de origem animal.
Infelizmente a grande imprensa brasileira em sua maioria continua escamoteando estas informações, sobretudo jornais como a Folha de S. Paulo, agora preocupada em reeleger o petista Haddad, que já é considerado o pior prefeito do Brasil.
Ninho de idiotas esquerdistas de todos os gêneros e transgêneros, a Folha de S. Paulo faz na edição desta sexta-feira apologia a um bando de desordeiros chefiados por um de seus colunistas, dublê de escritor, agitador e estimulador de invasão de propriedades privadas na capital paulista.
Em que pese o fato de que as reservas de água aumentaram de forma expressiva em São Paulo, a Folha continua enchendo o saco com matérias falando em crise hídrica, que os petistas qualificam de "secalhão tucano". Na verdade é graças aos tucanos que o auge da seca que já começa a passar tenha ocorrido sob a administração do PSDB. Já pensaram se São Paulo fosse governado pelo PT?
Causa espanto que um jornal como a Folha de S. Paulo, com capilaridade nacional ande em torno apenas do próprio umbigo revelando que desconhece o Brasil. Aposto que a maioria de seus jornalistas nem sabe onde fica São Miguel do Oeste ou Chapéco. Se na mesa desses semoventes tem comida, sobretudo produtos como frango, suíno e derivados, agradeçam a agro-indústria de Santa Catarina, seus empresários e trabalhadores no campo e nas fábricas e aos caminhoneiros que abastecem os supermercados da fabulosa São Paulo.
"O SUL É O MEU PAÍS"
Não é à toa que há muitos anos existe aqui no Sul do Brasil um movimento denominado O Sul é o Meu País, que postula a separação da região do resto do Brasil. E não é coincidência o fato de que esse movimento separatista tenha sua sede em Santa Catarina.
Também não é coincidência o fato de que nas últimas eleições presidenciais Dilma perdeu no primeiro e no segundo turno para Aécio Neves em Santa Catarina. Proporcionalmente ao número de eleitores, Santa Catarina foi o Estado onde Aécio teve a maior votação. Claro que não é jamais um voto partidário, mas um grito contra o desgoverno comunista de Lula, Dilma e corriola.
Os catarinenses de modo geral vêem com espanto o noticiário dos grandes jornais brasileiros, como a Folha de São Paulo e também aquele veiculado pelas grandes redes de TV, como a TV Globo.
Apesar do desgoverno do PT, da roubalheira infernal e vergonhosa, da odiosa concentração dos recursos absorvidos por uma carga tributária indecente turbinada pelo governo socialista do PT,  o povo catarinense resiste bravamente e contribui de forma generosa para alimentar inclusive os parasitas mentirosos da grande mídia brasileira que nem têm ideia de onde vem os alimentos que os mantém vivos.
É por tudo isso que se vê pipocar no Extremo Oeste catarinense, um dos celeiros do Brasil, os protestos contra o desgoverno do PT e o apoio popular ao movimento dos caminhoneiros.
E sabe qual foi a resposta do governo do Lula, Dilma e seus sequazes  ao clamor popular?, repressão policial contra os caminhoneiros, justamente eles que se arriscam dia e noite nas estradas para garantir a alimentação dos brasileiros e as prateleiras de lojas e supermercados com estoque de todos os produtos que demandam os consumidores.
SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL
É evidente que a situação tornou-se insustentável. Se a bandalha do PT insistir em permanecer no poder a qualquer custo haverá um inevitável confronto. Não sou eu quem afirma isso. São os fatos.
E os fatos são fatos. O resto é delírio de um punhado de psicopatas instalados no poder em Brasilia e nas redações dos grandes veículos de mídia.
A Folha de São Paulo, Rede Globo e similares não precisam cobrir a manifestação anti-PT marcada para o dia 15 de março. A mídia verdadeira constituída por blogs independentes e redes sociais dará conta folgada de informar todos os cidadãos brasileiros.
Aliás, a manifestação de 15 de março está sendo organizada e convocada apenas pelas rede sociais, já que é boicotada de forma vergonhosa pelos vagabundos mentirosos que controlam as redações dos grande veículos de comunicação para atender os ditames do Foro de São Paulo, a organização comunista fundada por Lula e Fidel Castro em 1990, destinada a transformar toda a América Latina num quintal de Cuba. A Venezuela, por exemplo, é o país onde o Foro de São Paulo mais avançou. Lá um quilo de frango é disputado a tapa quando o produto chega num supermercado. Os consumidores têm de esperar horas em filas quilométricas para comprar produtos de primeira necessidade.
Se o povo brasileiro não reagir agora com firmeza absoluta no futuro imediato estaremos igual à Venezuela. Pensem nisso.- DO ALUIZIOAMORIM

CLUBE MILITAR CRITICA LULA E CHAMA O EX-PRESIDENTE DE 'AGITADOR' . EM NOTA, ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA REBATE DECLARAÇÕES DE LULA EM ATO PELA PETROBRAS E DIZ QUE HÁ APENAS 'UM EXÉRCITO' NO PAÍS


O Clube Militar repudia, veementemente, a infeliz colocação desse senhor, pois neste País sempre houve e sempre haverá somente um exército, o Exército Brasileiro, o Exército de Caxias, que sempre nos defendeu em todas as situações de perigo, externas ou internas." (AE)
O Clube Militar publicou em seu site nota em que critica duramente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seu discurso durante ato em defesa da Petrobrás, na terça-feira, 24, no Rio. O texto chama Lula de "agitador" e o acusa de incitar a discórdia. "É inadmissível um ex-presidente da República pregar, abertamente, a cizânia na Nação", diz a nota.
A associação, composta por oficiais da reserva, se queixa da fala do ex-presidente, quando disse que os petistas também sabem brigar "sobretudo quando o (João Pedro) Stédile (líder do MST) colocar o exército dele nas ruas". A declaração foi feita durante discurso a militantes que participavam do ato, cujo objetivo era defender a estatal em razão dos desgastes provocados pelas investigações de irregularidades. Stédile era um dos presentes no ato.
A fala gerou resposta dos militares. "Neste País sempre houve e sempre haverá somente um exército, o Exército Brasileiro, o Exército de Caxias, que sempre nos defendeu em todas as situações de perigo, externas ou internas", afirma o texto, repudiando a declaração do ex-presidente.
O texto questiona ainda a real intenção da manifestação de Lula e sugere que o petista teme as investigações em curso na Operação Lava Jato. "O que há mais por trás disso? Atitude prévia e defensiva de quem teme as investigações sobre corrupção em curso?".
Os petistas que protestaram no centro do Rio são criticados por mostrarem "despreparo com as lides democráticas" e acusados de reagirem fisicamente aos que gritavam 'fora, Dilma'. "Reagiram inconformados como se só a eles coubesse o "direito" da crítica aos atos de governo".
Abaixo, a íntegra da nota:
"O Brasil só tem um Exército: o de Caxias!
Ontem, nas ruas centrais do Rio de Janeiro, pudemos assistir o despreparo dos petistas com as lides democráticas. Reagiram inconformados como se só a eles coubesse o "direito" da crítica aos atos de governo. Doeu aos militantes petistas, e os levou à reação física, ouvir os brados alheios de "Fora Dilma".
Entretanto, o pior estava por vir! Ao discursar para suas hostes o ex-presidente Lula, referindo-se a essas manifestações, bradou irresponsáveis ameaças: " ..também sabemos brigar. Sobretudo quando o Stédile colocar o exército dele nas ruas". Esta postura incitadora de discórdia não pode ser de quem se considera estadista, mas sim de um agitador de rua qualquer. É inadmissível um ex-presidente da República pregar, abertamente, a cizânia na Nação. Não cabem arrebatamentos típicos de líder sindical que ataca patrões na busca de objetivos classistas.
O que há mais por trás disso?
Atitude prévia e defensiva de quem teme as investigações sobre corrupção em curso?
Algum recado?
O Clube Militar repudia, veementemente, a infeliz colocação desse senhor, pois neste País sempre houve e sempre haverá somente um exército, o Exército Brasileiro, o Exército de Caxias, que sempre nos defendeu em todas as situações de perigo, externas ou internas." (AE) - DO MOVCC

A PIZZARIA DO DOUTOR JANOT – Que mimo! O Estado brasileiro encontrou os corruptores, mas não tem certeza se existem corrompidos…

Então vamos lá, caros internautas. Quem lê este blog sabe desde domingo que Rodrigo Janot, procurador-geral da República, andava, digamos assim, “conversando” com José Eduardo Cadozo, ministro da Justiça. A publicação da informação me rendeu alguns ataques bucéfalos. Eu estaria, ora vejam!, fazendo carga contra o Ministério Público. Escrevi ontem um post a respeito e convidei os leitores insatisfeitos com o blog a fazer o que faço quando acho que um veículo não presta: ler outra coisa. Vamos seguir.
Às 6h21 de quarta-feira, os que acompanham esta página leram aqui um post cujo título era este: “Janot, os pedidos de abertura de inquérito e a denúncia… É preciso cuidado para que o braço político do crime não se dê bem de novo!”.
Janot inquéritos
E escrevi lá o que segue:
Janot inquéritos 2Janot inquéritos 3
Muito bem! Na Folha desta sexta, lê-se o que segue.
Folha Janot inquéritos
FOlha Janot inquéritos 2
Folha Janot inquéritos 3
Retomo
Olhem cá, meus caros: meu interesse nessa história vai nesta ordem, de acordo com a minha profissão:
1: apegar-me aos fatos — é o trabalho de um jornalista;
2: cobrar que se faça Justiça, de acordo com as leis da democracia e do estado de direito.
Reitero: os que estiverem satisfeitos com isso continuem no blog. Os que não estiverem estão a um clique de fazer a coisa certa.
Não sou adivinho. Não sou ideólogo. Não sou Pitonisa. A pizza que se busca assar no petrolão é muito mais sofisticada, reitero, do que a que se assou no mensalão. Alguns espertos e expertos estão abusando da ignorância e do velho rancor contra os ricos — vocês sabem como eles têm as costas largas… — para transformar os empreiteiros nos grandes bandidos da República, enquanto os políticos, a exemplo do que se deu no mensalão, continuarão a saltitar por aí. É contra isso que me insurgi desde o princípio.
E pergunto de novo: o Ministério Público vai ou não fazer a delação premiada de Ricardo Pessoa?
Para encerrar
Naquele post de quarta-feira, deixei claro que Janot pedir ao STF o fim do sigilo dos procedimentos de investigação — incluindo inquéritos — é pura firula populista, tendente a ser rejeitada pelo tribunal. Estivesse realmente interessado em justiça e celeridade, ele ofereceria, em muitos casos escancarados, a denúncia, em vez pedir a simples abertura de inquérito.
Estamos diante de mais um caso de surrealismo explícito. Vejam que graça: temos pessoas que o Estado considera “corruptoras” — os empresários denunciados —, mas esse mesmo Estado tem dúvidas se existem os “corrompidos”… Ou por outra: o Estado brasileiro tem certeza de que existe o criminoso, mas não está certo de que o crime tenha existido. É uma piada!
 Eu opino muito, sim. Mas a base da minha opinião são os fatos. Os incomodados que se mudem. Sobrarão muitos milhares.
Obrigado!
Por Reinaldo Azevedo