quarta-feira, 9 de julho de 2014

Em SP, Alckmin tem 56,4% e Skaf, 17,2%, diz Veritá 3

José Serra lidera disputa ao Senado com 34,4%; Eduardo Suplicy tem 24,7%
No Estado, Dilma Rousseff pontua 28,5% e Aécio Neves, 23,5%
Pesquisa realizada em 1° a 5.jul; margem de erro de 2,16 pontos percentuais
Edson Silva/Folhapress - 25.jun.2014
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) (foto) lidera a disputa pelo governo de São Paulo com 56,4% das intenções de voto, segundo pesquisa Veritá divulgada pelo site Brasil 247 nesta 4ª feira (9.jul.2014).
Paulo Skaf (PMDB), ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), está em segundo lugar, com 17,2%. O ex-ministro Alexandre Padilha (PT) tem 4,5% das intenções de voto.
Entre os nanicos, Gilberto Natalini (PV) tem 0,7% e Gilberto Maringoni (PSOL), 0,5%. Votos em branco e nulo são 16,2% e indecisos, 4,6%. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Geraldo Alckmin e Paulo Skaf, o tucano sairia vitorioso com 57,4% dos votos, contra 20,4% do pemedebista. Brancos e nulos são 17,8% e indecisos, 4,3%.
Geraldo Alckmin também ganharia em um segundo turno contra Alexandra Padilha, mas por uma vantagem menor. Nesse cenário, o atual governador de São Paulo tem 49,3% das intenções de voto, contra 23,7% do petista. Brancos e nulos são 21,6% e indecisos, 5,4%.
Senado
Na disputa pela única vaga disponível no Senado, o ex-governador José Serra (PSDB) lidera com 34,4% das intenções de voto. O senador Eduardo Suplicy (PT), cujo atual mandato se encerra neste ciclo eleitoral, tem 24,7%. Gilberto Kassab (PSD), 7,9%.
Ana Luiza (PSTU) pontua 2,7% e Marlene Campos Machado (PTB), 2,5%. Kaká Werá (PV) tem 0,9%. Brancos e nulos são 19,4% e indecisos, 7,4%.
PresidencialA pesquisa também perguntou aos eleitores paulistas em quem eles pretendem votar para presidente da República. Dilma Rousseff (PT) lidera com 28,5% das intenções de voto, seguida de perto por Aécio Neves (PSDB), com 23,5%.
Eduardo Campos (PSB) tem 8,8% e Pastor Everaldo (PSC), 3,3%. Os demais candidatos pontuaram menos que 1% de intenção de voto cada um e têm, somados, 4%. Votos em branco e nulo são 23,7% e indecisos, 9,2%.
Em um eventual segundo entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, o tucano sairia vencedor com 34% dos votos, contra 31,8% da petista. No cenário com Dilma enfrentando Eduardo Campos, a presidente pontua 32%, contra 29,4% do pessebista.
A pesquisa do Instituto Veritá foi custeada por recursos próprios e entrevistou 2.207 pessoas nos dias 1° a 5 de julho de 2014. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-00009/2014.
O Instituto Veritás, sediado em Uberlândia (MG), é dirigido por Adriano Silvoni. Segundo a empresa, a pesquisa foi custeada com recursos próprios com o objetivo de colher informações estratégicas e ganhar credibilidade no mercado.
Consulte a tabela com as pesquisas disponíveis de todos os institutos para São Paulo nas eleições para governador no 1º turno e 2º turno e para senador.
Este Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.
DO F.RODRIGUES-UOL

O Lula do vídeo nem desconfiou que havia uma Alemanha no meio do caminho: ‘Como tá boa a Copa do Mundo, gente do céu!’


Excitado com a chegada do Brasil às oitavas de final, anabolizado pelo almoço em que matou a sede, Lula aproveitou o comício em Curitiba para fazer da Copa da Roubalheira um instrumento de caça ao voto. O vídeo registra o trecho em que o palanque ambulante, neste 3 de julho, propõe que a Fifa transforme numa Copa sem Fim o Mundial disputado a cada quatro anos:
“Ai gente, como tá boa a Copa do Mundo, gente do céu! A gente não vê mais aqueles programas da tarde, que morre gente toda hora, não vê mais, puta merda, como era bom ter jogo à uma, ter jogo às quatro, o povo tá mais bem humorado, ó a cara de vocês como é que tá, mais feliz…puta merda, porque tem programa que a gente assiste, dá vontade da gente sair de casa, se trancar embaixo do cobertor e ficar lá”.
O embusteiro vocacional não desconfiou que havia uma Alemanha no meio do caminho. Nem poderia imaginar que o carnaval temporão seria bruscamente interrompido por 7 a 1. Na tarde em que o Brasil disputará com a Argentina ou a Holanda um improvável terceiro lugar, vai ficar trancado em casa, escondido sob o cobertor. E talvez troque palavrões por orações.
Se cumprir a promessa de ver a final no Maracanã, Dilma poderá medir a taxa nacional de felicidade com a reprise da frase que abre o falatório de Lula: “Ai gente, como foi boa a Copa do Mundo, gente do céu!” Estará no lucro se escapar do coro que ouviu no Itaquerão. Mas a vaia será mais estrondosa que a goleada que encerrou o Carnaval temporão no Brasil Maravilha.
DO A.NUNES-REV VEJA