quinta-feira, 5 de junho de 2014

Greves no Brasil são notícia na França; El Mundo chama país de 'manifestódromo'

  • por G1
    O site do jornal El Mundo, da Espanha, compara o Brasil a um 'manifestódromo'As greves e manistações no Brasil às vésperas da Copa do Mundo são destaques nos jornais da Europa. Na tarde de quarta-feira (4), o site do jornal espanhol El Mundo publicou uma reportagem chamando o Brasil de "Manifestódromo mundial". E nesta quinta, o Le Figaro, da França, escreve "Ameaça de greve geral no Brasil a uma semana do Mundial!
    A imagem de bolas gigantes pintadas com uma cruz vermelha em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, ilustram ambas as reportagens.

    O El Mundo diz que 42% da população é contra a Copa no Brasil, mas o clima para as manifestações não é tão grande quanto a vista em junho de 2013. "Mas, embora os protestos sejam menores, têm-se multiplicado e diversificado porque os trabalhadores também querem dividir o bolo no Mundial", escreve o jornal (leia a reportagem, em espanhol).

    Já o Le Figaro destaca a greve dos funcionários do Metrô de São Paulo, e as ameaças de empregados de companhias aérea, como a Latam, de cruzarem os braços às vésperas da Copa. O jornal francês lembra as greves da polícia e dos professores e destaca que este ano as manifestações estão mais nas mãos dos sindicatos, e não da população, como em 2013 (leia a reportagem, em francês).
    Le Figaro, da França, fala em ameaça de greve geral no Brasil às vésperas da Copa
  • Businessweek destaca 'inundação' de TVs sem HD nas lojas do Brasil

    Reportagem do site da BloombergO site da revista de negócios norte-americana Bloomberg Businessweek destacou em reportagem publicada nesta terça-feira (4) em seu site o otimismo de fabricantes e varejistas com a venda de televisores no Brasil para a Copa do Mundo. De acordo com a reportagem, as lojas estão importando TVs de plasma sem o conteúdo HD.
    "Muitos dos televisores que estão sendo enviados para o Brasil são TVs de plasma de baixo custo que não mostram o conteúdo HD, mesmo que esses modelos parecem estar no caminho da obsolescência em outro lugar A receita de vendas de televisores de plasma caiu quase 60% de 2010 a 2013, segundo a empresa de pesquisa IDC", diz o texto (leia a reportagem, em inglês).
    A reportagem faz um alerta de que muitos equipamentos estão sendo importados para o varejo, mas não exatamente para fãs de futebol. O consultor James Flaws alerta para que os investidores têm uma expectativa muito acima da realidade. "O impacto sobre o consumo de televisão é maior, mas menos do que o que os investidores esperam", disse ele durante uma conferência em janeiro.
    Outro consultor, Paul Gagnon, diz que as lojas estão comprando mais televisões do que o esperado, o que poderia ser um sinal de varejistas estão superestimando quantas TVs serão vendidas.
  • CNN destaca motéis como alternativa de hospedagem para a Copa

    CNN destaca os motéis para hospedar torcedores na CopaO site da CNN noticiou nesta terça-feira (3) que o Rio de Janeiro e as outras cidades-sede da Copa do Mundo estão com problemas na rede hoteleira por conta da demanda ocasionada pelo Mundial. A opção apontada aos turistas que verem vir para o Brasil são os motéis. “Alguns viajantes estão sendo criativos e optando por ficar em motéis”, diz o texto (leia a reportagem, em inglês).
    Os motéis, segundo a CNN, cobram taxas mais baixas do que os hotéis tradicionais, e oferecem surpresas como “piscina privativas e cadeiras eróticas.”
    Michael Fine, consultor de viagens com sede em São Paulo, diz que embora existam muito motéis “pulgueiros” no país que alugam quartos por 30 minutos, há lugares que oferecem até banheiras de hidromassagem, saunas e salas temáticas.
    Felipe Martinez, gerente do Lush Motel em São Paulo, diz que as reservas de clientes estrangeiros aumentaram. Com os negócios internacionais, ele espera aumentar as vendas em 20%, durante a Copa do Mundo.
  • Prefeito de Manaus pede para britânicos se comportarem como 'padres', diz jornal

    Matéria do 'Guardian' sobre Manaus, nesta terça (3)O jornal "The Guardian" noticiou nesta terça-feira (3) que o prefeito de Manaus pediu que os torcedores ingleses se comportassem como "padres" em sua estadia na cidade. Segundo o jornal, o prefeito Artur Neto - que confrontou o técnico inglês após ele ter criticado o clima da cidade no ano passado – disse que espera cerca de 7 mil torcedores do Reino Unido até o jogo do dia 14, contra a Itália.
    "Acho que vai dar tudo certo. Vai ser um lindo evento - por que alguém iria querer perturbar? Quando vou para a Inglaterra, eu me comporto como um pacífico padre. Espero que todos que venham a Manaus também se comportem como padres."
    Segundo o jornal, apesar da (má) reputação que tinham nos anos 1980 e 1990, os torcedores britânicos foram elogiados pelo comportamento nos estádios e houve anos em que nenhuma prisão foi feita relacionada a futebol (2006 e 2010, segundo o "Guardian").
    Já o Brasil, diz o jornal, tem um problema "crescente". "Nos últimos três anos, mortes relacionadas ao futebol bateram novos recordes". O jornal cita o brasileiro "O Globo" para informar que 23 pessoas morreram em 2012 e 30 em 2013.
  • Reportagem alemã diz que prostituição infantil se prolifera no Brasil

    Reportagem no site do jornal alemão tem foto da ex-prostituta infantil

    “Die Welt”, um dos maiores jornais da Alemanha, publicou na última quarta-feira (28) reportagem intitulada “Prostituição infantil tem boom à sombra da Copa do Mundo”, em que afirma que  é possível fazer sexo com menores de idade no Brasil com “a partir de alguns euros”. “A polícia não age, a Fifa silencia” diz o texto.

    Os repórteres Tim Röhn , Marc Neller e Sam Wild, que assinam o artigo, apresentam o caso de uma menina com o nome fictício de “Lisa”, que atualmente tem 23 anos, mas relata ter começado a se prostituir com 13, em Fortaleza.

    Ela diz que deixou a prostituição, mas ainda sofre as consequências dela. Seu primeiro namorado, ao saber que ela foi prostituta, se suicidou, segundo o jornal. Conta que até hoje tem pesadelos com o que passou.

    A reportagem conta que na Avenida Juscelino Kubitscheck, na capital cearense, há “dúzias de meninas e meninos” à espera de clientes. Uma representante do projeto de apoio Vira Vida, Ana Isabel Cabral Lima de Souza, que os casos de prostituição infantil na cidade teriam “aumentado em 100% - e a Copa nem começou”.

    “Em Fortaleza, ocorre frequentemente que taxistas destemidos levem os clientes até o ponto de prostituição infantil. Uma criança é escolhida e embarca no carro. O taxista anda algumas centenas de metros, desembarca e só volta quando tudo acabou. Ele ganha alguns reais extras e deixa a menina ou menino em algum lugar da cidade. A polícia sabe disso, dizem os assistentes sociais”, relata o diário alemão.
    “Die Welt” diz que o negócio do sexo com menores “floresce à sombra do esporte” no Brasil. O jornal cita que nos últimos dez anos a prostituição infantil teria se quadruplicado, chegando a 400 mil pessoas, mas não informa a fonte dessa informação. O motivo para elas se prostituírem seria a pressão das famílias para conseguirem dinheiro.
  • TV da Europa mostra problemas no Brasil às vésperas da abertura da Copa

    Programa 'The Corner' abordou os riscos de dengue no Brasil durante a Copa do Mundo
    Boa tarde!
    Este novo blog do G1 vai abordar reportagens sobre o Brasil publicadas na imprensa internacional para mostrar como o país é visto no exterior.
    Uma reportagem do programa "The Corner", exibida na noite desta segunda-feira (2) pelo canal Euronews, afirma que a menos de duas semanas do início da Copa do Mundo o Brasil enfrenta problemas com manifestações, atrasos em obras nos estádios e aeroportos, ameaça de surto de dengue e até comida estragada no hotel da seleção da Itália (veja o vídeo).
    A reportagem de mais de quatro minutos começa abordando os protestos de junho de 2013, quando a população foi às ruas de São Paulo para manifestar contra o aumento nas tarifas de ônibus, e culminou em uma série de protestos por todo o país. "Foi uma mobilização nacional com manifestantes acusando o governo de gastar bilhões em novos estádios e não o suficiente com acesso a habitação", diz a reportagem.
    O programa mostra ainda a greve de motoristas e cobradores de ônibus em maio, que provocou caos no sistema de transporte das grandes cidades. "O Brasil prometeu uma série de projetos em conjunto com a Copa do Mundo para melhorar suas estradas e aeroportos, mas o país tem lutado para terminar o essencial, como estádios", diz a reportagem.
    Os atrasos nas obras da Arena Corinthians, que sediará jogo de abertura do torneio entre Brasil e Croácia no próximo dia 12, também são abordados.
    A reportagem mostra ainda que o Ministério da Defesa do Brasil já colocou 30 mil soldados nas fronteiras para combater a entrada de imigrantes ilegais e o tráfico de drogas.

BORYS: NO INFERNO MUSSOLINI E HITLER DEVEM ESTAR APLAUDINDO LEI DAS PALMADAS



DO UOL