sexta-feira, 23 de março de 2012

Show de realidade

NELSON MOTTA - O Estado de S.Paulo
Seguindo a atual preferência popular na televisão, foi um show de realidade, muito melhor do que qualquer Big Brother. O repórter do Fantástico se passa por gestor de saúde e detona quatro quadrilhas disfarçadas de empresas fornecedoras de hospitais públicos que subornavam funcionários, fraudavam licitações e inflavam preços para roubar o contribuinte.
A mise-en-scène é moderna, mas os métodos são antigos e se espalham como um câncer nas administrações, só mudam os nomes dos malfeitores e dos partidos no poder, que não por acaso são sempre beneficiários de generosas contribuições das quadrilhas. Vai ser assim enquanto pessoas jurídicas - que não votam - puderem participar de campanhas eleitorais.
Os ramos de atividade são clássicos da gatunagem: coleta de lixo (esse pessoal ama o lixo, como negócio e metáfora), quentinhas de presídios (são os melhores clientes, não reclamam nunca), aluguel e manutenção de carros (em um ano recuperam o preço do veículo).
Roubar de hospitais, de crianças doentes, é repugnante, mas nada mais surpreende num País que já viu desbaratadas quadrilhas de funcionários, políticos e empresários que roubavam sangue, remédios para câncer e merenda escolar. Roubam de crianças, presos e doentes, e, num eufemismo delubiano, chamam de "ética do mercado". No Brasil maravilha da propaganda oficial, é um show de realidade: com o País mais rico, rouba-se mais.
Mas este não é só mais um dos incontáveis episódios de suborno de gestores e roubo de dinheiro público, é um arquétipo documentado, um padrão que deveria ser estudado como um modelo, porque se reproduz de forma sistêmica em todo o Brasil, com a administração pública dominada - como nunca na história desse País - pelos interesses dos políticos e dos partidos.
Como é incontestável que a maior parte dos nossos representantes federais, estaduais e municipais é de baixo nível ético, como esperar que os ruins façam boas indicações? Você confiaria em alguém indicado por Sarney, Renan ou Jucá?
O castigo extra para os quadrilheiros cariocas vai ser comer a gororoba de preso que eles superfaturavam.

Caso de venda de sentença no Tocantins mostra nepotismo no Judiciário

Felipe Recondo e Ricardo Brito, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - As denúncias de venda de sentença no Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) e investigadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) revelaram um caso explícito de nepotismo. As investigações mostram que o desembargador Amado Cilton Rosa empregava sua mulher, Liamar de Fátima, em seu gabinete. Dentro das atribuições, Liamar tinha que resolver os problemas domésticos no horário do expediente.
No gabinete, de acordo com o desembargador, sua mulher trabalhava apenas quatro horas por dia. Liamar de Fátima admite o expediente reduzido, mas diz que, em certos dias, seu expediente chegava a oito horas corridas. Mas nesse período, contava o tempo que passava resolvendo os problemas domésticos ou pessoais de seu marido.
"O desembargador é um homem que não sabe usar um talão de cheque, por incrível que pareça. O desembargador, se o senhor colocar ele na frente de um caixa eletrônico, ele não sabe para o que serve", contou Liamar de Fátima ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, relator do processo.
"Quer dizer que a senhora faz o serviço doméstico no seu horário de trabalho?", questionou Noronha. "Sim, porque a gente não tem outro horário", admitiu Liamar. "Na maior parte das vezes, realmente, eu vou entre sete e meio dia. Saio e muitas vezes não retorno mais", disse Liamar de Fátima no depoimento. "Por exemplo, se na segunda-feira está tudo bem na minha casa (...) eu vou das sete às duas. Mas se eu tiver que fazer alguma coisa para o desembargador fora do gabinete, eu não volto (para o tribunal)", disse.
Liamar de Fátima disse que não sabia exatamente quanto recebia do tribunal por essa jornada dupla. "Eu não tenho curiosidade de pegar meu contracheque para ver o que é que eu recebo nele. Eu não tenho essa curiosidade", ela explicou. No depoimento, ela disse que ganha "seis mil e alguma coisa".
Desde o início da semana, o jornal O Estado de S. Paulo tem revelado uma série de detalhes das investigações feitas ao longo de quatro anos pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal sobre um amplo esquema de corrupção no Judiciário tocantinense. O esquema envolveria irregularidades no pagamento de precatórios, a venda de sentenças, com a suposta participação, em um caso, da mulher de um desembargador, a apropriação indevida de parte dos salários de servidores e até um caso de censura ao jornal.

A Crise: Ultima fase as vesperas do golpe comunista!!!






A guerra entre as gangs de ladrões e corruptos do desgoverno Petralha está se aproximando de seu auge,Dilmarionete, a comunista-terrorista emperdinida, mamulenga de Lullacorleone ataca as ratazanas do Congresso com furor devastador,inclusive expulsa os porcos e hienas do PT/PMDB(Vacarezza e Romboso Jucá) da liderança do governo na Câmara e no Senado assim ela desbarata e desmantela irreversivelmente a “base aliada” arduamente construída pelo seu dono, Lulla ,o comedor de cabritas(zoofilo) de Garahuns.
Dilmarionete está completamente fora de controle! Surtou geral!
O pânico e o desespero em sua fisionomia é cristalino! Sem as ordens de seu dono Lulladrão, que está irremediavelmente condenado pelo o oportuno Cancer que o devora lentamente, ela sem nenhuma vocação para a política , sem nenhum tato para tratar e socializar com pessoas vai com seu jeito grosseiro e atrevido destruindo e queimando todas as pontes a sua frente..




Era tudoooo que a “Madre Superiora “ Saraminda de fogo queria!!!! Que a Dilmarionete se detonasse com suas próprias palavras e atos. Resultado; Dilmarionete abriu fogo pesado contra Sarney e sua gang e demais partidecos sabujos e ficou sozinha... esta levando porrada atrás de porrada no congresso, nem o próprio PT a apóia ! Dilma esta com os dias CONTADOS!
Collor já advertiu que ela pode sofrer o que ele sofreu...mas claro do que isso impossível! Estamos as vésperas de uma devastadora CRISE ! Dilma ou enfrenta com garra essa corja de bandidos travestidos de políticos ou será esmagada por eles.
Talvez a comunista esteja pensando que solução é fechar o Congresso, cassar e prender todos os corruptos conhecidos e notórios do cenário nacional e decretar estado de Sítio e assim impor finalmente a Ditadura comunista dos seus sonhos e feitio!
A guerra é mortífera para a democracia e o Estado de direito brasileiro,a corja está se matando entre si para ver quem rouba mais! O Brasil esta sendo LITERALMENTE vilipendiado brutalmente por estes apátridas e delinqüentes que só visam o seu enriquecimento ilimitado,descarado e escancarado, impune! ROUBAM DEBOCHADAMENTE O POVO BRASILEIRO E QUEREM AINDA MAIS!
Tudo isso vai ter um final : Uma Guerra civil , que aliás já começou, a população padece horrores nas mãos dos delinqüentes e criminosos comuns nas ruas que incentivados com a FALENCIA DA SEGURANÇA PUBLICA E A FALENCIA DO JUDICIARIO QUE INVÉS DE PUNIR DAH AO MELIANTE AS BENESSES DA “LEI” E ESTES VOLTAM AS RUAS NO MESMO DIA... se presos forem! A IMPUNIDADE de menores infratores e de criminosos em geral é uma ABERRAÇÃO! Já não se pode mais IR e VIR do trabalho, da escola, já NÃO SE PODE mais ter um estabelecimento comercial pois TUDO E TODOS estão sendo ATACADOS VIOLENTAMENTE E BARBARAMENTE PELOS MARGINAIS QUE SE MULTIPLICAM A CADA DIA!
O BRASIL esta vivendo o TERROR/CAOS criado propositalmente pela estratégia COMUNISTA DE DESMORALIZAÇÃO, DESESTABILIZAÇÃO E CRISE PARA IMPOREM UMA DITADURA COMUNISTA, é a fase final dos planos gramicistas de tomada do poder pelos comunistas do Foro de São Paulo sob a liderança do salafrário |LullaStalin. A HORA É GRAVE1 NÃO HAVERÁ COPA! EM SEU LUGAR UMA TENTATIVA DE GOLPE COMUNISTA ESTA CLARAMENTE SE DESENHANDO EM MEIO A ESTA CRISE. DILMA NÃO TERIA ESTOFO DE PEITAR O CONGRESSO, OS MILITARES E OS PARTIDOS POLITICOS SE POR TRÁS DELA NÃO HOUVESSE UM FORTE SUPORTE DE FORÇAS ALIENIGENAS(VENEZUELA,CUBA,BOLIVIA,ARGENTINA,PARAGUAY,EQUADOR,CHINA COMUNISTA E RUSSIA PARA BANCAR A REVOLUÇÃO SOCIALISTA E A TOMADA DO PODER COMUNISTA. DILMASTLIN VAI ACABAR COM A CORJA DO PMDB, VAI FECHAR A IMPRENSA, ACABAR COM AS INSTITUIÇÕES DE ESTADO E PROMOVER UM BANHO DE SANGUE NA POPULAÇÃO AO ESTILO CUBANO OU MELHOR SIRIO!
OU ELA DAH OU DESCE!!! É INEVITAVEL E IRREVERSIVEL O CONFRONTO QUE A ESQUERDA RADICAL COMUNISTA TANTO DESEJA , ELES QUEREM REPETIR AQUI A REVOLUÇÃO CUBANA, QUEREM UM pOLpOT QUEREM SANGUE DE BURGUESES BANHANDO AS RUAS! E VÃO TER SANGUE SIM ! MUITO SANGUE DELLES E DE MUITOS INOCENTES JUNTOS! Aliás o sangue jorra todo dia, abundantemente do povo assassinado pela bandidagem das “comunidades” a serviço das esquerdas semeadoras de cizânias e ódios!
Chegou a hora da verdade! Escolham os lados e se preparem pois o pau vai comer sem quartel e sem piedade!
Lembre-se de 1935 e 1964!!!
Lembre-se do que foi as revoluções e os regimes comunistas pelo mundo
100 milhões de mortos e incontáveis milhões de desaparecidos ,mutilados,pelo Mundo afora.
Lembre-se das FARCS e seus horrendos seqüestros de civis inocentes há mais de 16 anos no cárcere comunista das selvas.
Dilma, O PT e os Partidos comunistas estão as vésperas de mais uma nova e perigosíssima INTENTONA COMUNISTA para ACABAR DE VEZ COM A LIBERDADE E A DEMOCRACIA NO BRASIL.
ASSISTAM ATENTAMENTE OS VIDEOS ABAIXO POSTADOS PARA ENTENDER BEM A ESTRATÉGIA DA TOMADA DO PODER PELA CORJA COMUNISTA




A última de Maria do Rosário, a provocadora vulgar. Ou: A Musa do Desarmamento que recebeu contribuição de campanha da Taurus!

A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) não passa de uma provocadora vulgar, uma criadora de casos, uma pequena usina de crises inúteis. Ela só não é mais perigosa porque a democracia QUE ELA NÃO AJUDOU A CONSTRUIR garante a saúde institucional do país. Seu proselitismo é de segunda categoria; sua ignorância jurídica chega a ser comovente; sua parcialidade é escandalosa; sua amoralidade no exercício do cargo expõe o governo ao ridículo.
Amoralidade? À frente de uma pasta chamada “Direitos Humanos”, tocadora de tuba da banda do revanchismo, ao se manifestar sobre Cuba, disse não ver razões para condenar a política de direitos humanos naquele país. Convidada a falar sobre o assunto, preferiu disparar besteiras sobre o embargo americano à ilha, como se este não fosse hoje uma bênção para Raúl Castro, o anão homicida que governa a parte daquela prisão que tem déficit de proteína — na outra parte, Guantánamo, os terroristas comem bem… O embargo é uma bênção para Raúl porque ele pode usá-lo como desculpa para o desastre econômico que assola o país.
Maria do Rosário finge ignorar que o resto do mundo negocia com Cuba — inclusive o Brasil. Não há uma só carência, um só sofrimento, uma só dificuldade que o povo da ilha enfrenta que decorram do embargo. O que vocês querem que eu diga? Se ela tivesse compromisso com a verdade, não seria petista. Só se é PT, reitero, por equívoco (ignorância) ou malandragem.
Maria do Rosário é a principal responsável por um vexame por que passam a presidente Dilma Rousseff e Celso Amorim. Foram as suas declarações estúpidas, juridicamente infundadas e politicamente desastradas, que geraram dois documentos redigidos por militares da reserva — um deles é um abaixo-assinado. Quando a presidente e seu ministro mandaram, CONTRA A LEI, punir os signatários, eram 98 os militares, 13 deles oficiais-generais. Agora, num manifesto com 2.443 assinaturas, nada menos de 1.362 são “milicos” (como eles gostam de dizer) — 117 oficiais-generais. A “ordem” de punição foi passada aos respectivos Comandos das Três Forças. Não será cumprida porque ninguém tem a obrigação de executar uma ordem ilegal. Na prática, obra de Maria do Rosário!
Como a ministra não está aí para promover paz, reconciliação, entendimento ou o que seja, manteve ligado o radar do besteirol e decidiu apontar mais uma. O Brasil tem mais de 500 mil presos — 498.500, segundo o Censo Penitenciário de 2010. Uma larga parcela — eu me arriscaria a dizer que a larga maioria — vive em condições subumanas. O partido que esta senhora representa prometeu ajudar os estados a vencer essa dificuldade, mas o plano, também este, nunca saiu do papel. As cadeias vivem uma rotina de horror. Sempre que petistas se manifestam sobre o assunto, dizem tolices: “O Brasil prende demais!” É mentira! Não prende, não! São Paulo, com 22% da população, tem quase 40% desse grupo. Isso certamente ajuda a explicar o fato de que a taxa de homicídios no Estado despencou 80% em pouco mais de 10 anos (25º entre os 27; a capital é a que menos mata no país). A relação é direta: estados que prendem mais são mais seguros. Os humanistas do pé quebrado detestam essa evidência. Mas não quero perder o foco. Volto ao ponto.
Se Dona Maria do Rosário quer investigar as condições dos “direitos humanos” nas prisões Brasil afora, não lhe faltará o que fazer. E vai encontrar o inferno. Mas ela quer deixar essa tarefa pra depois. De resto, pra que arrumar confusão com governadores aliados, não é? As piores prisões do país estão em estados administrados por governadores da “base de apoio”. Aí o radarzinho da criadora de casos apitou: “Diga que você quer fazer blitz em presídios militares. Demonstre que você é uma pessoa corajosa”. O projeto que tramita na Câmara, enviado pela preclara, inclui visitas-surpresa aos quartéis.
Em nota, claro!, a secretaria nega que o objetivo seja esse — assim como Maria do Rosário não é uma revanchista… Leiam trecho:
“Trata-se de um mecanismo abrangente, voltado ao enfrentamento da tortura. O objetivo que orientou a construção deste Projeto de Lei é enfrentar a violência em instituições como as delegacias de polícia, penitenciárias, instituições de longa permanência de idosos, hospitais psiquiátricos e instituições socioeducativas para adolescentes em conflitos com a lei, onde há o maior número de denúncias”.
A campanha do desarmamento e a arma
Maria do Rosário é mesmo um exemplo de retidão e coerência. Quando o governo lançou a sua ridícula campanha em favor do desarmamento, a ministra foi uma sua propagandista, a sua verdadeira musa. E saiu dizendo por aí que os mais de 50 mil homicídios no Brasil decorrem, entre outras coisas, da venda legal de armas, que caem nas mãos de bandidos. É mentira, obviamente.  Muito bem! Talvez ela não pensassem isso em 2008, quando se candidatou à Prefeitura de Porto Alegre e foi também musa da Taurus. A empresa, que fabrica armas, doou R$ 75 mil para a sua campanha, como se vê abaixo. Volto depois.
maria-do-rosario-taurus
Que se note: eu sou contra a proibição da venda de armas legais. A tese não passa de mistificação. E sou diferente de Maria do Rosário, claro! Eu NÃO PEGO dinheiro da Taurus, mas favorável à venda e compra de armas legais; Maria do Rosário pega, mas se diz contrária. É que Maria do Rosário é petista. Eu sou só corintiano.
Fala o que dá na telha
Esta senhora fala o que dá na telha sem compromisso com os fatos. No ano passado, denunciou o que seria uma onda de extermínio de lideranças camponesas no Pará, com cinco mortes. O tema ganhou os principais jornais do mundo. Dilma criou uma comissão de cinco ministérios só para cuidar do assunto. Nota: Dilma nunca criou uma comissão de cinco ministérios para tratar dos mais de 50 mil homicídios que há por ano no Brasil. Mas aqueles cinco a deixaram muito tocada. Poderiam ser, afinal de contas, companheiros! E faz tempo que eles acham que os mortos “deles” têm pedigree, ao contrário dos mortos dos outros, que são apenas vira-latas. Para os mais de 50 mil vira-latas, nada!
Pois bem… Não havia nem onda nem extermínio. Investigados os cinco casos, tratava-se de ajuste de contas pessoais — um dos mortos era um bandido foragido. Dois deles, um casal,  morreram em confronto com outro assentado, sendo que o marido já havia participado, indiretamente, do assassinato de um rival!
A esta senhora está confiada a pasta dos Direitos Humanos. O governo Dilma é fraco — se é popular ou não, pouco me importa. Exceção feita ao governo Collor, a verdade é que a governanta tem, dado o conjunto da obra, o pior ministério desde a redemocratização — e olhem que isso inclui o governo Sarney! Maria do Rosário é um emblema dessa ruindade.
Por Reinaldo Azevedo

Assessores de Aécio Neves no Senado recebem jetom em estatais mineiras

Por Fábio Fabrini, no Estadão Online:
Assessores do gabinete do senador Aécio Neves (PSDB-MG) estão engordando seus contracheques graças a cargos em estatais mineiras. Três servidores comissionados recebem, além do salário do Senado, remunerações por integrar conselhos de empresas do Estado, governado pelo tucano de 2003 a 2010 e agora sob o comando do aliado Antônio Anastasia (PSDB). Assim, turbinam os rendimentos em até 46%. Ninguém é obrigado a bater ponto no Senado e, nas estatais, são exigidos a ir a no máximo uma reunião por mês.
Nomeado assessor técnico de Aécio em fevereiro de 2011, o administrador Flávio José Barbosa de Alencastro recebe R$ 16.337. No Conselho de Administração da Companhia de Abastecimento de Minas (Copasa), ele tem direito a até R$ 5.852 por mês, totalizando R$ 22.190. (…) Alencastro foi eleito para o conselho em 15 de abril, menos de um mês após a nomeação no Senado.
Também assessora de Aécio, com salário de R$ 16.337, a jornalista Maria Heloísa Cardoso Neves recebe jetons de R$ 5 mil por mês da Companhia de Desenvolvimento Econômico de MG (Codemig) para participar, obrigatoriamente, de três reuniões anuais do Conselho de Administração. E, por vezes, de encontros extraordinários. Em 2011, foram três. Heloísa foi indicada em 2004, pelo então governador Aécio, e admitida pelo Senado em 2011. Ela diz que sua atribuição é, sobretudo, cuidar de estratégias de comunicação e projetos ligados à área.
(…)
Aécio informou, via assessoria, que não há vedação legal ou incompatibilidade entre as funções. Alegou que a acumulação indevida, prevista na Constituição, não se aplica a esses casos e que o STF, em medida cautelar, acolheu esse entendimento. Aécio disse que os funcionários cumprem carga horária regular no Senado.
Por Reinaldo Azevedo

PF: Demóstenes pediu dinheiro a Carlinhos Cachoeira

No Globo:
Gravações da Polícia Federal revelam que o senador Demóstenes Torres (GO), líder do DEM no Senado, pediu dinheiro e vazou informações de reuniões oficiais a Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar a exploração ilegal de jogos em Goiás. Relatório com as gravações e outros graves indícios foi enviado à Procuradoria Geral da República em 2009, mas o chefe da instituição, Roberto Gurgel, não tomou qualquer providência para esclarecer o caso. O documento aponta ainda ligações comprometedoras entre os deputados Carlos Leréia (PSDB-GO) e João Sandes Júnior (PP-GO) com Cachoeira.
O relatório, produzido três anos antes da deflagração da Operação Monte Carlo, escancara os vínculos entre Demóstenes e Cachoeira. Numa das gravações, feitas com autorização judicial, Demóstenes pede para Cachoeira “pagar uma despesa dele com táxi-aéreo no valor de R$ 3 mil”. Em outro trecho do relatório, elaborado com base nas gravações, os investigadores informam que o senador fez “confidências” a Cachoeira sobre reuniões reservadas que teve no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Parlamentar influente, Demóstenes costuma participar de importantes discussões, sobretudo aquelas relacionadas a assuntos de segurança pública.
O relatório revela ainda que desde 2009 Demóstenes usava um rádio Nextel (tipo de telefone) “habilitado nos Estados Unidos” para manter conversas secretas com Cachoeira. Segundo a polícia, os contatos entre os dois eram “frequentes”. A informação reapareceu nas investigações da Monte Carlo. Para autoridades que acompanham o caso de perto, esse é mais um indicativo de que as relações do senador com Cachoeira foram mantidas, mesmo depois da primeira investigação criminal sobre o assunto. O documento expõe também a proximidade entre Cachoeira e os deputados Leréia e Sandes Júnior.
Leréia também usava um Nextel para conversas secretas com Cachoeira. A polícia produziu o relatório com base em inquérito aberto em Anápolis para investigar a exploração de bingos e caça-níqueis na cidade e arredores. Como não pode investigar parlamentares sem autorização prévia do Supremo Tribunal Federal (STF), a PF enviou o material à Procuradoria Geral em 15 de setembro de 2009. O relatório foi recebido pela subprocuradora-geral Cláudia Sampaio Marques. Caberia ao procurador-geral, Roberto Gurgel, decidir se pediria ou não ao STF abertura de inquérito contra os parlamentares. Mas, desde então, nenhuma providência foi tomada.
No segundo semestre de 2010, a PF abriu inquérito para apurar exploração ilegal de jogos em Luziânia e se deparou com as mesmas irregularidades da investigação concluída há três anos. Procurado pelo GLOBO, Gurgel disse, por meio da assessoria de imprensa, que estava aguardando o resultado da Operação Monte Carlo para decidir o que fazer em relação aos parlamentares. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, confirmou o uso do Nextel por Demóstenes.
Segundo ele, o senador usou o telefone, mas não se lembra desde quando. O advogado não fez comentários sobre o suposto pedido de pagamento de despesas e o vazamento de informações oficiais.
Por Reinaldo Azevedo
REV VEJA

Senadores não querem interferir nas masmorras cubanas onde presos de consciência morrem de fome. Mas querem soltar os terroristas de Guantânamo.

Alguém ouviu falar de que esposas de presos políticos estejam sendo espancadas todos os domingos em Washington como ocorre com as Damas de Blanco em Havana? Alguém ouviu falar que presos políticos morram em greve de fome em presídios americanos como morrem nas masmorras cubanas? Alguém ouviu falar que os americanos estejam proibidos de sair do país pelos militares como acontece com os cubanos? Ontem a Comissão de Relações Exteriores do Senado do Brasil aprovou uma resolução pedindo que os Estados Unidos da América suspendam o embargo econômico contra Cuba, que fechem as portas de Guantânamo e que liberem cinco terroristas cubanos presos naquele país. E rejeitaram uma resolução que pedia que Cuba libertasse centenas de presos políticos e permitisse que os seus cidadãos pudessem entrar e sair livremente do seu próprio país. É compreensível que os senadores brasileiros tenham agido assim. Os Estados Unidos da América, por serem uma democracia, aceitam com naturalidade todas as críticas.Podem fazer resoluções à vontade, pois aquele é um país livre. Já Cuba, que é uma ditadura assassina e sanguinária, mantida em cima da diáspora de milhões de cubanos e de dinheiro a fundo perdido repassado pelo Brasil, poderia considerar tal pleito uma ofensa, como definiu Fernando Collor de Mello, senador alagoano e ex-presidente impichado, que preside a Comissão. Leia mais aqui.  
( Conforme está na notícia lincada, apenas três senadores aprovaram a moção referente à Cuba, enquanto outros dez votaram contra. Alguém que tenha acesso ao resultado, poderia fazer o favor de publicar na área de comentários o nome dos que derrotaram a resolução?) 
DO CELEAKS

Católicos voltam a distribuir panfleto anti-PT em ato contra aborto

“Dilma nomeia ministras abortistas”, diz bispo durante manifestação interrompida por feministas na capital paulista 

Bruna Carvalho, iG São Paulo | 22/03/2012 08:10


Feministas e católicos agitam seus cartazes a favor e contra o aborto
Quarta-feira, às 11h, na Catedral da Sé, em São Paulo. Cerca de cem manifestantes de 20 entidades católicas preparam um ato público. Distribuem camisetas brancas, nas quais se liam a frase: “Aborto Não”. Preparam a caixa de som e começam a erguer cartazes.
“Diga Sim à Vida”, “Queremos a CPI do Aborto”, “Em Memória das Vítimas do Aborto”, “Fora Assassina. Ministra Eleonora Menicucci”. Em poucos minutos, com microfones preparados, o ex-deputado federal pelo PTC Paes de Lira, que assumiu o cargo por ser suplente de Clodovil Hernandes mas foi derrotado em 2010, faz seu pronunciamento.
"Os jovens devem sacudir o espírito das pessoas mais velhas, que estão acomodadas, que estão acreditando nos benefícios puramente materiais proferidas, produzidas e prometidas por um governo que, na calada da noite, se prepara para estabelecer uma política de chacina de inocentes."
De shorts jeans e cabelos presos, uma mulher surge ao lado do ex-coronel da PM. Elisa Gargiulo, 32 anos, traz um cartaz diferente. Ela, que é vocalista de uma banda, Dominatrix, afirma que pertence ao movimento feminista. “Em memória das mulheres vítimas do aborto ilegal”, está escrito em seu cartaz.
Outros cinco unem-se a Elisa, com suas mensagens contrastando com aquelas proferidas pelos manifestantes iniciais, que rezavam um Pai Nosso e uma Ave-Maria no microfone. “Eu aborto, Tu abortas, Ela aborta. Todas somos clandestinas”.
A presença das feministas, ainda que em número reduzido, incomoda. Alguns dos manifestantes discutem com o grupo, que rebate. Um católico, que disse não pertencer a nenhum grupo específico e se apresentou apenas como Valter, se exalta. (Veja vídeo)
"É a nossa opinião e vocês têm que ficar quietas", e acusando-as de agressividade, afirma: "legal que vocês são as pacifistas, né? São os pacifistas, os ‘bicholas’ e também os guerrilheiros. Legal essa esquerda. Vocês são os pacifistas e também os terroristas."


Os manifestantes atrás dele vaiam. Ao lado das feministas, gritam “Vida sim, aborto não”. Após 30 minutos, ainda com cartazes a mostra, elas se afastam da aglomeração.



Foto: Reprodução Ampliar
Panfleto de 2010 voltou a circular na última quarta-feira
Folhetos de 2010
O ato católico segue. Entre os papéis distribuídos aos presentes, um folheto de 26 de agosto de 2010, que provocou controvérsia nas últimas eleições.
Assinado pelo Conselho Episcopal Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o “Apelo a todos os brasileiros e brasileiras”, relacionando o PT e a então candidata e atual presidenta Dilma Rousseff a práticas ligadas à legalização do aborto, recomenda “encarecidamente” que, “nas próximas eleições, (os brasileiros e brasileiras) deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalização do aborto”.
À época, considerados uma prática de crime eleitoral, os folhetos foram apreendidos pela Polícia Federal e a CNBB chegou a condenar o uso eleitoral da fé cristã. Segundo um parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi permitida a sua devolução à CNBB. Nesta quarta, eles voltaram a ser circulados. Somente na Praça da Sé, 100 mil foram distribuídos.
Procurada pelo iG, a CNBB afirmou que tinha conhecimento da manifestação, e que seu posicionamento quanto aos panfletos continua sendo o mesmo daquele divulgado em 2010 - o de condenar o uso eleitoral da fé cristã. No entanto, de acordo com sua assessoria, a Conferência atribui a responsabilidade ao Regional Sul I, acrescentando que não pode intervir em uma diocese, cuja palavra final é a do bispo.
Em outro documento oferecido às mãos dos transeuntes, assinado pelo bispo emérito de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini – cuja diocese encomendou os panfletos na época -, é prometida uma segunda rodada: “Outros documentos novos poderão ser redigidos, assinados por nós, para serem distribuídos. A morte não pode vencer a vida.”
“Elas não são católicas”
O bispo Bergonzini faria um segundo ato em seguida. Os manifestantes da Catedral da Sé seguiram para o Fórum João Mendes. Lá, ele, acompanhado de seu advogado, entregou uma ação de indenização por perdas e danos contra o grupo Católicas pelo Direito de Decidir.
Na ação, é pedido que a ONG retire o termo “católicas” de seu nome, e não se refira mais ao bispo. O valor da indenização pedida é de R$ 600 mil. “No entendimento de Dom Luiz, elas não são católicas. O argumento é que o procedimento (delas) é totalmente contra o que diz a Igreja Católica, o Código Canônico, o catecismo e a bíblia”, explica João Carlos Biagini, o advogado.
Soltando balões vermelhos, que representam “as almas das crianças abortadas”, os manifestantes recebem Dom Luiz, já fora do Fórum. “As atitudes que o nosso governo, nossa presidenta toma, (ela) está tirando a castanha com a mão do gato. Ela não fala abertamente. Mas nomeia ministras que são abortistas”, afirma o bispo.
O principal alvo do ato deste início de tarde foi a ministra da Secretaria de Direitos das Mulheres, Eleonora Menicucci, que nos anos 70 se colocava de forma favorável à descriminalização do aborto. Em entrevista recente, disse que sua opinião pessoal quanto ao tema não interessa e que o debate deve ser levado ao Congresso da República.
"A minha posição pessoal, a partir de hoje, não diz respeito, não interessa. A partir do momento em que eu aceitei o convite da presidenta, eu sou governo. Descriminalização do aborto é uma matéria que não diz respeito ao Executivo, diz respeito ao Legislativo".
O bispo, nesta quarta-feira, contra-ataca. “A questão do aborto não é discutível. Vão discutir se pode matar ou não? Não tem meio termo. Não tem meia vida. Ou mata ou não mata. Discutir se pode matar ou não? Não tem cabimento. Isso é um engodo, simplesmente para votar a questão e aprovarem a morte.”
Veja o vídeo
 2Fadstream_nx.cgi%2Fwww.tvig.com.br%2Fnoticias%2Fbrasil%40x83%3Fidm%3D8a49802635afd8f8013637a99edb11c7&profileName=sambaPlayer-embed.xml">


Balões vermelhos no ar – alguns presos em galhos de árvore -, o bispo, padres, militantes pela antiga TFP (Tradição, Família e Prosperidade) e manifestantes capitaneados pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB começam a se retirar do local. Pouco mais de cinco permanecem em frente ao fórum. São surpreendidos por uma transeunte, com cerca de 60 anos, que acusa os panfletos, datados de 2010, de terem favorecido José Serra na campanha eleitoral. Dois a seguem, mas ela vai embora. Não sem antes gritar: “Assassinos. Vocês são assassinos.”
DO IG-ULTIMO SEGUNDO

Seis governos estaduais admitem liberar bebida nos estádios na Copa

  22/03/2012 20h46
G1 consultou governos das 12 sedes do Mundial de 2014 no Brasil.

Lei da Copa pode deixar para governos dos estados decisão sobre o tema.

Ao menos 6 das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 (Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) admitem aceitar o compromisso do governo federal com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e liberar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014.
O QUE DIZEM OS GOVERNOS ESTADUAIS SOBRE ÁLCOOL EM ESTÁDIOS
Unidade da Federação Tem lei que proíba bebiba nos estádos? Vai liberar bebida em estádio na Copa?
AM NÃO Seguirá a orientação do governo federal pela liberação, se aprovada pelo Congresso.
BA NÃO Vai decidir depois de aprovada a Lei Geral da Copa
CE NÃOMas há orientação do MP-CE de vetar a venda. Deve aceitar a circulação de bebidas durante a Copa, segundo secretário.
DF NÃO Se dispõe a cumprir o acordo com a Fifa de liberar a venda de bebida.
MG NÃO
Mas termo de ajustamento de conduta proíbe venda nos estádios.
Não tem posição definida, mas defende consenso entre os estados-sede.
MT NÃO Não quer se manifestar por enquanto.
PE SIMLei estadual de 2009 proíbe a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. Defende consenso entre os estados-sede após aprovação da Lei da Copa.
PR NÃO
Vai adotar compromisso do governo federal com a Fifa, que libera a circulação de bebidas.
RJ SIMLei estadual proíbe venda de destilados e comercialização de qualquer tipo de bebida em latas e garrafas em estádios. Vai encaminhar à Assembleia estadual projeto  para permitir a venda de bebidas durante a Copa.
RN NÃO Não há decisão do governo sobre a questão.
RS SIMLei estadual proíbe a venda e o consumo nos estádios. Vai seguir a orientação do governo federal. Se necessário, encaminhará projeto para a Assembleia para reverter a lei estadual durante a Copa.
SP SIMLei estadual veda a comercialização e o consumo e veta vidro e latas nos estádios. Defende posição única dos governos estaduais.
Fontes: governos e assembleias estaduais
O G1 consultou os 12 governos sobre o assunto - dentre esses, quatro têm leis estaduais que proíbem a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e dois, embora sem lei específica, têm compromissos com o Ministério Público pelos quais a comercialização é vetada.
Em alguns casos, como o de São Paulo, a resposta expõe conflito com o governo federal. Em outros, como o Rio de Janeiro, o governador decidiu pela autorização. E há governos que dizem preferir aguardar a aprovação da Lei Geral da Copa no Congresso para depois tentar buscar uma posição única dos estados-sede sobre a questão (veja quadro ao lado).
A venda de bebidas é o principal ponto de divergência entre deputados e uma das razões pelas quais a Câmara ainda não conseguiu votar o texto da Lei Geral da Copa.
O texto do relator da lei, deputado Vicente Cândido (PT-SP), autorizava expressamente a venda de bebidas nos estádios durante o Mundial.
Mas líderes governistas decidiram, após acordo firmado nesta semana, votar o texto original enviado pelo Executivo ao Congresso, que não libera nem proíbe a venda - somente exclui artigo do Estatuto do Torcedor que veta o porte de álcool nas arenas.
Com isso, segundo interpretação do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a liberação das bebidas alcoólicas durante a Copa passará a ser dos estados - alguns têm legislação que proíbe a prática e outros não.
Nesta quinta (22), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse acreditar que a revogação do artigo do Estatuto do Torcedor já libera a bebida também nos estados porque, para ele, a legislação nacional se sobrepõe à estadual.
A liberação de álcool na Copa do Mundo é uma das exigências da Fifa para a realização do Mundial, já que uma cervejaria é uma das principais patrocinadoras da competição.
Veja abaixo o que disseram os governos estaduais sobre a liberação de bebidas na Copa.
Amazonas
A Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) informou que o governo do Amazonas vai seguir a decisão que for aprovada nacionalmente em relação à Lei Geral da Copa, inclusive com a possibilidade da liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios durante os jogos da Copa de 2014.
Arte Polêmica de bebidas na Lei Geral da Copa atualiza 21/03 (Foto: Editoria de Arte / G1)
Bahia
A Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia informou que o governo ainda não tem posição definitiva. Segundo o secretário de Comunicação do Governo, Robinson Almeida, o governador Jaques Wagner considera "equivocado que qualquer decisão sobre o assunto não seja única, que não valha para todo o Brasil". Não há lei estadual que proíba a circulação de bebidas nos estádios.
CearáO secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, afirmou que, se a Lei Geral da Copa for aprovada sem estabelecer limites para o álcool, o estado não vai recorrer e aceitará a venda de bebidas no interior do Castelão, estádio que receberá jogos da Copa em Fortaleza. Para o secretário, é uma "atitude estranha" repassar os estados a decisão de permitir ou não a venda de bebidas. "Eles não estão dizendo nem que sim nem que não. No Ceará, vai prevalecer o que a lei diz", afirmou. No Ceará, não há lei estadual específica, mas recomendação do Ministério Público do Estado, de 2010, que determina a interpretação do Estatuto do Torcedor como a proibição de bebidas alcoólicas.
Distrito FederalO Distrito Federal não tem legislação específica sobre a venda e consumo de bebida alcoólica em estádios de futebol. Na ausência de uma lei local, o governo distrital segue as normas estabelecidas pelo Estatuto do Torcedor, informou a Secretaria de Esporte. "Preliminarmente, o GDF se manifesta pela disposição em cumprir o acordo internacional firmado pelo país e pelo então presidente Lula, no qual o Brasil conquistou a vitoriosa candidatura para sediar o Mundial", informou o governo em nota.
Mato Grosso
A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa informou que o governo estadual não pretende se pronunciar sobre o assunto. No estado, não existe legislação que proíba ou autorize a venda do produto em estádios de futebol. A Federação Mato-grossense de Futebol segue, porém, as determinações do Estatuto do Torcedor em suas competições.
Minas Gerais
Em Minas, não há lei estadual específica que proíba a venda de bebidas alcoólicas em estádios. Mas termo de ajustamento de conduta (uma espécie de compromisso oficial, passível de punição em caso de descumprimento) assinado em março de 2007 pelo Ministério Público e a Federação Mineira de Futebol proíbe a comercialização em todo o estado de bebidas alcoólicas nos estádios. Por conta disso, o governo do estado informou que vai tomar a decisão de revogar ou não o termo em conjunto com outros governadores de estados em situação similar.
Paraná
O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, disse que o governo vai adotar os compromissos firmados entre o governo federal e a Fifa, que, entre outras determinações, assegura a venda e o consumo de bebidas nas arenas esportivas. Mas ele afirmou que aguardará a votação do projeto da Lei Geral da Copa para tomar medidas nesse sentido. No Paraná, não existe uma lei específica que proíba a venda de bebidas alcoólicas nos estádios.
Pernambuco
A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 no estado (Secopa) informou que o secretário, Ricardo Sá Leitão, vai esperar a decisão sobre a liberação ou não da venda de bebidas durante o Mundial para se pronunciar sobre o assunto. Para o secretário-executivo da Secopa, Gilberto Pimentel, a decisão sobre liberar bebidas na Copa deve ser tomada por acordo entre todas as sedes da Copa. Em Pernambuco, lei estadual de 2009 proíbe a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e ginásios esportivos durante a realização de eventos profissionais.
Rio Grande do Sul
A assessoria de imprensa do governo do Rio Grande do Sul informou que o governador Tarso Genro vai seguir a orientação do governo federal e, se necessário, encaminhará projeto para a Assembleia para reverter a lei estadual que proíbe bebidas em estádios. A legislação gaúcha proíbe, desde 2008, a comercialização e o consumo de álcool em arenas esportivas do estado.
Rio Grande do Norte
O governo do estado do Rio Grande do Norte só vai se posicionar oficialmente, segundo sua assessoria de imprensa, depois que a Lei Geral da Copa for aprovada integralmente no Congresso. Por enquanto não há qualquer tipo de decisão sobre o tema. No estado, não há lei específica, nem estadual nem municipal, que impeça o consumo de bebidas alcoólicas dentro de estádios.
Rio de Janeiro
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou ao G1 na última quarta-feira (21) que enviará à Assembleia Legislativa (Alerj) um projeto de lei para flexibilizar a proibição de consumo de bebidas alcoólicas dentro de estádios durante a Copa do Mundo de 2014. Por meio de sua assessoria de imprensa, ele disse que os governos estaduais têm a "obrigação" de adotar todos os compromissos assinados pelo governo federal para a realização dos jogos no Brasil.
São Paulo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que irá discutir com outros estados uma posição única sobre a questão. "Nós vamos aguardar a decisão do Congresso Nacional. Se o governo federal se omitir, os estados vão decidir. Eu vou trabalhar junto aos demais governadores para ter uma posição única", afirmou. A lei estadual 9470/96, de 27 de dezembro de 1996, proíbe "a venda, a distribuição ou utilização" de bebidas alcoólicas em todos os estádios e ginásios de esporte do estado de São Paulo.

ELLa declarou guerra. Vai perder.

A Véia decidiu abrir guerra com o legislativo.
Em situação normal, eu estaria berrando aqui.
Mas nesse caso, estou sinceramente adorando que eLLa proceda desta forma e continue, DETERMINADA, a destruir a relação republicana CONGRESSO x EXECUTIVO.
Quem sabe se mais na frente um tiquinho essa Veia intransigente e metida a durona, não leve um impeachment pela cara e, com isso, retire a petralhada do governo.
Para quem não sabe, isso faz parte sim da democracia.
Vamos lá gerentona, continue!
Não dá mole para essa cambada de PREDADORES, como classificou o líder da quadrilha.
AVANTE GUERRILHEIRA!
PSDB tenta anular regra que transferiu nomeações da ANTT para o Executivo
Decreto de Dilma transferiu para o Ministério dos Transportes a prerrogativa de nomear diretores

Rosa Costa, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), apresentou nesta quinta-feira, 22, um projeto de decreto legislativo para sustar e tornar nulo o decreto da presidente Dilma Rousseff que transferiu para o Ministério dos Transportes a prerrogativa de nomear diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A iniciativa se soma à decisão do PSDB e do DEM de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a nulidade do decreto da presidente.
Álvaro Dias informou, da tribuna, que o Diário Oficial desta quinta publica a nomeação de três diretores interinos da ANTT. "É uma afronta à Constituição", protestou, lembrando que o Senado tem entre as suas atribuições exclusivas a de sabatinar e decidir sobre a nomeação dos dirigentes da agência. "É evidente que esse fato demonstra que há ausência de planejamento e de previsibilidade no governo, que decide sempre no último momento, não antevê o fato", criticou.
O senador lembrou que no caso da ANTT há mandatos definidos e não há razão para escolher diretores provisórios. "A não ser que o governo não planeje, não tenha visão estratégica e não conheça as suas responsabilidades. Isso demonstra incompetência de gerenciamento", criticou. "São tantos os atos que revelam incompetência de gerenciamento do governo que nos assusta".
O líder pediu o apoio dos colegas para que o projeto tenha tramitação de urgência, para que não se arraste por vários meses, como ocorre com as propostas contrárias aos interesses do governo. Com apenas dois artigos, o decreto legislativo propõe sustar o decreto de Dilma, com base nos dispositivos constitucionais quanto às prerrogativas do Senado e prevê sua vigência na data da publicação.
Na justificativa, Dias lembra que o decreto da presidente determina que no período de vacância do cargo de diretor da ANTT, o ministro dos Transportes poderá designar servidor do quadro de pessoal efetivo da agência como interino até a posse do novo membro da diretoria. "Isso poderá se arrastar por ano e anos", contatou. "Ocorre que o decreto apresenta vício de constitucionalidade insanável, pois o ato entra em flagrante conflito com dispositivos da Constituição".
A iniciativa da presidente é atribuída ao fato dela ainda não ter se conformado com a rejeição, no plenário do Senado, da recondução de Guilherme Figueiredo para o cargo de diretor-geral da ANTT. No dia seguinte, em 8 de março, Dilma mandou retirar da Comissão de Infraestrutura da Casa (CI) o nome de Mário Rodrigues e Hederverton Andrade, indicados para diretorias da agência.
DO GENTE DECENTE