terça-feira, 5 de abril de 2011

Mensagens ao Reitor da Universidade de Coimbra


I - CARTA ABERTA AO PROF. JOÃO GABRIEL SILVA,
MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Na condição de professor universitário venho perante Vossa Excelência manifestar a minha perplexidade - e porque não dizê-lo-, indignação, diante da concessão do título de doutor honoris causa, pela instituição que ora Vossa Excelência representa, ao ex-Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Tomando como referência o significado que tem, para nós brasileiros, a Universidade de Coimbra, entendo que a iniciativa destoa aberta e completamente de toda a sua tradição. Aprendemos que as personalidades que lideraram o processo da Independência e que assumiram os destinos do novo país - a começar do Patriarca, José Bonifácio - formaram seu espírito na Universidade de Coimbra. Aplaudimos com entusiasmo a concessão daquele título a ilustres representantes da contemporânea cultura brasileira, a exemplo do saudoso Miguel Reale. Em eventuais excursões a Portugal, todo membro da comunidade acadêmica brasileira sente-se no dever de conhecer a instituição que consideramos parte integrante de nossa história.
A concessão do mencionado título contraria frontalmente toda a idéia que nós fizemos da Universidade de Coimbra pelo fato, sobejamente conhecido, de que o ex-Presidente sempre se vangloriou de não haver freqüentado qualquer curso. Insistentemente, perante a nossa juventude, buscou inculcar a noção de que o sucesso pessoal independe de qualquer esforço no sentido de aprimorar o conhecimento. E, sobretudo, por uma administração desastrosa em matéria educacional.
No plano estritamente político, notabilizou-se por institucionalizar a corrupção, alegando inclusive tratar-se de fenômeno arraigado, que não lhe competia combater.
Esteja certo de que, com esse passo temerário, de um só golpe, a Universidade de Coimbra deu-nos uma clara demonstração de não ter qualquer compromisso com o respeito à memória que seus antecessores souberam construir.
José Carlos Aleluia, é professor universitário, 
Membro da Comissão Executiva do Democratas e
 Presidente da Fundação Liberdade e Cidadania


II - Repasso abaixo para os meus correspondentes o comentário que enviei à Universidade de Coimbra a respeito do título concedido ao pilantra mor brasileiro.  Otacílio
"Senhor Reitor da Universidade de Coimbra:
Jamais em meus 67 anos de vida julguei possível testemunhar uma instituição do nível da Universidade de Coimbra jogar na cesta do lixo o seu prestígio internacional ao conceder o título de Doutor Honoris Causa a um semi-analfabeto, sobretudo levando-se em conta a justificativa de tal homenagem, ou seja, a luta pela erradicação da miséria. Não houve absolutamente luta contra a miséria, mas sim, a sua perpetuação através de um programa de compra de votos denominado Bolsa Família, cujo valor não excede R$ 120,00 mensais por família. Entender que este valor - que é pago com o dinheiro dos contribuintes brasileiros, portanto, uma esmola ao invés de um programa contra a miséria - seja justificativa para a concessão de tão alta honraria, é abrir mão do bom senso e da inteligência e utilizar o prestígio dessa nobre instituição para a promoção da mediocridade. 
Não houve, em verdade, nenhum combate à miséria no Brasil, porque o Brasil continua sendo um dos países mais miseráveis do mundo, rivalizando com aqueles da África que Portugal "colonizou". A miséria atual no Brasil não é diferente da existente em Moçambique e Angola como pode ser comprovado por qualquer pessoa que visite o país e se dê ao trabalho de subir os morros das milhares de favelas existentes em todas as suas grandes cidades, a começar pelo Rio de Janeiro, e a percorrer os sertões do nordeste onde 50% da sua população sobrevive como animais. Em verdade, o senhor Lula da Silva comprometeu o futuro do Brasil com sua péssima administração. O crescimento médio do PIB nos seus oito anos de governo foi de pouco mais de 4%, inferior a média da América Latina no mesmo período. E os serviços públicos essenciais, como educação, saúde e segurança pública são considerados como os piores do mundo. Em renda per capita o Brasil ocupou em 2010 a 71ª posição no ranking mundial e o país se situa entre os últimos avaliados pela ONU em IDH-Índice de Desenvolvimento Humano. 
O que justificaria, portanto, a concessão de tal honraria? A meu ver, talvez os bilhões de dólares que Portugal quer emprestado do Brasil, já que não quer se submeter às saudáveis normas de gestão pública exigidas pelo FMI para a concessão de empréstimos. 
Como brasileiro esclarecido, deploro, portanto, ver essa instituição lançar na sarjeta o seu passado glorioso e o seu prestígio com a concessão imerecida de tão importante título.
Otacílio M. Guimarães"
Recebido por correio eletrônico
COMENTO:  transcrevo dois textos relativos ao assunto. O primeiro, uma explicação feita pelo editor do blog Coturno Noturno: "Está explicado o verdadeiro motivo para homenagem feita ao"Doutor" Lula pela Universidade de Coimbra. 10% do alunado da prestigiosa universidade (apenas no Brasil) é composta por bolsistas brasileiros. Nem a Espanha, ali ao lado, manda tanto aluno para a UC. As bolsas são pagas pelo governo brasileiro. Ontem, 900 bolsistas brasileiros formaram uma barulhenta claque paga para aplaudir o doutoramento do iletrado. Juntos estes bolsistas recebem, por ano, da Capes, cerca de U$ 20 milhões para estudar lá fora. O quanto é pago para Coimbra não é conhecido, mas deve ser basicamente a mesma coisa. Quem não fala inglês, francês ou italiano, costuma buscar o canudo em dinossauros como Coimbra em Portugal, Lion na Espanha ou o Museo Argentino, no vizinho ao lado. O unico ônus é ter que, uma vez na vida e outra na morte, aplaudir um Lula virando doutor. Mas, como diria o poeta português Fernando Pessoa, tudo vale a pena, se a bolsa , ops!, se a alma não é pequena."
A segunda explicação foi feita por um leitor da Coluna do Claudio Humberto: "Progresso no Ensino - Caro CH, é notória a melhoria do ensino no nosso país. Alias reconhecimento até no exterior desta considerável melhoria. É um avanço para um país jovem em transformação. Não precisamos de estatísticas para avaliar a real melhoria da educação, basta um exemplo; a quem nós brasileiros julgávamos ser uma pessoa não estudada, em Portugal ela é considerada Doutor. Nunca imaginava que havia uma melhoria tão grande na qualidade de ensino. Parabéns aos brasileiros e aos demais países se esforcem para melhorar.... Wilson Miranda - Brasilia - DF"
 
DO BLOG MUJAHDIN  CUCARACHA

Folhetim de quinta categoria.

Acabou o capítulo de "Amor e Revolução", um folhetim de quinta categoria. Personagens caricatos, péssimos atores, produção de moda ridícula, cenários de novela mexicana. Se o briefing era recontar a história, o dramalhão não convence. Pelo que pagaram pelo Panamericano, deveriam exigir um pouco mais do Sílvio Santos. 

 

DO B. DO CEL

Bom exemplo

“Tenho convicção, conhecendo a presidente Dilma, de que ela não hesitará em adotar as medidas necessárias para coibir qualquer ato criminoso”.

Wellington Dias, senador do PT do Piauí, tranquilizando a oposição com a garantia de que Dilma Rousseff tratará qualquer companheiro delinquente com a mesma dureza mostrada no caso Erenice Guerra, única quadrilheira do mundo convidada para a festa de posse da melhor amiga na presidência da República.

AUGUSTO NUNES-REV.VEJA

Sponholz: Uma Nação desmoralizada!


Chiiii e voam mais penas!

Sururu no ninho da Tucanada.

Tá na coluna do Ilimar - O Globo 
Contra a intriga, Aécio vai à tribuna
Ilimar Franco, O Globo

Os aliados de José Serra no Congresso estão batendo no senador Aécio Neves (PSDB-MG). Disseminam entre os tucanos que ele não tem posições firmes na oposição e, por isso, desde que foi eleito, não assumiu o protagonismo no combate ao governo Dilma Rousseff. Isso seria prova, dizem esses tucanos serristas, de que Aécio não teria estofo para conduzi-los.
Para se contrapor a esse movimento, os aliados de Aécio sugeriram que ele fizesse um discurso contundente de oposição, para demonstrar que tem condições de assumir um papel de protagonismo na eleição. Esse é o Aécio Neves que fará discurso amanhã no Senado.

Pressionado, o PAC MAN mineiro vai para a ribalta.
Ele deve estar se remoendo em seu interior.
Esperemos o tão esperado discurso dos 100 dias.
Será a libertação nacional.
O Dia mais histórico de todos os dias estóricos.
O Brasil, enfim, despertará de sua madorna.

AVANTE PAC MAN!

PS.: Graças à inflação, o discurso dos 100 dias foi acrescido com a aceleração do IGPM e agora já são 104 dias.
PS_02.: EM BREVE SERÃO DOIS OS DEFUNTOS POLÍTICOS: DEM e PSDB, juntinhos na mesma cova.


DO BLOG COMUNIDADE GENTE DECENTE

Mexer no passado desta forma tendenciosa e canalha é cutucar cobra com vara curta

Esta novela, podem escrever, acabará sendo um tiro pela culatra, a Presidenta e os seus agregados sentirão isso. O SBT, está entrando em terreno minado como uma forma canalha de agradecer ao governo o rombo no banco Panamericano.

Mexer no passado desta forma tendenciosa e canalha é cutucar cobra com vara curta. É perigoso.

Texto Completo

No dia 31 de março de 1964, eu estudava no colégio estadual Rivadávia Corrêia, no Campo de Santana, próximo ao Ministério da Guerra. Terminava o meu ginásial. De um palanque próximo à Central do Brasil, pude ver de dentro do bonde Lins de Vasconcellos, o velho 75, que me levava e trazia todos os dias do Grajaú, onde morava, o derradeiro dia de João Goulart. Apesar dos meus quatorze anos vi que aquilo não acabaria bem...enfim, sou uma memória viva deste dia marcante.

Fui para a força aérea em 68, fiz parte do curso de engenharia na UFMG, no início dos anos setenta e, tres anos mais tarde, ingressei na PMES e fui fazer o curso na Academia de of iciais da PMERJ. Saí de casa aos quinze anos e não mais voltei."

Pude ver, nos ditos "anos de chumbo", tanto como civil -os anos de engenharia- e, até hoje como militar sem antolhos, tudo o que passou . Tivemos millitares que viam comunistas até num por de sol avermelhado?! Sim. Tivemos militares que debandaram para o lado errado?! Alguns. Mas a maioria, o grosso da tropa, deram a vida para mantermos este país, nosso país, só "NOSSO".
Conheço Cuba; de onde vieram nossos guerrilheiros, orientados por doutrinas trotiquistas, marxistas e outros istas mais. Pergunto:- onde anda o comunismo russo, a deletéria Cuba, sem o seu livre arbítrio?! Temos aí, a China, em que o capitalismo vai mudando sua história, pois foi o capitalismo, a única forma de gerir um país que surgiu expontaneamente, sem criadores de panacéias e utopias, surgiu da interação do homem com ele mesmo.

Não vou citar nomes desta caterva que está aí junto ao governo, posto que não vale apena, mas, nós, bem sabemos quem são: estão, nos mensalões, nas grandes empresas estatais, nos ministérios transvestidos de bons moços. A trinta anos atras, não tínhamos esta bandidagem extrapolando todos os níveis do tolerável, com ou sem colarinho branco. O brasileiro, mesmo com um ensino incipiente, tinha mais dignidade. Hoje, a falsa noção de prosperidade é vergonhosa, senão vejamos: todos têm celular, mas poucos tem dinheiro para inserir crédito; carro, é a coisas mais fácil de adquirir, mas, os iludidos, não têm dinheiro para a gasolina; casa própria financiada é engodo puro...quem viver verá. E por aí vai.
Enquanto nossos jovens ainda andam com camisas de CHE sem nem saber quem foi o tal, atraiçoado por Fidel, ao invés de ler nossa origem, nossos verdadeiros heróis!

Esta novela, podem escrever, acabará sendo um tiro pela culatra, a Presidenta e os seus agregados sentirão isso. O SBT, está entrando em terreno minado como uma forma canalha de agradecer ao governo o rombo no banco Panamericano.

Mexer no passado desta forma tendenciosa e canalha é cutucar cobra com vara curta. É perigoso.

Foi, com certeza, uma época dura para o Brasil, não tenho dúvidas; mas, só estão ,podendo governar e tudo o mais, posto que foram libertados das sua próprias e estúpidas amarras pelos militares patriotas.

Hoje, o procurador geral da república está recebendo da polícia federal uma denúncia contra o vice-presidente...isto faz-me lembrar uma fábula de Esopo, citada certa feita pelo grande brasileiro Coronel Jarbas Passarinho, em um dos seus artigos em uma revista de circulação nacional e olhem...bem depois dos anos ditos acima, é a sobre a "Cegonha e os Sapos"...leiam, amigos! Servirá de alerta! Tenho dito.
 
DO BLOG MOV.ORDEM VIG.CONTRA CORRUPÇÃO

EDITORIAL SUPIMPA!

Um golpe para Lula
05 de abril de 2011
O Estado de S.Paulo

A Polícia Federal (PF) levou nada menos de 6 anos para confirmar que o esquema petista de pagamentos ilícitos a políticos conhecido como mensalão, trazido à tona em 2005, não é a "farsa" de que fala cinicamente o ex-presidente Lula, mas um fato objetivo, documentado e que não comporta mais de uma interpretação. Assim não fosse, o Supremo Tribunal Federal (STF) não teria aceito praticamente na íntegra a denúncia do então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra os 40 membros da "organização criminosa" liderada pelo titular da Casa Civil, José Dirceu, e autora do maior escândalo de corrupção já identificado no País.
Dezenas de parlamentares de cinco partidos receberam no mínimo um total de R$ 55 milhões, ou para votar com o governo ou, no caso de deputados do PT, para abastecer seus cofres eleitorais. Neste último fim de semana, faltando menos de meio ano para prescrever talvez o principal delito de que são acusados os mensaleiros - o de formação de quadrilha, mencionado mais de 50 vezes na peça incriminatória acolhida pelo Supremo -, a revista Época revelou ter tido acesso às 332 páginas que formam o relatório final da PF, do qual transcreveu trechos contundentes. A investigação não deixa em pé nenhuma dúvida sobre a origem do dinheiro usado para comprar políticos venais e reforçar as finanças da companheirada.
Na esmagadora maioria dos casos, foram os contribuintes que pagaram indiretamente a lambança, mediante recursos transferidos da área pública para as empresas do publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do mensalão recompensado com opulentos contratos com setores da administração federal. O Fundo Visanet, do qual participa o Banco do Brasil, repassou R$ 68 milhões a Marcos Valério. As datas dos recebimentos tendiam a coincidir com as dos pagamentos que fazia aos políticos. O dinheiro saía das contas do publicitário no Banco do Brasil e passava pelo Banco Rural antes de chegar aos beneficiários. Não havia portas no governo Lula que não se abrissem para Valério, concluiu a PF.
A apuração, requerida pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo no STF, acrescenta aos acusados de envolvimento com o mensalão nomes como os do atual ministro do Desenvolvimento, o petista Fernando Pimentel, e do líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá, do PMDB. Mas, principalmente, trouxe Lula mais para perto do escândalo. Em agosto de 2006, este jornal já havia revelado que Freud Godoy, segurança do então candidato presidencial em 1998 e 2002, recebeu R$ 98,5 mil do valerioduto. Agora se sabe que Godoy disse aos federais que o dinheiro obtido de Marcos Valério se destinava a cobrir parte dos R$ 115 mil da conta que apresentara ao PT pelos serviços prestados na campanha lulista. Foi o partido que o encaminhou à agência de Valério.
Claro que Lula poderá alegar que não teve nada com isso, assoberbado que estaria com questões mais importantes do que o custo e a forma de pagamento do seu segurança (e amigo há 20 anos). Poderá também repetir, como disse quando rebentou o escândalo do mensalão, que "foi traído" - naturalmente, sem apontar os presumíveis traidores. Penitente, poderá mais uma vez afirmar que "devia desculpas" ao País. Mas a volta do mensalão ao noticiário, a partir de um documento da Polícia Federal que não apenas corrobora o que já era de conhecimento público, porém adiciona novos nomes e fatos, como a conexão Lula-Godoy-PT-Valério, é um golpe para a pretensão do ex-presidente de sair por aí desmoralizando a denúncia que marcou para sempre o seu governo.
O alvo do ex-presidente é o Supremo. Contando com a erosão da memória nacional, ele decerto há de ter calculado que a passagem do tempo e a pressão implícita na sua anunciada campanha acabariam pesando na decisão da Corte sobre o destino dos 38 réus remanescentes no processo. A sentença está prevista para 2012. Paradoxalmente, dependendo do que a Justiça fizer com o tardio relatório da PF, os acusados poderão ensaiar novas manobras para protelar o que, pelas evidências recolhidas, só poderia conduzir a uma condenação exemplar.

DO BLOG COMUNIDADE GENTE DECENTE

"Amor e Revolução" conforme a ótica da canalha...




Campanha publicitária de "Amor e Revolução" ganha páginas de jornais e revistas. Todos contribuindo com a mentira.

Publicado originalmente no site do SBT. O ex-dono do banco Panamericano, Silvio Santos, saiu-se muitíssimo bem na negociação com banco do governo, sem um tostão de prejuízo, era só sorrisos do espertalhão. Seu canal de TV (SBT) vai contar ao Brasil a história mentirosa. Tudo por dinheiro, é claro! Os terroristas viram mocinhos e os militares a escória humana.

O SBT está veiculando nos principais jornais e revistas do país anúncios de Amor e Revolução, nova novela da emissora que estreia nesta terça, 5 de abril. A trama é a primeira brasileira a retratar a época da Ditadura Militar, conforme a ótica dos comunistas. E hoje à noite, para surpresa de todos nós , no Nacional Clube, será feita a festa de lançamento da novela, e será transmitida ao vivo. 

O Nacional Clube, pode-se dizer, é um clube "militar"administrado por civis.  O SBT alinhado com o governo de ex-terroristas, resolveu contar a história do Brasil do jeito deles. Que tal, você ver de novo o vídeo o Gabeira? Aqui

As peças criadas pela agência Publicis Brasil fazem menção justamente a esta importante época da história do Brasil, além de ressaltar o lado romântico e dramático da história escrita por Tiago Santiago. Que NOJO! Se você tiver o mínimo de memória, sensatez, e uma boa dose de civismo, envie mensagem de repúdio a toda essa canalha que gosta mesmo da MENTIRA! Movcc/Gabriela

Envie manifestação de repúdio contra a mentira nos seguintes endereços: 
o site da adesg (mantém o clube) é:
o mail:
adesgsp@adesgsp.org.br

a localização do Nacional Clube
e:mail
atendimento@nacionalclub.com.br
 
e-mail: forodobrasil02@gmail.com 
 
BOLG MOV.ORDEM VIG.CONTRA CORRUPÇÃO

30 dias para Lulinhas devolverem passaportes irregulares



Finalmente alguém tomou alguma providência: o Ministério Público Federal do Distrito Federal considerou irregulares os passaportes diplomáticos concedidos a sete parentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Deu um prazo de 30 dias para os passaportes serem recolhidos ao Ministério das Relações Exteriores, sob pena de responderem uma ação judicial

Fotomontagem Toinho de Passira


Os irregulares passaportes diplomáticos concedidos aos filhos e netos de Lula, por determinação do então Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, atendendo solicitação direta ex-presidente, terão que ser devolvidos ou recolhidos pelo Itamarati, sob o risco da Procuradoria Federal do Distrito Federal entrar com uma ação judicial, para ver a irregularidade sanada.

No período de 2006 a 2010, 328 passaportes diplomáticos foram concedidos sob a alegação de "interesse do país", iguais e sob a mesma motivação que os concedidos aos filhotes e netos de Lula.

Depois de examinar toda a lista, o Ministério Público, concluiu que apenas os passaportes dados aos parentes de Lula estão irregulares e exigiu sua devolução.

Tudo começou quando fontes do Itamaraty vazaram para a Folha de São Paulo que o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, havia fornecido dois passaportes diplomáticos aos dois filhos mais velhos de Lula, no dia 29 de dezembro de 2010, a 2 dias para encerramento do mandato do ex-presidente. Um gesto típico de quem quer continuar obtendo privilégios ilegais, até o último minuto, no apagar das luzes.

Legalmente para obter o benefício, o presidente Lula deveria está no exercício do cargo e os filhos precisariam ser menores de 21 anos ou portadores de deficiência física ou mental.

Física e mentalmente os dois parecem serem absolutamente sãos. Quanto ao fator idade também não se enquadram pois os beneficiados, Luís Cláudio tem 25 e Marcos Cláudio, 39 anos.

Depois da primeira denúncia se descobriu que anteriormente a farra havia sido estendida a toda família real dos Silva de Caetés.

Regularmente o passaporte diplomático é concedido apenas a funcionários em missão diplomática, representando o país no exterior. As exceções para familiares do presidente, em exercício, servem para facilitar os trâmites da migração, quando esses descendentes acompanham o mandatário em suas viagens oficiais.

A desculpa apresentada pelo Itamaraty é uma daquelas emendas que piora o soneto: Disseram que os Silva beneficiados já tinham o passaporte especial e tratava-se apenas de uma renovação. Ou seja, confirmaram que a ilegalidade vinha de longe e criaram o direito adquirido do trambique.

Na decisão de conceder os passaportes, segundo a Folha de São Paulo, o despacho de Celso Amorim determina que a expedição dos passaportes seja feitas "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país" (?).

Se o Ministério Público ficar satisfeito em apenas conseguir que o beneficio seja cancelado, vai sair muito barato tanto para Celso Amorim, quanto para Lula, que deveriam ser processados por abuso de poder.

Procurado pela Folha de São Paulo, Lula através da assessoria, como se não tivesse nada a ver com isso, nem satisfação a dar ao povo brasileiro, disse que não ia falar sobre o assunto.

Fotos : Arquivos “thepassiranews”
SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? - Luís Cláudio, Marcos Cláudio Lula da Silva e Lurian Cordeiro da Silva, filhos de Lula, alguns dos que ganharam, por baixo dos panos, o passaporte diplomático brasileiro.

Agora vão ser revistados e entrar nas filas dos aeroportos como todo mundo.

Será?
DO BLOG RESISTENCIA DEMOCRATICA

Passaportes dos filhos de Lula, que eram imorais, agora também são ilegais.

O Ministério Público do Distrito Federal considerou irregulares os passaportes diplomáticos concedidos a quatro filhos e três netos do ex-presidente Lula, segundo matéria da Folha de São Paulo. Em ofício encaminhado ao Itamaraty, assinado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o órgão disse que pedirá à Justiça a anulação dos documentos se eles não forem devolvidos em 30 dias. O Ministério Público analisou a concessão de 328 passaportes diplomáticos em caráter excepcional e por "interesse do país" de 2006 a 2010.


Apenas os documentos dos familiares de Lula foram considerados ilegais, porque não apresentam justificativas pertinentes, segundo o Ministério Público. Entres os parentes que receberam os superpassaportes estão os filhos de Lula: Marcos Cláudio, Luís Cláudio, Fábio Luís e Sandro Luís. A assessoria de Lula disse que ele está em viagem e que não foi comunicado do pedido do Ministério Público. A reportagem não localizou os filhos do ex-presidente. O Itamaraty afirmou que não vai comentar a solicitação do procurador e que irá responder no prazo estipulado as informações.

Michel Temer investigado por corrupção.

O vice-presidente Michel Temer é investigado em inquérito no Supremo Tribunal Federal sob a suspeita de participar de um esquema de cobrança de propina de empresas detentoras de contratos no porto de Santos (SP), segundo matéria da Folha de São Paulo.  O caso chegou ao Supremo em 28 de fevereiro e na semana passada seguiu para a apreciação da .  A Procuradoria da República em Santos pediu que o caso fosse remetido ao tribunal em 15 de setembro, durante a campanha eleitoral. Presidente nacional do PMDB, Temer já havia sido escolhido para formar chapa com Dilma Rousseff (PT). No texto enviado ao STF, a procuradora Juliana Mendes Daun diz que "Temer figura efetivamente como investigado neste apuratório". O vice-presidente nega ter recebido suborno e critica o trabalho da polícia e da procuradora. Em 2002, o então procurador-geral da República Geraldo Brindeiro determinou o arquivamento de um processo administrativo preliminar sobre o caso.

A polícia reuniu indícios de que empresas distribuíram propinas para vencer concorrências para exploração de áreas do porto de Santos, administrado pela Codesp (Companhia de Docas do Estado de São Paulo).O órgão, hoje comandado pelo PSB, era área de influência política do PMDB e de Temer, então deputado federal. Foi o partido que indicou o presidente da Codesp entre 1995 e 1998, Marcelo de Azeredo, o primeiro alvo das investigações da polícia. Em 2000, a ex-mulher de Azeredo, Érika Santos, entrou com processo de dissolução de união estável na Vara da Família em Santos.

Nesse processo, ela juntou planilhas e documentos que indicavam, segundo o inquérito, o repasse de propinas que teriam sido pagas por duas empresas, Libra Terminais S/A e Rodrimar S/A. O dinheiro, segundo as planilhas, foi entregue a Azeredo, a uma pessoa chamada apenas de "Lima" e a alguém identificado nos papéis como "MT". A PF e a Procuradoria dizem que "MT" é Temer. Documento reproduzido pela procuradora Daun indica que eles receberam indevidamente R$ 1,28 milhão, o equivalente a 7,5% do contrato da Libra para exploração de dois terminais do porto. Segundo a polícia, Temer ficou com metade do valor.
DO COTURNO NOTURNO

20.000 produtores rurais tomam Brasília.

Um evento com uma só bandeira: a imensa bandeira do Brasil que paira sobre 20.000 produtores rurais que estão em Brasília para exigir a imediata votação do Código Florestal. Aldo Rebelo (PCdoB-SB) foi ovacionado pelos produtores de todos os estados, ao lado da senadora Kátia Abreu(ex-DEM).Um belo espetáculo democrático, com o Brasil acima de tudo.

DO B. DO CEL